PANAMERICANO DE PISTA – AS CANADENSES DOMINAM O 4º DIA

O quarto dia de competições do Campeonato Panamericano de Pista foi dominado pelas ciclistas canadenses que ganharam a Prova por Pontos e a Velocidade. No masculino os colombianos conquistam seu quinto ouro

Stephanie Roorda medalhista de ouro na prova por pontos Foto: Dennis Grombkowski/Getty Images

Stephanie Roorda medalhista de ouro na prova por pontos
Foto: Dennis Grombkowski/Getty Images

O sábado foi das ciclistas canadenses que dominaram a prova por pontos e a velocidade, o país que tem um forte ciclismo feminino,  levou para o velódromo Peñalolén uma equipe experiente; a busca por pontos para a classificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro fez deste Campeonato Panamericano de Pista uma competição de um nível muito bom com encontros de adversárias que poderiam acontecer em provas de Campeonato Mundial.

A Prova por Pontos teve como vencedora a profissional canadense Stephanie Roorda que tem em seu currículo a medalha de bronze na perseguição por equipes no Mundial deste ano,  o ouro na mesma modalidade nos Jogos Panamericanos de 2011 . Roorda , de 28 anos, foi a mais consistente ao superar a medalhista de bronze no último Mundial,  a estadunidense Kim Geits.  O bronze ficou com a cubana Arlenis Sierra.

O colombiano Juan Esteban Arango, campeão Panamericano do Omnium

O colombiano Juan Esteban Arango, campeão Panamericano do Omnium

A disputa do Omnium apresentava muitos ciclistas com chance de subir ao pódio, apesar da liderança do colombiano Juan Esteban Arango com 110 pontos, após o primeiro dia do programa desta especialidade e deste ter em seu palmarés a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de 2011 e nos CentroAmericanos de 2010. Para as disputas do Km, Volta Lançada e Prova por Pontos chegavam embolados com 98 pontos o brasileiro Gideoni Monteiro, o estadunidense Bobby Lea e o méxicano Ignácio Prado.

No Km, o chileno Cristopher Manzilla obteve o melhor  tempo, mas o líder Arango manteve a consistência com o 2º tempo e o canadense Roy Pelletier o 3º.  Gideoni Monteiro fez o 8º tempo. Na volta lançada, empurrado pela torcida local, mais um ótimo tempo de Manzilla, seguido pelo representante dos Estados Unidos, Bobby Lea e pelo colombiano Arango que buscava não ceder pontos em cada uma das etapas da Omnium. Nesta prova de velocidade Gideoni fez o 7º tempo.

Os ciclistas entraram na Prova por Pontos sob muita pressão e com uma marcação cerrada, pois ninguém queria ceder vantagem ao adversário. O líder Arango foi duramente atacado durante toda a corrida pelo mexicano Prado e pelo venezuelano Briceño que foram em busca e pontos e voltas para reduzir a vantagem. Quem também fez ótima prova foi Varum Maharajh de Trinidad e Tobago.

Ao final de 40 km o colombiano de 28 anos que havia conquistou mais um ouro nesta especialidade  ao totalizar 223 pontos.  A segunda posição ficou com o ciclista que mais deu combate na Proca por Pontos, o  mexicano Ignácio Prado e o bronze para o canadense Roy-Remi Pelletier. O representante da seleção brasileira, Gideoni Monteiro, terminou com a 8ª colocação, totalizando 169 pontos, sem conseguir repetir o desempenho de dois meses atrás quando obteve o bronze nos Jogos de Toronto.

A velocista canadense Monique Sullivan confirma mais um título nos 200m

  A velocista canadense Monique Sullivan confirma mais um título nos 200m                          foto:Cameron Spencer/GettyImages 

A última disputa de medalhas do sábado foi a da Velocidade, os 200 metros para mulheres. Prova aonde a especialista canadense Monique Sullivan, com 3 medalhas de ouro nos Jogos de Toronto (Keirin, Velocidade por Equipes, Velocidade 200m) não teve adversárias superando nos dois matches  a colombiana Juliana Gaviria. A irmã do velocista colombiano Fernando Gaviria, tem 23 anos e obteve no Chile a  sua primeira medalha pan-americana na Velocidade Individual. Na disputa pelo terceiro lugar, a  canadense Kate O’Brian perdeu por 2 a 0 para a cubana  Lisandra Guerra que ficou com o bronze.

No domingo acontece o encerramento com as finais do Omnium e Keirin feminino e as Velocidade e Madison.

Prova por Pontos

1- Stephanie Roorda/Canadá – 43 pontos

2- Kim Geist/Estados Unidos – 38 pontos

3- Arlenis Sierra/Cuba  – 35 pontos

Omnium

1 – Juan Esteban Arango/Colombia – 223 pontos
2-  Ignácio Prado/Mexico – 213 pontos

3- Roy Pelletier/Canadá – 191

Velocidade (200 mts)  Feminina

1- Monique Sullivan/Canadá – 11s698 – vel média 61.549 km/h

2- Juliana Gaviria/Colombia

3- Lisandra Guerra/Cuba  – 11s967 – vel média 60.165 km/h

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.