Buscando oferecer novidades ao público fiel à marca e àqueles que procuram inovação para a prática do cross country e querem ter à disposição as vantagens de uma full suspension, a Caloi apresenta a sua nova Elite Carbon FS, quadro é o mesmo utilizado pela equipe Caloi Henrique Avancini Racing
O modelo que começa a chegar às lojas ainda neste mês de junho destaca-se por sua construção em fibra de carbono, mais leve e rigido e que adota em sua geometria de acionamento de suspensão traseira o sistema Horst Link, também conhecido por 4bar. Segundo a marca nacional, esse sistema de amortecimento garante mais controle e firmeza na pedalada, e proporcionando maior sensibilidade e estabilidade ao ciclista.
ELITE CARBON FS VEM EQUIPADA COM O GRUPO SHIMANO SLX
Segundo o fabricante, a geometria da Elite Carbon FS foi desenhada para garantir melhores respostas em situações extremas, seja em subidas ou descidas, e otimizar o desempenho em curvas e também melhorar a absorção na aterrisagem de saltos. O quadro tem stack e reach mais curtos seguindo a tendência adotada por grandes marcas e atendendo às necessidades dos praticantes do cross-country. Os chainstays – ou tubos inferiores do triângulo traseiro – também estão mais curtos, e isso se traduz em maior rigidez permitindo uma melhor transferência de potência aos pedais, facilitando a superação de obstáculos tanto nas subidas quanto nas descidas.
Ainda seguindo tendências de mercado, a Elite CArbon FS adota a caixa de direção integrada e cônica, também conhecida por tapered. Proporcionando maior durabilidade, estabilidade e precisão nas curvas.
Marcos Ribeiro, gerente de produtos da Caloi explica o novo modelo “A Caloi Elite Carbon FS é com certeza uma das bicicletas mais agressivas já concebidas pela Caloi. Além dos detalhes das ligas de carbono e da geometria para a construção do quadro, cada equipamento que acoplamos a ela contribui para um mesmo objetivo: criar uma bicicleta rápida, estável e segura para que o ciclista se aventure em qualquer que seja o terreno da trilha escolhida”.
O modelo vem equipado com componentes Shimano, grupo SLX de 12 velocidades, pedivelas de 170mm (tamanho P) e 175 mm e coroa de 32 dentes e cassete 10/51D. A FSA fornece o movimento central, o cockpit com o guidão Comet de 740 mm e o suporte de guidão com 20° negativos e também o canote retrátil ou telescópico FSA Flowtron com 125mm de curso.
Para o conjunto de suspensões a Caloi optou pela RockShox, utilizando na dianteira o garfo Reba com curso de 100mm e na traseira um amortecedor Rock Shox Monarch RL com curso de 100mm.
Os aros da Stan’s No Tubes vem calçados com os pneus Schwalbe Racing Ray e Racing Ralph 2.25, mas o quadro da Caloi Elite Carbon FS possibilita também a montagem de pneus de até 2.4 polegadas.
A bicicleta vem sendo utilizada pelos integrantes da equipe Caloi Henrique Avancini Racing. Marcela Lima, atual campeã brasileira da categoria sub-23, conta sua experiência com o novo modelo: “Eu me adaptei rapidamente a essa nova bike full suspension da Caloi. No momento que ela fica rígida, ela responde muito bem, e quando é preciso que ela amorteça melhor, ela também entrega. A geometria está impressionante, com muitos ganhos nas subidas e nas descidas. Tem sido muito mais fácil subir partes técnicas e tenho feito curvas de forma mais rápida. É uma bike completa”.
MODELO ATENDE AS EXIGÊNCIAS DO PRATICANTE DE CROSS COUNTRY
Outro integrante da equipe, Ulan Galinski destaca as qualidades e o desempenho desse modelo: “A nova bike full suspension da Caloi está bem firme, não perdeu em performance para o modelo hardtail. Pelo contrário: consegui bater alguns dos meus tempos com ela. É mais uma mountain bike da Caloi que chega como opção para os ciclistas que querem superar seus limites e novos desafios”.
FICHA TÉCNICA: CALOI ELITE CARBON FS Quadro: fibra de carbono importado, suporte para freio a disco post mount, thru axel 148mm/boost e cabeçote tapered Suspensão: garfo c/amortecedor RockShox Reba 100mm amortecedor traseiro Rock Shox Monarch – RL com 100 mm de curso Relação 1X12: Câmbio traseiro Shimano SLX M7100 / Cassete Shimano SLX M7100 12v – 10-51D / Pedivela Shimano SLX M7100 – 170mm (P) e 175mm (M, G) – 32D / Trocadores Shimano SLX M7100 Canote: FSA Flowtron retrátil – 31.6 x 350mm – 125mm de curso – acionamento no guidão Guidão: FSA Comet 31.8X740MM – Flat Bar Suporte do guidão: FSA Drop – 70mm – 20° negativos Cubos: Shimano – MT410-B Boost Freios: Shimano – M4100 – Rotores de 180mm (D) e 160mm (T) Pneus: Schwalbe Racing Ray e Racing Ralph – 29×2,25 Aros: Stan’s NoTubes ARCH R29 – 25C – 32 Furos Manoplas: Velo (Espuma de alta densidade) com Clamp Raios: Inox 14G Double butted MovimentoCentral: FSA Press Fit Selim: Fabric Scoop Shallow Corrente: Shimano Deore – M6100 Caixa de direção: FSA 1.1/8X1.5 Tapered Preço sugerido: R$ 23.299,99