O Banco Santander cada vez mais se coloca como protagonista junto ao público da bicicleta. Além de patrocinar a Brasil Ride e a Ciclovia do Rio Pinheiros, agora as ações apontam para o apoio na esperança olímpica de Henrique Avancini; na oferta de produtos como financiamento para compra de bicicletas e peças, seguros, criação de pontos de apoio em rotas de treinamento e também como anunciante nas transmissões das Grandes Voltas e no MTB Festival
Em uma ação que o coloca como o banco do ciclismo e do ciclista brasileiro, o Santader apresentou na segunda-feira (24/5) sua estratégia de incentivo ao esporte a pedal. De olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio terá como estandarte o campeão mundial de mountain bike marathon em 2018, e atual terceiro colocado no ranking UCI de XCO, Henrique Avancini, um dos favoritos ao pódio nas olimpiadas.
As ações marcam a ofensiva do Banco no apoio ao ciclismo esportivo, que inclui desde patrocínio à exibição de provas nacionais e internacionais e soluções financeiras voltadas aos praticantes. Tudo isso sob o slogan: Santander, o banco do ciclismo brasileiro.
Esperança de medalha, Avancini terá sua imagem ligada ao banco
Entre as novidades, está uma linha de financiamento exclusiva para a compra de bicicletas e peças a partir de R$ 2,5 mil, com prestações em até 48 vezes e taxas de juros a partir de 1,69% sem limite máximo para o valor da compra, o que facilita para muitas pessoas a aquisição de modelos mais sofisticados como os utilizados para competição.
Na contratação de seguros, o Santander estende aos ciclistas amadores ou profissionais a cobertura de suas apólices de vida e acidentes pessoais, dando cobertura a ocorrências sofridas enquanto pedalam. Além disso, como em outros planos, nos casos de roubo ou furto qualificado de bicicletas, elas estão incluídas nos planos de seguro residencial.
O envolvimento do Santander com o ciclismo de competição se estende às transmissões das Grandes Voltas – Giro, Tour e Vuelta – e no Tour da Suíça – com a aquisição de cota de patrocínio no canal por assinatura ESPN. Ainda nas ações junto às transmissões para a tevê, o Santander será o patrocinador do MTB Festival no canal BandSports. O evento que chega à terceira edição mais uma vez será disputado em Mariporã (SP), entre os dias 05 a 07 de novembro.
No Brasil, o Banco havia iniciado seu apoio aos eventos de ciclismo, no ano passado quando anunciou seu patrocínio aos 10 eventos da temporada 2021 da Brasil Ride (Brasil Ride Espinhaço e Maratona do Cipó, Road Brasil Ride e Festival Brasil Ride Botucatu, Taça Brasil XCO Brasil Ride, Maratona Bike Club Brasil Ride e Warm Up Brasil Ride Linhares, Brasil Ride Bahia e Maratona do Descobrimento, Gravel Race).
Patrocínios e apoio ao ciclista
Em conjunto com as ações voltadas para a competição, o banco também abraçou, no final de 2020 o patrocínio de ações na Ciclovia da Marginal Pinheiros com a revitalização do espaço e a implantação da Parada Santander, ponto de referência e apoio aos frequentadores daquele espaço. Além, disso o banco tem carretas de apoio ao ciclista que serão levadas a conhecidos locais de treinamento, como a Estrada do Romeiros.
“A bicicleta está ou esteve presente na vida de quase todos nós em algum momento, e vemos recentemente um grande aumento do interesse dos brasileiros pelo seu uso para transporte, lazer e como prática esportiva”, afirma Patricia Audi, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil. “Isso ficou claro para nós após patrocinarmos a revitalização da ciclovia da Marginal do Rio Pinheiros, por onde hoje já trafegam mais de 70 mil ciclistas a cada mês”.
Na Europa Santander patrocina Volta a Portugal
O ciclismo não é novidade para o banco espanhol, sua relação com o esporte é forte: em 2016 tornou-se principal patrocinador da Volta a Portugal em Bicicleta; na Espanha patrocina algumas provas de mountain bike, ações como a 1,2,3 a Correr; patrocinando em algum momento equipes de Base em várias cidades da Espanha, além de, em um passado recente (de 2015 a 2018) patrocinar a camisa de líder de montanha do Tour des Fjords.
Principal nome do ciclismo brasileiro, Henrique Avancini, destaca o crescente interesse dos brasileiros pela bicicleta em um momento muito propício para esta parceria com o Santander. “Esse boom ainda não foi acompanhado por um aumento da estrutura, do apoio ou de visibilidade para quem vive do esporte, ou quer levar mais a sério os treinos. Quando um banco oferece serviços como um seguro para acidentes ou crédito para a compra de bikes competitivas, acredito que podemos levar o ciclismo para um outro patamar”, acrescenta o atleta.
Igor Puga, diretor de Marketing e Marca do Santander Brasil, destaca a importância do ciclismo e a importância das ações futuras do banco para popularizar a modalidade: “O ciclismo esportivo é praticado por milhões de brasileiros de todas as regiões do País, de todas as idades e em zonas urbanas e rurais. Com o patrocínio ao Avancini e das transmissões de TV queremos amplificar o impacto e o conhecimento da modalidade no País e conversar diretamente com esse público, oferecendo produtos e serviços que realmente atendam às necessidades de quem gosta do esporte”.
Durante a apresentação, Avancini destacou a importância de que o esportista, seja ele iniciante ou mesmo olímpico tenha ao seu lado marcas dispostas a investir na modalidade: “Se nós avaliarmos o atleta como uma função laboral, eu diria que é difícil encontrar um outro trabalho em que a continuidade seja tão importante. Falamos de uma escolha e estilo de vida completamente instável pelos desafios da natureza do esporte. Por isso é importante de alguma forma ter uma espécie de segurança e propósito comum em saber que uma marca caminha na mesma direção que você almeja. É uma garantia de que a sua dedicação é compartilhada por alguma instituição, isso dá uma força ao propósito do atleta muito mais profunda. Acho que é algo que faz sentido para as duas partes, atletas e marcas, pois compartilham valores em comum”.