Uma nova equipe de mountain bike surge no cenário internacional: a Willier Triestina – Pirelli Factory Team que além de buscar resultados nas pistas tem como objetivo muito claro levar duas marcas de excelência do Made in Italy ao topo das corridas mundiais de mountain bike
O projeto Wilier Triestina – Pirelli combina dois nomes que representam a excelência italiana no setor de ciclismo para criar muito mais do que apenas uma equipe: o sonho de recolocar uma equipe italiana de volta aos principais escalões das corridas internacionais de MTB, tanto no cross country quanto nas provas de longa distância. E quem sabe reviver os bons momentos da saudosa Bianchi-Martini Racing que entre o seu auge nos anos de 1990 e seu o fim em 2019 conquistou duas medalhas de ouro nas Olimpíadas (Atenas/2004 e nos Jogos da Juventude de Nanjing/2014) 13 títulos mundiais, 13 títulos europeus, 6 Copas do Mundo (4 XCO e 2 XCM) e 65 títulos de campeonatos nacionais (45 italianos e outros de 20 paises).
8 integrantes e 2 grandes marcas italianas dando suporte
A nova equipe tomou por base os integrantes da equipe Trek-Pirelli que encerrou suas atividades no final de 2021 A direção ficará a cargo do italiano Marco Trentin e a ele se somam 8 mountain bikers: os italianos Fabian Rabensteiner, Samuele Porro, Simone Avondetto, Gioele De Cosmo , o austríaco Daniel Geismayr, e o suíço Janis Baumann. A eles se juntam a jovem Giada Specia, atual campeã italiana sub-23 e Wout Alleman atual campeão belga de XCM.
A equipe tem sua força nas provas de longa distância, Rabensteiner e Porro já mostraram suas habilidades na Brasil Ride e apontam às longas distâncias. Mas a também tem ambições a médio prazo, com um contrato de patrocínio de 3 anos está de olho também nos jovens que podem disputar os Jogos de Paris’2024.
“As últimas temporadas para nossa equipe foram realmente emocionantes, com grandes resultados internacionais, e acima de tudo com jovens esportistas que cresceram e conosco alcançaram alto grau de sucesso”, destaca Marco Trentin sobre o passado de seus comandados, e complementa: “tendo alcançado esse nível, sentimos que era o momento certo para dar um passo adiante e nos tornarmos uma equipe de fábrica. Graças à Willier Triestina, agora temos essa oportunidade e , com a imensa confiança de nossos parceiros de longa data: a Pirelli, Tonello e Autovega nos próximos 3 anos perseguiremos grandes e ambiciosos objetivos”, a fabricante de componentes e rodas Miche, é outra empresa italiana que se somou ao projeto.
Fabian Rabensteiner Simone Avondeti
Pelas palavras de Trentin fica claro que a equipe Wilier-Pirelli terá fortes raízes italianas, mas com um alcance internacional que poderá crescerainda mais nos próximos anos.
Todos os ciclistas competirão na nova mountain bike full suspension URTA SLR . A equipe contará com três combinações de cores: uma padrão – preto fosco – e duas versões especiais personalizadas para os campeões italianos Giada Specia e Fabian Rabensteiner) e para o belga Wout Alleman.
Daniel Gesmayr Wout Alleman
Andrea Gastaldello, presidente executivo da Wilier Triestina explica o projeto: “Com o nascimento da Wilier Triestina – Pirelli Factory Team, buscamos dar um passo de gigante no setor off-road. O nosso objetivo de aumentar as nossas quotas de mercado e reputação no setor do MTB internacionalmente está claro há algum tempo: primeiro patrocinando a equipe de maratona Wilier 7C Force de Massimo Debertolis – que continuará ao longo de 2022 – e depois com o lançamento de novos produtos de nível cada vez mais elevado . Em 2021 apresentamos a full suspension super leve URTA SLR, um produto de gama premium projetado e feito para ciclistas profissionais. Uma bicicleta que tem todas as credenciais para competir e vencer tanto nas provas de maratona quanto no cross country“.
Samuele Porro Janis Baumann
De olho no mercado e na importância de uma equipe de fábrica , Gastaldello destaca: “Foi isso que nos levou a nos tornarmos um novo parceiro titular da equipe de Marco Trentin, agora Wilier Triestina – Pirelli Factory Team. Ser identificado como Factory Team é uma mensagem clara de como a equipe estará diretamente ligada à nossa empresa, para oferecer suporte no desenvolvimento de novos produtos que, temos certeza, serão apreciados por todos os ciclistas”.
Estamos olhando para Paris 2024
“Estamos confiantes de que há muito a se tirar dessa experiência, também porque estamos em boa companhia. Outros que decidiram se juntar a nós neste projeto de marca inegavelmente prestigiado incluem Pirelli, Shimano, Fox e Miche, e isso nos dá muito orgulho. No nível esportivo, esperamos começar imediatamente com grandes resultados com bikers como Geismayr, Rabensteiner, Del Cosmo, Alleman e Porro na categoria Maratona. No cross country, o nosso foco está no médio prazo com a decisão de apoiar uma geração mais jovem extremamente talentosa que inclui Avondetto, Specia e Baumann. Com eles já estamos olhando para Paris 2024”, concluiu o presidente da fabricante italiana.