UCI MTB WORLD CUP XCC #2 – REBECCA McCONNELL EM ALTA E O RETORNO DE SAMUEL GAZE AO TOPO DO PÓDIO

Segunda etapa da Copa do Mundo em Albstadt na Alemanha, começou na sexta-feira (6/5) com as disputas das provas de XCC – em circuito curto. No traçado de 1,2 km Rebecca McConnell e Samuel Gaze foram os vencedores, Avancini ficou em 5º em uma prova disputada até os últimos metros

Nino Schurter e Avancini disputam a primeira posição nos ‘roller’s’ do circuito curto de Albstatd – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A australiana Rebecca MacConnel dá mais uma demonstração que começou a temporada com muita força, e após sua vitória no XCO de Petrópolis, vence o cross county em circuito curto – short track – em Albstatd, na Alemanha, local da segunda etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike XC.

O pelotão começou rodando compacto e manteve-se assim nas três voltas após a largada, onde todas rodavam enfileiradas e com algumas trocas de posições na liderança.

McConnel pedala à frente da suíça Alessandra Keller – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A atual líder do ranking da UCI do XCC, a francesa Pauline Ferrand-Prévot vencedora da prova no Brasil, foi obrigada a largar no fundo do pelotão, isto  porquê não disputou a prova do XCO e os resultados das duas modalidades são levados em conta para a formação do grid. Além desse inconveniente, ela também teve problemas com um dos pés escapando do pedal, logo na largada, mas isso não impediu que ela fizesse uma corrida de recuperação saindo da 27ª posição após a primeira volta, subindo para a 11ª posição junto ao grupo ponteiro e acelerando o ritmo, a partir daí ela começou a se posicionar na disputa pela dianteira do pelotão.

McConnel soma 2 vitórias na atual temporada XCO no Brasil e agora o XCC em Albstadt

Na 4ª volta Alessandra Keller forçou o ritmo e depois foi a vez de Rebecca McConnell, os dois ataques foram suficientes para espalhar ainda mais o grupo.

A tensão aumentou na 6ª volta quando um grupo formado por Jenny Rissveds, Jolanda Neff, Evie Richards. Pauline Ferrand-Prévot, Kate Courtney e a húngara de apenas 20 anos, Kata Blanka Vas levantou o ritmo de pedaladas e ataques que buscavam um melhor posicionamento.

Na última volta Rebecca McConnell tomou a dianteira com Pauline Ferrand-Prévot na roda, a australiana aumentou o ritmo de pedaladas e despachou o grupo, onde só a francesa conseguiu acompanha-la com a corrida transformando-se praticamente em um duelo.

Na força, McConnell se impôs diante de Pauline Ferrand-Prévot – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A australiana conseguiu manter a frente até cruzar a linha de chegada e assegurar a primeira posição, seguida por Pauline e Jenny Risveds.

A prova teve uma baixa importante na última volta, a francesa Loana Lecomte caiu na área de abastecimento após a segunda volta e foi obrigada a abandonar a disputa, ainda não se sabe se a queda comprometerá sua participação na prova de cross country olímpico XCO – no domingo.

XCC MASCULINA TEM O RESSURGIMENTO DE SAMUEL GAZE APÓS CIRURGIA NO JOELHO

A prova masculina começou com Pierre de Froidmont e Sebastian Fini, a dupla da KMC-Orbea tomando a frente da corrida desde a largada, a ação serviu para colocar um ritmo muito alto desde a largada e os dois resistiram à frente nas duas voltas iniciais.

No início da corrida vale destacar a evolução de Thomas Pidcock que largou na 30ª posição, na 4ª fila, muito rapidamente chegou à frente do grupo onde entrou na disputa pela ponta. Outro que saiu de trás foi Sam Gaze, o neozelandês que largou em 35º e entrou na disputa pela ponta na 4ª volta.

Avancini disputou as posições de liderança até a última volta – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Um grupo de 13 competidores, dentre os quais destacavam-se Avancini, Tom Pidcock, Filippo Colombo, Titouan Carod, Nino Schurter, Sam Gaze, Mathias Flückiger davam ânimo a competição e deixavam em aberto qualquer previsão de resultado.

Na abertura da penúltima volta, Avancini atacou após a passagem pelo pórtico de chegada, sendo acompanhado por Jordan Sarrou que não queria ceder terreno, mas o grupo mantinha-se compacto, apesar das tentativas de Avancini de tentar aumentar o ritmo.

A última volta começou com Schurter ultrapassando Avancini, mas ao passarem pela meta a pista virou terra de ninguém com todos batendo guidões, buscando acelerar o ritmo e se posicionar à frente.

Largada do XCC Masculina – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Luca Schwarzbauer tomou a dianteira levando com ele a Samuel Gaze que assumiu a liderança na última subida e colocou toda sua força para se manter à frente até cruzar a linha de chegada. Na disputa pelo segundo e terceiro lugar um duelo entre o francês Sarrou e o Nino Schurter, a decisão foi no photofinish com o francês ficando em 2º . O brasileiro Henrique Avancini entrou pouco depois terminando na 5ª posição disputando a posição com Titouan Carod.

A vitória de Sam Gaze marca o retorno do neozelandês em grande estilo, sua última grande temporada foi em 2018 quando venceu as provas em circuito curto das etapas da Copa do Mundo de Nove Mesto e Mont-Sainte-Anne e a vitória no XCO em Stellenbosch, porém logo no início da temporada de 2019 sofreu uma queda que comprometeu a temporada no mountain bike e o levou ao ciclismo de estrada, que o levou a assinar com a Deceuninck-QuickStep como estagiário e em 2020 com a Alpecin-Fenix para fazer as duas modalidades, porém sem resultados expressivos, apenas duas vitória em 2021 na Copa Catalana BTT na etapa de Girona e na Copa Suíça em Basel.

No começo do mês de março, deste ano, quando programava sua viagem para o Brasil, teve que mudar de planos e passar por cirurgias nos dois joelhos, segundo o próprio Gaze a estimativa era de que estivesse competindo somente em junho, porém sua recuperação foi rápida e ao que parece trouxe o ciclista em grandes condições como demonstrou nesta sexta-feira.

Último pódio de Gaze na Copa do Mundo foi em 2018 – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO UCI DE MTB XCC Elite – Cross Country circuito curto

2ª Etapa – Albstadt – Alemanha – 6/5/2022

Elite Feminina  – 40 melhores ciclistas do rankingPercurso: 1.2 km x 7 voltas = total 8.40 km

1- Rebecca McConnell – Primaflor Mondraker Genuins – Austrália – 18m56s – vel. Media 26.619 km/h

2- Pauline Ferrand-Prévot – BMC MTB Racing – França  – m.t.

3- Jenny Rissveds – Team 31 Ibis Cycles – Suécia +2s

4- Alessandra Keller – Thömus Maxon – Suíça +2s

5- Jolanda Neff – Trek Factory Racing XC – Suíça +3s

Elite Masculina – 40 melhores ciclistas do ranking – Percurso: 1.2 km x 9 voltas = total 10.80 km

1- Samuel Gaze – Alpecin Fenix – Nova Zelândia – 21m29s – vel. média 30.158 km/h

2- Jordan Sarrou  – Specialized Factory Racing – França – m.t.

3- Nino Schurter – Scott-Sram MTB Racing Team – Suíça – m.t.

4- Luca Schwarzbauer – Canyon CLLCTV – Alemanha +1s

5- Henrique Avancini – Cannondale Factory Racing – Brasil +2s

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.