COPA DO MUNDO MTB LEOGANG: LECOMTE E FLUECKIGER VENCEM O SHORT TRACK

A terceira etapa da Copa do Mundo de MTB começou nesta sexta-feira (11/6) com as disputas do Short Track – XCC. Loana Lecomte confirmou sua ótima fase, conquistando sua primeira vitória na Copa 2021 no circuito curto. No masculino, o suíço Mathias Flueckiger, aos 32 anos mostrou que a experiência e o bom momento físico podem fazer a diferença

Loana Lecomte dominando também no circuito curto em Leogang – foto: UCI

A francesa Loana Lecomte, atual líder da Copa do Mundo, vinha de um 5º e um 3º lugar nas provas de Short Track nas etapas de Albstadt e de Nove Mesto, em Leogang ela mostrou que não apenas vai bem no traçado do cross country olímpico e confirmou sua boa fase e mais uma vez dar sua demonstração de força e deixar claro que na atual temporada ela é a que vem mostrando melhor desempenho e a adversária a ser batida.

A disputa feminina começou com a austríaca Laura Stigger tomando a dianteira, mas quem mostrou mais determinação e assumiu o comando foi a suíça Sina Frei, porém o traçado de 1 km com uma forte subida na grama, uma sequência de curvas com paredões e um pump track não dava margem a ousadia, mas contribuiu para esticar o pelotão.

Na terceira das sete voltas, Loana Lecomte assumiu o controle da prova, ao seu estilo, impondo seu próprio ritmo e com isso abrindo uma lacuna para as demais competidoras que não conseguiram acompanhar a ação. Atrás um grupo formado pela australiana Rebecca McConnel, Haley Batten, Pauline Ferrand-Prevot que não havia feito uma boa largada perdia contanto  e ao mesmo tempo era caçado por Jolanda Neff, mostrando muita vitalidade, Jenny Rissveds e Catherine Pendrel.  Neff conseguiu

McConnel, Neff e Ferrand-Prevot em perseguição à lider – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Na volta seguinte Lecomte já tinha uma vantagem de 8 segundos sobre McConnel, e mantinha seu ritmo constante, sem forçar, mas mantendo sempre sua boa margem de segurança para correr com a vitalidade e tranquilidade que lhe são tão peculiares. A australiana foi alcançada por Neff e Pauline Ferrand-Prevot, as duas chegaram a se estranhar, dividindo ombro a ombro a entrada numa curva, mas ali formava-se um grupo perseguidor que tentou sair à caça da líder.

A tentativa de reação do grupo só tomou força na 6ª e penúltima volta, quando a suíça Jolanda Neff foi ao ataque, mostrando estar retomando a boa forma, e disputando espaço com a australiana McConnel, a duelo entre as duas no trecho de pump ptrack animou a competição e a partir daí as duas foram em busca da francesa.

O duelo entre Rebecca McConnel e Jolanda Neff – foto: Reprodução Red Bull TV

Apesar do esforço a australiana e a suíça não conseguiam se aproximar da francesa que manteve a primeira posição e assegurou a vitória.  McConnel preferiu não ser surpreendida por Neff na chegada e aumentou ainda mais o ritmo na tentativa de se aproximar de Lecomte com isso conseguiu assegurar a segunda posição com 7 segundos de vantagem sobre a suíça.

Largada da prova masculina, ao cento Nino Schurter soltando o pé do pedal – foto: Reprodução Red Bull TV

A prova masculina tinha como baixas Pidcock contundido após um acidente, Mathieu Van der Poel no ciclismo de estrada correndo (e abandonado por um resfriado) o Tour da Suíça e o brasileiro Henrique Avancini que optou por não enfrentar problemas com as viagens internacionais e usar o período para sua preparação para a prova de XCO dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Apesar das baixas importantes a prova de short track em Leogang reservou boas disputas, e no começo com a surpresa de Nino Schurter perder o pedal logo na largada e sendo engolido por um pelotão que arrancava com muita vontade e isso o obrigou a fazer uma corrida de recuperação.

Cink à frente de Flueckiger na disputa pela primeira posição – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Na ponta do grupo, o neozelandês Anton Cooper tentava forçar o ritmo, pedalou com firmeza para fazer a melhor volta do dia com 2m28s para os 1.000 metros do circuito, porém o esforço da primeira volta o obrigou a reduzir o ritmo, sendo alcançado pelo suíço Mathias Flueckiger que começava a sua escalada para a vitória, os dois chegaram a rodar juntos por mais uma volta e mantendo uma pequena vantagem sobre um grupo formado por Cink, Sarrou, Koretzky, Wawak.

 Flueckiger assumiu a ponta e tentava aumentar o ritmo para se distanciar do grupo, porem em mais de uma vez foi atacado por Koretzky e por Sarrou. Na metade da prova, o suíço abriu uma pequena vantagem, mas foi alcançado pelo tcheco Cink e ambos começaram a se distancia do grupo abrindo uma vantagem de 8 segundos.

Mathias Flueckiger – foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

Na última Cink tenta um ataque, porém o contra-ataque de Flueckiger foi fulminante e abusando da técnica nas tomadas de curvas consegue se distanciar e abrir uma vantagem de 5 segundos na linha de chegada, assegurando a vitória.

Atrás a disputa pela terceira posição o holandês Milan Vader mostrou-se mais forte que Sarrou e Copper para ganhar seu lugar no pódio.  Nino Schurter, que havia desistido de ir à caça dos ponteiros quando se deu conta que seria difícil chegar à frente e a ação seria extremamente desgastante, pensando na prova de XCO que acontece no domingo, apenas manteve-se no grupo, completando a prova apenas na 29ª posição sendo escoltando por seu companheiro de equipe e compatriota Lars Forster.

Lars Forster saindo do pumptrack, atrás de Nino Schurter foto: Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO UCI DE MOUNTAIN BIKE XCO 3ª etapa Leogang – Áustria  –  XCC – Short Track – circuito curto Elite Feminina – circuito 1.0 km x 7 voltas – 7  km  1- Loana Lecomte – Massi – França – 21m10s 2- Rebecca McConnel – Primaflor-Mondraker-XSauce –  Austrália +4s 3- Jolanda Neff – Trek Factory Racing XC – Suíça +11s Elite Masculina – 40 competidores de 19 países – circuito 1.0 km x 8 voltas – 8  km – volta mais rápida: Anton Cooper – 2m28s – vel. média 24.30 km/h 1- Mathias Flueckiger – Thömus RN Swiss Bike Team – Suíça – 20m43s – vel. média 23.159 km/h 2- Ondrej Cink – Kross Orlen Cycling Team – República Tcheca + 5s 3- Milan Vader – KMC-Orbea – Holanda +16s

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.