12º SHIMANO FEST – COM MAIS GENTE E MAIOR VOLUME DE NEGÓCIOS

Após 4 dias, o Shimano Fest mais uma vez comprovou que a bicicleta está no coração das pessoas, e mesmo com boa parte do evento sob muito frio, o público cresceu 20% em relação a última edição presencial e o volume de negócios foi de R$ 45 milhões, 30 % a mais. Evento marcou o reencontro do mundo dos negócios da bicicleta, trazendo novidades, música, cultura, ações sociais e gente do mundo das bicicletas no Memorial da América Latina

BMX Freestyle e rock com a banda cover do Gun’s N’Roses – foto: Cesar Delong / Shimano Fest

O Memorial da América Latina voltou a abrir suas portas para um evento que cresce a cada edição, a última presencial foi em 2019, e mais uma vez o recorde de visitantes foi superado, neste ano foram 48,8 mil pessoas, um crescimento de 20%. O crescimento também se deu no número de profissionais cadastrados, mais de 7.200 e de jornalistas credenciados, 200 dos mais variados veículos de comunicação.

Na área de exposições mais de 230 marcas nacionais e internacionais em uma área que aumentou de 2.293 m² para 3.700m²,  um crescimento de 60%. Esse aumento também foi notado no volume de negócios com um movimento de R$ 45 milhões, incremento de 30% se comparado ao evento presencial anterior.

Entre as muitas bicicletas expostas foi possível constatar que muitas marcas que até então participavam do mercado com modelos mais populares estão buscando cada vez mais diversificar suas linhas de bicicletas, cada vez mais diversificando a opção de quadros, montagem de componentes, e-bikes  e buscando apresentar modelos em fibra de carbono full-suspension, mesmo que seja como ação de marketing para o evento, já é um claro sinal de que é preciso atrair o público, apresentar a marca e mostrar que ela está conectada com as tendências.   Outro setor que mostrou crescimento, com boa diversidade de marcas é o de confecções com opções para todos os gostos e bolsos.  

Jaime de la Rica, diretor geral da Shimano Latin America, comemora o sucesso da retomada do Shimano Fest ao modelo presencial após três anos. “Realmente a Shimano transformou São Paulo na capital latino-americana da bike nesses quatro dias. O aumento no número de visitantes e volume de negócios atesta que estamos no caminho certo“, ressalta.

Homenageados do dia Ravelli, Renata Falzoni, o mecânico Baianio e Fabio Takayanagi da Shimano – foto: Cesar Delong / Shimano Fest

Neste ano o evento, no Dia Nacional do Ciclista – 19/8 , também serviu para homenagear três pessoas de grande importância no meio. O mecânico José Wellington, de 78, figura carismática que no meio é mais conhecido por Baiano, o campeoníssimo Márcio Ravelli, 13 vezes campeão brasileiro de MTB, com  duas medalhas em Pan-Americanos e uma no mundial máster e atualmente organizador de eventos e construtor de pistas e a  jornalista, fotógrafa e cicloativista Renata Falzoni que desde meados dos anos 80 se mantém ativa no trabalho de valorização do uso da bicicleta.

Nem mesmo uma onda de frio com temperaturas médias na casa dos 9°C graus, na sexta-feira e no sábado, espantou operadores do setor e o público. O sol marcou presença no último dia, domingo 21/08, que começou logo cedo no Parque do Ibirapuera com a concentração de 6 mil ciclistas que participaram do 3º Passeio Ciclístico Shimano Fest – Santuu que percorre 10 km até o Memorial da América Latina.

Mantendo a tradição de Festival, no sábado e no domingo várias bandas e músicos se revezaram no palco principal do evento. Na parte esportiva exibições de BMX Freestyle e a tradicional disputa do Short Track.

Guilherme Muller, vencedor do Short Track – Cesar Delong / Shimano Fest

Na principal prova o MTB Short Track by POWERADE, que distribuiu R$ 13 mil para  categoria Elite masculina e feminina, a vitória entre os homens ficou com o atual campeão brasileiro de MTB Maratona e vice de XCO- Guilherme Muller, que mostrou superioridade ao forçar o ritmo e abrir 24 segundos de vantagem sobre Mário Couto Santos, vencendo a prova em 24m09s. A terceira posição ficou com Pedro Bertallo com 24m51s.

Na disputa feminina, a atual campeã paulista de XCC e XCO,  Stefanye Lindolfo confirmou o bom momento e se destacou das demais competidoras, vencendo a competição com 22m13s, chegando à 34s à frente de Sabrina Oliveira da Silva e com 59s de vantagem sobre a terceira colocada Patrícia Loureiro.

Stefanye Lindolfo, vencedora Short Track – foto: Ney Evangelista / Shimano Fest

Outra competição do programa de eventos foi o Desafio Mecânico, voltado ao melhor mecânico da rede Shimano Service Center, onde o estreante na disputa, Stefano Andrade Bezerra, de Itabirito, Minas Gerais, levou o título da edição 2022. A segunda colocação ficou com Gladston Vinícius e Ianatã Veiga da Silva, em terceiro.

Stefano venceu o Desafio Mecânico – foto: Cesar Delong / Shimano Fest

Grandes marcas nacionais buscaram cativar o público com atrações em seus standes, a Oggi, por exemplo, montou um equipamento de fotos 360 graus, túnel de vento para pedalar em uma estradeira e a presença de um robô gigante.

A Caloi levou Teyde Deguchi do Shibuya Garage especialista em customização de motos e que fez uma pintura exclusiva na nova versão da Mobilete.  Já a S2 Indústria da Bicicleta com suas marcas Sense e Swift aproveitou a Galeria Marta Traba de Arte Latino-Americana, dentro do Memorial para apresentar a linha de estradeiras, gravel e triatlo da Swift em uma ambientação compondo toda a linha com um belo ensaio fotográfico unindo bicicleta e arte.

A força do pedal para preparar a vitamina de frutas, no espaço Test-Ride – foto: ZDL

Além da possibilidade de pedalar bicicletas de marcas presentes ao evento no Test-Ride by Porto, a patrocinadora do espaço também criou uma atividade divertida, onde o ciclista pedalava uma bicicleta estacionária que movimentava um liquidificador e nele era possível preparar uma ‘vitamina de frutas’.

O evento vem a cada edição buscando uma maior participação em ações solidárias e de inclusão como o Espaço Black, que recebeu empreendedores da bicicleta que representam minorias, o Pedalar, empreendimento de Queimados, região periférica do Rio de Janeiro que  conseguiu doações de peças para montar um de seus quadros de bicleta feitos de bambu.

“Além do enorme volume de público e números altamente positivos nos negócios, há outro fator igualmente importante a ser festejado no Shimano Fest. Nossa filosofia de trabalho para a edição 2022 foi chamar a atenção e envolver o nosso segmento em iniciativas voltadas à preservação do planeta. A bicicleta é um veículo sustentável e é nossa missão levantar a bandeira pelo meio ambiente. Promovemos palestras e espaços para discussão sobre o tema como parte da nossa colaboração para um futuro melhor. E já vamos começar a trabalhar para a edição 2023, que também será em agosto”, destaca Rogério Tancredi, gerente comercial e de marketing da Shimano Latin America.

Público lotou a área de Exposição – foto: Cesar Delong / Shimano Fest

O auditório Protect our Playground e o Palco Diversidade teve  intensa programação de palestras, com diferentes profissionais e entidades, como a consultora ambiental Mariana Mennato, fundadora do Projeto Seu Lixo Meu, UCB (União de Ciclistas do Brasil), Aliança Bike, Médicos sem Fronteiras, Legado das Águas, Pedala Manaus e organizadores de eventos como a Volta de Góias e Tour do Rio de Janeiro.

A Anderson Cycle Roots fez a doação de uma Caloicross Extralight Edição Limitada para a AASF (Associação Assistência Sem Fronteiras), que cuida das pessoas em situação de rua da Zona Sul de São Paulo, a bicicleta foi leiloada durante Festival.

Novidades foram um atrativo para os visitantes – foto: Cesar Delong / Shimano Fest

Além disso, muitos visitantes atenderam ao pedido da Shimano e levando como doação 1kg de alimento e no total foram arrecadadas quatro toneladas, destinadas a entidades assistências, como o orfanato Lar Nossa Senhora Aparecida.

Em conjunto às ações programadas – que incluiu pedal para pessoas com deficiência, inclusive no aspecto autista – a equipe da Shimano se movimentou também para auxiliar José Luís Batista. O ciclista fez do Shimano Fest parte de sua jornada rumo a todos os países da América do Sul. Ele chegou ao Memorial da América Latina no dia 12, quando o evento ainda estava na fase de montagem, acompanhado de seu cachorro, chamado Caramelo. Pediu para montar sua barraca para ter onde dormir com segurança e foi acolhido. Ganhando hospedagem e apoio da OGGI, patrocinadora máster do evento, que doou uma bicicleta para que Batista possa seguir viagem, mas sozinho pois o cão Caramelo acabou adotado pela cicloativista Renata Falzoni. “Só tenho a agradecer todo apoio do pessoal da Shimano. Jamais sonharia com tudo isso”, comentou ele, que afirma ainda precisar de ajuda para renovar o equipamento, de tênis a barraca de camping quem quiser ajuda-lo pode contatá-lo pelo @pedalamericadosul_oficial.

O presidente da Shimano Latin America, Fabio Takayanagi – que veio especialmente do Japão já  confirmou a realização da 13° edição, em 2023, prevista para agosto,  “O Shimano Fest foi criado em 2010 e, nesse formato, só é realizado no Brasil. Trata-se de uma ação muito importante para a empresa e é muito bom comprovar o crescimento significativo desse evento”.

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