XPLR: eXPLoRe O GRAVEL AO MÁXIMO

A busca por bicicletas para prática do ciclismo off-road, o gravel, cresce a cada dia, de olho nessa tendência, a Sram, Rock Shox e Zipp lançam em conjunto a linha XPLR de componentes

XPLR – linha de componentes das marcas Sram, Rock Shox e Zipp para uso no gravel

O conglomerado de marcas formado por Sram, Rockshox e Zipp se juntam para lançar a coleção XPLR (Explore) oferecendo ao consumidor uma linha de câmbios, rodas, pneu, guidão,  garfo com suspensão e canote retrátil que possibilitam inúmeras configurações  para quem busca ir  além em sua experiência na prática do gravel.

Da estrada para as trilhas ou mesmo para cicloviagens, a tríade de marcas promete oferecer opções ilimitadas para que o ciclista possa explorar ao máximo sua experiência nesta nova modalidade, onde toda as grandes marcas vem fazendo altas apostas.

“Gravel é a modalidade que mais cresce atualmente no mundo da bike, por combinar a paixão pela Estrada e a aventura para explorar novos caminhos. E tudo isso é possível através do novo conjunto XPLR”, destaca Rodrigo Braga, Gerente da marca SRAM no Brasil, representada no país pela Proparts.

TRANSMISSÃO XPLR

A nova transmissão XPLR da SRAM oferece todas as marchas certas para o gravel. Adaptados às necessidades dos ciclistas as novas transmissões sem fio especificas para relação ‘1x’ (com apenas 1 coroa) da SRAM focam em um ponto ideal de marchas. Com um cassete 10-44t e um câmbio compatível, possibilita um alcance mais amplo para as subidas e “intervalos de marchas” ou passos entre um pinhão e outro mais próximos para uma pilotagem rápida na estrada.
O XPLR está disponível em três níveis – RED, Force e Rival – que trazem o inovador câmbio sem fio AXS da SRAM, gerenciamento de corrente e freios a disco hidráulicos.

“Desde a entrada da tecnologia AXS, a SRAM abriu as possibilidades para vida do ciclista, pois é possível customizar sua bike e ofereceu um leque de opções para que o ciclista monte a Bicicleta do jeito que você quiser. A Bicicleta é uma ferramenta de diversão. A SRAM, RockShox e Zipp se juntaram para oferecer as ferramentas para todos os tipos de ciclistas”,  acrescenta o gerente da marca no país, Rodrigo Braga

Câmbio traseiro XPLR eTap AXS

Disponível nas versões: SRAM RED, Force e Rival

Lógica de trocas eletrônicas sem fio eTap com mudança de marchas intuitiva, de fácil configuração e confiabilidade

Específico para uso de coroa única (1x) com cassetes 10-44t XPLR e 10-36t

Habilitado para SRAM AXS, permitindo fácil personalização

Estabilização da corrente mantém a transmissão silenciosa e segura

Polias X-SYNC maiores para maior durabilidade e eficiência

Compatível com as baterias eTap existentes

Diferenciais dos cassetes XPLR 10-44t

A transmissão X-Range oferece mais alcance e uma progressão de marchas mais suave,

O alcance de 440% dá a cobertura 1x que os ciclistas de gravel para todos os terrenos

Para uso com câmbios traseiros XPLR 1x

Compatível com correntes Flat Top C

Compatíveis com os cubos de roda livre XDR

Tecnologia MINI CLUSTER para leveza e durabilidade

Disponível nos níveis XG-1271 – 10-44 10,11,13,15,17,19,21,24,28,32,38,44 e pesando 373 gramas  e XG-1251 10-44 10,11,13,15,17,19,21,24,28,32,38,44 – 412 g

PEDIVELA WIDE

A SRAM criou o sistema de transmissão para uso de coroa única (1x) e as pedivelas SRAM RED e Force 1 evoluíram com a inovação. Coroas leves e rígidas de montagem direta 1x em tamanhos de 38 a 46T dentes combinadas com pedivelas de carbono. Segundo a fabricante: “Nossa tecnologia de coroa estreita X-SYNC revolucionária mantém sua corrente onde ela precisa estar, uma nova opção WIDE fornece folga máxima para pneu mais largos e nossos cassetes XPLR 10-44T cuidam do alcance. Então você pode se concentrar na diversão”.

O novo padrão de pedivela “WIDE” para a transmissão XPLR é mais leve, resistente e mais simples, com uso de coroas que podem ser instaladas com uma única ferramenta. As variações de pedivelas WIDE possibilitam a utilização de  pneus mais largos nos quadros para gravel com movimento central padrão. Além disso a nova versão é compatível com eixos de roda traseiros de 135mm, 142mm e Boost com perfeito alinhamento.

Rudy Ultimate XPLR

Suspensão XPLR A linha de produtos XPLR busca também oferecer ao ciclista maior conforto e a possibilidade de encarar estradas ainda mais duras, para isso a RockShox desenvolveu a suspensão Rudy e canote retrátil Reverb AXS XPLR para gravel. O garfo Rudy tem a capacidade de enfrentar estradas difíceis com facilidade e oferece, segundo o fabricante,  curso suficiente para manter o conforto e uma condução  ais precisa, aumentando o controle da bicicleta e evitando que a roda dianteira sofra deformações com possíveis impactos. A funcionalidade e o conforto aumentam, ainda segundo a marca, quando a suspensão trabalha combinada com o novo canote retrátil Reverb AXS XPLR, de design totalmente novo e completamente integrado.

Construída em torno do cartucho de amortecimento Charger Race Day, o garfo de suspensão da  Rudy Ultimate XPLR tem mola Solo Air especificamente ajustada para esta opção curso leve. Cartucho Charger Race Day ajustado para as necessidades do gravel com trava sólida e uma gama completa de ajuste de retorno. A mola Solo Air foi  ajustada com um percurso mais curtos buscando a eficiência quando posta à prova em solavancos e terrenos mais complicados.

Compatibilidade com para-lama curto com um sistema de 3 parafusos (os modelos comercializados no After Market – para montagem incluem o paralamas RockShox) “Coroa” (Crown) usinada, leve e anodizado oferece um acabamento premium e durável Folga para pneus de até 700x50mm Opções de curso de 30mm ou 40mm Disponível nas cores Areia Signature ou Preto brilhante.

Canote retrátil REVERB AXS XPLR

O novo Reverb AXS XPLR oferece mais controle, confiança e diversão para ciclistas de gravel em todos os lugares, com m design completamente novo com novos, assim como a novidade da tecnologia ActiveRide.

  • ActiveRide – Com o toque no seu controle AXS, você tem conformidade integrada para garantir conforto e controle com amortecimento ativo ou rígido.
  • Duas opções de curso – 75mm ou 50mm
  • Opções de fixação de selim compatíveis com trilhos redondos de 7mm ovais de 7x9mm e 7x10mm
  • Disponíveis nas medidas de 400mm e 350mm (curso de 50mm apenas)
  • A Tecnologia AXS permite a personalização por meio do App AXS
  • Controles de guidão AXS (reto ou curvo)
  • A mesma bateria de todos os outros componentes SRAM AXS
  • O sistema é completamente à prova d’água e à prova de poeira com classificação IP69K 
  • Bateria SRAM AXS e carregador incluídos Controles AXS vendidos separadamente.

Rodas Zipp 101 XPLR

As rodas Zipp 101 XPLR são as primeiras rodas especialmente desenvolvidas pela Zipp para a prática do gravel. Graças à nossa tecnologia MOTO (para MTB), estas rodas trazem maior controle e durabilidade em terrenos acidentados, proporcionando uma condução suave que ajuda a reduzir a fadiga do ciclista. Isso significa um pedal mais confortável, especialmente, com uso de pneus sem câmara com pressões mais baixas.

  • Conjunto de cubos ZR1 para melhor vedação, durabilidade aprimorada e resposta mais rápida com 66 pontos de engate
  • Tecnologia MOTO, a construção do aro de parede única das 101 XPLR, oferece excelente resposta e uma maior absorção das vibrações
  • Disponível em 700c ou 650b com um perfil interno de 27 mm de largura
  • Peso: 700c: 1,665g / Peso: 650b: 1590g
  • Disponível em duas cores Padrão e Areia
  • Garantia vitalícia

Pneu Zipp G40 XPLR

O G40 XPLR de 40mm de largura foi desenvolvido para ser o mais eficaz com seu padrão de cravos e ao mesmo tempo atender às preferências de evolução dos ciclistas por pneus mais largos para eventos de gravel e pilotagem “off road”. A carcaça do pneu e a faixa de proteção anti furos que vai de talão a talão garantem, segundo a fabricante, o equilibrio entre flexibilidade e rigidez para que a aderência e o desempenho não sejam afetados ao fazer um pneu de gravel incrivelmente durável.

  • Peso: 480g
  • Peso: 480g
  • Pronto para Tubeless e Hookless ,
  • compatível com câmara 30 a 65 psi
  • ETRTO: 40-622 (700x40c) Parede lateral bege

Guidão Service Course SL-70 XPLR

  • Grafismos Zipp atualizados 
  • Topo ergonômico com 3° de inclinação para trás
  • Nano jateamento de alumínio preto fosco
  • Compatível com ISO 4210. Consulte a Declaração de conformidade para detalhes
  • Garantia vitalícia
  • O alcance de 70 mm e curva de 115 mm permitem uma posição confortável das manetes e uma posição de drop raso
  • O flare de 5° e a inclicação de 11° para fora criam uma posição de drop de 6 cm mais larga que as manetes.

Quando estará disponível e quanto vai custar?

A coleção XPLR estará disponível por grupos de componentes, com alguns itens já disponíveis a pronta entrega, com previsão de chegada da coleção XPLR completa para o 1º semestre de 2022. Para marca Zipp, o modelo de negócio continua sendo através de venda direta ao ciclista pelo site oficial , enquanto as marcas SRAM e RockShox, poderão ser encontradas em várias lojas.

Preços sugeridos ao consumidor:
Câmbio Traseiro SRAM RED XPLR eTap AXS: R$ 7.489,00 – setembro/ 21
Câmbio Traseiro SRAM Force XPLR eTap AXS: R$ 3.699,00 – setembro/21
Câmbio Traseiro SRAM Rival XPLR eTap AXS: R$ 2.749,00 – setembro/21
Cassete SRAM XPLR XG-1271: R$ 1.619,00 – 1º semestre de 2022
Cassete SRAM XPLR XG-1251: R$ 2.179,00 – 1º semestre de 2022
Pedivela SRAM RED 1 Nova Versão DIRECT MOUNT: R$ 2.849,00 – 1º semestre de 22
Pedivela SRAM Rival 1 Wide* Nova Versão DIRECT MOUNT: R$1.619,00 – 1º semestre de 22
Paralamas RockShox Rudy A1+ Short 28mm Preto: R$229,00 – Julho/2022
RockShox Rudy Ultimate XPLR Race Day (30mm ou 40mm): R$ 8049,00
RockShox Reverb AXS XPLR A1 27.2mm (75mm x 400mm, 50mm x 400mm, 50mm x 350mm): R$ 5.519,00 – 1º semestre de 2022
Pneu Zipp G40 XPLR Clincher 700x40c: R$ 599,00 – Disponível no ZippBrasil.com.br
Guidão Zipp Service Course SL-70 XPLR A3 44cm 31.8mm Preto: R$ 499,00 – Disponível no ZippBrasil.com.br
Rodas Zipp 101 XPLR A1 700c Dianteiro 28 raios 12X100mm: R$ 6.899,00 – 1º semestre de 2022
Rodas Zipp 101 XPLR A1 700c Traseiro 28 raios XDR 12x142mm: R$ 7.699,00 – 1º semestre de 2022
Rodas Zipp 101 XPLR A1 650c Dianteiro 28 raios 12X100mm: R$ 6.899,00 – 1º semestre de 2022
Rodas Zipp 101 XPLR A1 650c Traseiro 28 raios XDR 12x142mm: R$ 7.699,00 – 1º semestre de 2022

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.