COPA DO MUNDO DH#1: CAMILLE BALANCHE E AMAURY PIERRON VENCEM EM LOURDES

A abertura da Copa de Downhill aconteceu no último final de semana. Primeira das oito etapas foi disputada em Lourdes, na França.  Camille Balanche e Amaury Pierron começam com vitórias. Brasileiro Roger Vieira passa à final e se classifica em 37º

Amaury Pierron vence a etapa de Lourdes da Copa do Mundo de DH – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A cidade de Lourdes, nos Pirineus franceses,  recebeu pela quarta vez uma etapa da Copa do Mundo de MTB Downhill.  A pista que havia recebido etapas da competição em  2015/16 e 17 passou por pequenas alterações, mas foi mantido praticamente todo o  seu traçado original, agora de 1.864 metros e um desnível de quase 500 metros e muitos trechos naturais, técnicos e de grande velocidade.

Uma multidão compareceu à pista

Com apoio de uma grande torcida os franceses comandaram o espetáculo na prova masculina. Na fase classificatória Löic Bruni registrou o melhor tempo, mas na final Amaury Pierron foi o más rápido. Entre as mulheres a suíça Camille Balanche que havia feito o segundo melhor tempo classificatório foi a vencedora.

Camille Balanche repete a temporada passada e começa com vitória na primeira etapa da Copa- foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A disputa feminina foi apertada e a diferença entre as três melhores do dia foi inferior a 1 segundo. A alemã Nina Hoffman foi a primeira a estabelecer um tempo de referência levando-a à poltrona da líder.

A norueguesa Mille Johnset, de apenas 20 anos,  deu sinais de que poderia superar a alemã e parecia pronta para bater seu tempo, mas caiu. A local Marine Cabirou empurrada pela torcida chegou a registrar o melhor tempo, mas nem chegou a esquentar a poltrona.

Balanche foi a mais veloz na final

A seguir veio Balanche que mais uma vez mostrou seu estilo agressivo, encontrando uma linha criativa que lhe permitiu chegar ao primeiro lugar com um impressionante tempo de 3m19s983 uma marca que não foi superada.

A britânica Tahnée Seagrave  se esforçou, começou a descida muito forte e deu sinais que poderia superar a francesa, mas alguns erros no segundo e no último trecho da pista  a deixaram com  o segundo lugar.

Campeã Mundial e da Copa do Mundo em 2021 , Myriam Nicole ficou com o 2º lugar – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A outra francesa na disputa, Myriam Nicole vinha de uma queda nos treinos da manhã e até momentos antes da largada sua participação não estava confirmada, mas entrou na pista sem dar sinais de nervosismo e superou por 0,373 segundos o tempo de Seagrave ficando com a segunda posição.

A última piloto a descer foi a atual campeã mundial de downhill Valentina Höll, mas a jovem austríaca não conseguiu melhorar o tempo de Balanche e teve que se contentar com o quarto lugar.

 “Honestamente, não me senti muito bem durante todo o fim de semana, então ficaria feliz com os cinco primeiros. Foi uma corrida muito boa, então estou muito feliz”, comemorou Balanche, vencedora da primeira etapa da Copa do Mundo de DH.

Após a pandemia o retorno do público às etapas da Copa do Mundo – foto: UCI

Na prova masculina, todos os olhos estavam voltados para Löic Bruni, que havia feito o melhor tempo na classificação.

O primeiro tempo de referência foi para Luca Shaw que fez uma descida tranquila que o colocou momentaneamente como líder, mas o francês Benoit Coulanges superou o tempo do estadunidense em quase um segundo. Outro dos favoritos, o também francês Thibaut Daprela, forçou demais e arruinou sua descida ao cair no meio do percurso.

Pierron foi o mais veloz na descida

Amaury Pierron fez uma descida suave e rápida em 2m47s711 que passou a ser o tempo a batido e que ninguém mais superou. . O canadense Fin Illes chegou perto, ficando a 0s847 décimos.

Atual campeão mundial e com todo o apoio da torcida, Löic Bruni foi o último a descer. O piloto que havia feito o melhor tempo classificatório não conseguiu melhorar as marcas de Illes e de Pierron, ficando com a terceira posição.

Finn Illes – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Vencedor da prova, Pierron, 26, declarou: “É simplesmente insano. O apoio da torcida realmente me ajudou a ser forte o suficiente para fazer essa corrida. Estou simplesmente na lua”.

“Tive uma grande queda nos treinos esta manhã logo antes da minha corrida, então no portão eu não tinha certeza do que ia fazer. Mas assim que entrei na pista me senti confiante, então me concentrei na minha pilotagem e estou muito feliz com isso”, comentou o segundo colocado em Lourdes, Finn Illes.

O ídolo local e detentor de 4 títulos mundiais Löic Bruni, apesar do terceiro lugar queria mais:

 “Hoje foi o auge do que eu amo neste esporte. Empurrando os limites, em uma pista muito boa com uma multidão doente. É um bom começo de temporada, mas eu realmente queria vencer”.

Roger Vieira passa à final e termina em posição intermediária – foto: divulgação

O brasileiro Roger Vieira que no sábado se classificou com o 58º tempo entre 148 competidores, mostrou muita evolução para a final de domingo onde obteve o 37º tempo.

A próxima etapa da Copa do Mundo de Downhill acontece no dia 27 de maio com a disputa da tradicional prova de Fort William, na Escócia

Mercedes Benz Copa do Mundo de Downhill

1ª Etapa – 26 e 27 de Março – Lourdes – França – descida de 1.864 m

DH Masculino

1-  Amaury Pierron – França – Commencal/MucOff by Riding – 2m47s711 – vel. media 40.012km/h
2-  Finn Illes – Canadá – Specialized Gravity +0s847
3- Loïc Bruni – França – Specialized Gravity +1s086
4-  Benoit Coulanges – França – Dorval AM-Commencal +1s466
5- Luca Shaw – Estados Unidos – Canyon Collective Factory Team +2s431

37- Roger Vieira – Brasil +10s960

DH Feminino
1-  Camille Balanche – Suíça – Dorval AM-Commencal 3m19s983 – 33.555km/h
2-  Myriam Nicole – França  – Commencal/MucOff by Riding  +0s624
3- Tahnee Seagrave – Grã Bretanha – Canyon Collective FMD +0s997
4-  Valentina Höll – Áustria – Rockshox Trek Race Team +1s674
5- Marine Cabirou – França – Scott Downhill Factory +5s637

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.