COPA DO MUNDO MTB XCO/ALBSTADT: KORETZKY SUPERA SCHURTER NO SPRINT

O primeiro grande encontro da temporada 2021 no cross country aconteceu em Albstad e foi dominado pelos franceses. No feminino a dobradinha Loana Lecomte – Pauline Ferrand-Prevot não deu margem às adversárias. No masculino Victor Koretzky consegue sua primeira vitória em uma etapa da Copa do Mundo, em uma prova onde não faltou emoção. Avancini foi 10º e Cocuzzi 36º e soma mais alguns pontos na busca pela vaga olímpica

Leona Lecomte fez uma corrida solo – abriu uma vantagem de 53 s para a segunda colocada foto: Bartek Wolinski /Red Bull Contet Pool

Com um traçado exigente Albstad é o local das mais importantes provas do mountain bike alemão, o Bikepark recebeu pela oitava vez uma etapa da Copa do Mundo de XCO – com um salto entre a última edição de 2019 disputada sob chuva e em uma pista totalmente enlameada, e este ano provocado pelo cancelamento no ano passado a causa da covid.

A diferença entre a última edição e as disputas do domingo (09/05) foi gigantesca, sem lama e com pista seca o fator sorte contou muito pouco s e prevaleceu a força e a técnica para encarar as duras subidas as curvas fechadas, um traçado exigente.

Na prova feminina se confirmou o duelo de gerações das francesas campeãs mundiais Pauline Ferrand-Prevot(Elite)  e de Loana Lecomte (sub23), as duas não decepcionaram seus fãs e desde a largada buscaram dar ritmo à prova.

Pauline Ferrand-Prevot : “Uma largada catastrófica, sensações medianas e um belo erro de escolha de pneus (por isso perdi muito tempo na descida) Mas estou feliz por ter lutado para manter meu segundo lugar” – foto: Bartek Wolinski /Red Bull Contet Pool

Mas ninguém esperava que a jovem de 21 anos já ao final da volta de largada (star loop) feita no circuito menor com 2,8 km ela conseguisse abrir uma diferença de 18 segundos para o grupo liderado por Kate Courney.

LECOMTE FEZ UMA CORRIDA SOLO

Lecomte encarou a corrida como um desafio solo contra o tempo e volta após volta aumentava o ritmo, fazendo três vezes consecutivas o melhor tempo de volta. Atrás sua compatriota assumiu o comando do grupo onde rodavam,  espalhadas,   Courtney, Jolanda Neff, Sina Frei, Linda Indergand e Haley Batten .

Na passagem da penúltima volta a vantagem de Loana Lecomte era de 1m03 segundos sobre Pauline Ferrand-Prevot que tinha uma vantagem superior aos 20 segundos sobre Batten que havia saído da 15ª posição e entrou na luta pela  3ª posição no pódio com sua compatriota Courtney.   Com uma vantagem tão ampla a jovem campeã sub23, aliviou um pouco o rimo na última volta, cruzando a linha de chegada com tranquilidade, 53 segundos à frente de sua compatriota. No duelo das estadunidenses, Batten conseguiu se firmar no terceiro lugar cruzando 5 segundos à frente de Courtney.

Haley Batten: “Eu só queria fazer uma corrida forte e inteligente, eu implementei isso e, claro, estou muito feliz como foi. 
Tive um começo sólido e, em seguida, trabalhei continuamente para avançar”. – foto: Bartek Wolinski /Red Bull Contet Pool

Loana descreveu assim sua vitória: “Eu não tinha um plano de corrida real, só queria pedalar o mais rápido possível! Depois dos meus resultados no ano passado (ndr.: com o 1º e o 2º lugar nas duas etapas da Copa do Mundo 2020 em Nove Mesto) ,eu sabia que poderia estar na frente e trabalhei em mais alguns ajustes durante o treinamento no inverno. Estou muito feliz com a vitória de hoje ”.

FERRAND-PREVOT SAI DE ALBSTADT COMO LÍDER DA COPA DO MUNDO

Apesar da vitória, Loana não conseguiu o primeiro lugar na classificação da Copa, o 5º lugar no XCC de sexta-feira (07/05) a deixou a 5 pontos de Pauline Ferrand-Prevot que totalizou 325 pontos ao longo das disputas em Albstadt.

“Mesmo que muitos esperassem que eu ganhasse, ainda é um segundo lugar e eu tenho a liderança geral da Copa do Mundo”, declarou Pauline, visivelmente satisfeita com seu desempenho, acrescentando: “Não comecei da melhor maneira e estava muito atrás quando Loana se afastou na liderança. No geral, estive um pouco desatenta no início da corrida e foi difícil recuperar posições no início. Então, tentei encontrar meu próprio ritmo e fazer minha própria corrida. Foi muito difícil porque simplesmente não me senti perfeita hoje – isso se sente em dobro neste circuito difícil”’.

Na disputa pela vaga brasileira para Tóquio , Raiza Goulão ficou na 74ª colocação e Jaqueline Mourão em 93ª

Largada da Elite – lado a lado os melhores mountain bikers em busca da vitória no duro traçado de Albstadt – foto: UCI

Se na prova feminina Loana Comte dominou a situação da primeira à última volta, na corrida masculina foi bem diferente com um jogo aberto ao longo das 6 voltas, tendo Avancini como destaque na largada.

MVDP E AVANCINI EM INÍCIO DE PROVA ALUCINANTE

O brasileiro assumiu a ponta nos 2,8 km da volta de largada, como vem fazendo em suas últimas participações internacionais, busca a ponta, provoca acelerações e tenta abrir vantagem, sendo seguido por Koretzky e Milan Vader e da sensação em todos os terrenos, o holandês Mathieu van der Poel.

Van der Poel   disputou sua primeira prova de mountain bike da temporada, após fazer o Tour de Flandres e agora direcionar sua carreira para duas etapas da Copa do Mundo (Albstadt e Nove Mesto) tendo por objetivo a disputa do pódio no XCO nas Olimpíadas de Tóquio, mas antes,  em julho, deverá correr o Tour de France. 

Victor Koretzky obtve em Albstadt sua primeira vitória em uma etapa da Copa do Mundo – foto: Bartek Wolinski /Red Bull Contet Pool

Mesmo sendo sua primeira prova com ‘pneus gordos’, MVDP teve animo para atacar o grupo e  Avancini e forçar o ritmo na subida  deixando para trás seus adversários. O brasileiro não cedeu ao ataque do grandalhão e seguiu com determinação.

PIDCKOK DO FUNDO AO TOP FIVE EM MENOS DE 2 VOLTAS

Os dois fizeram parte da volta de largada e a primeira volta no circuito de 4.2 km juntos, chegaram a abrir em uma das intermediárias 9 segundos sobre o pelotão liderado, naquele momento, por Nino Schurter.

Se na frente MVDP e Avancini tentaram colocar fogo na corrida, atrás Tom Pidckok, outro que deu um tempo nas provas de estrada com a Ineos-Grenadiers para se dedicar às trilhas fez um esforço sobrenatural para sair da 76ª posição de largada – já no bolo – e abrir caminho em apenas 1 volta e meia já estava com os perseguidores do grupo dianteiro, na 14ª posição e continuou forçando o ritmo.

Avancini começou bem, mas teve dificuldades no meio da prova, se recuperou e terminou em 10º – foto: UCI

Mas antes do início da segunda volta, MVDP reduz o ritmo, parecia algo estratégico, como havia feito no XCC da sexta feira, quando atacou, depois se colocou no grupo e na volta final arrematar, com isso o grupo se reagrupou, Pidcock saltou para a 5ª posição no grupo comandado por Ondrej Cink e Nino Schurter.

O grandalhão MVDP pagou caro a sua ação, a pista com longas subidas não lhe é favorável e foi despencando para o fundo do grupo onde estavam os mais fortes do dia, chegando a rodar na 14ª posição.  Avancini um pouco melhor estava em 10º.  Na frente, Mathias Flückiger, Victor Koretzky e Ondrej Cink ditavam o ritmo, sendo acompanhados a uma pequena distância por Pidcock e o neozelandês Anton Cooper .

Na 5ª volta, Mathias Flückiger dá sinais de força vai em busca da primeira posição, a tensão aumentava entre os ponteiros e escaramuças começaram a ser mais constantes. Atrás MVDP recupera algo do seu folego, mas nada que o coloque na disputa pelas 5 melhores colocações  ao mesmo tempo que Avancini tem um dos seus piores momentos no domingo, deixando claro seu desgaste nos trechos de subida.

foto: UCI

Ao abrir a última volta, o suíço Flückiger dava claros sinais de ser candidato à vitória, vinha com força para encarar as subidas, porém nesse momento crucial o seu canote telescópico para de funcionar e ficou travado numa posição baixa, foi a deixa para o ataque de seu compatriota Schurter e Koretzky e a aproximação de Cink, Pidckok e Anton.

Schurter tomou a dianteira e atacou na primeira longa subida, o que quebrou o pequeno grupo, sendo acompanhado apenas por Koretzky que não perdia a roda do veterano campeão e ainda o desafiava colocando-se ao seu lado.

O ataque final veio no trecho gramado que antecede a reta de chegada, ali o francês colocou toda sua força e arrancou com ímpeto, sem chance de resposta por parte de Nino Schurter, e assim conquistando sua primeira vitória em uma etapa da Copa do Mundo de MTB XCO.

Pidckok fez uma prova épica, saiu da 76ª posição para o top 5 – foto: Bartek Wolinski /Red Bull Contet Pool

Destacando que a prova tinha muita importância para a seleção francesa, pelos pontos para a classificação rumo a Tóquio, Koretzky comentou: “Não posso acreditar, é incrível. Durante meu aquecimento, não senti minha forma, mas depois das duas primeiras voltas estava cada vez melhor. Não corri nenhum risco e apenas me concentrei na linha. Ultrapassei o Nino na última parte no gramado e usei o mesmo sprint do XCC. Estava super quente. Se for para a zona vermelha não é possível recuperar nesta pista, basta seguir o primeiro grupo e, se você tiver boas pernas, ataque”, e comemorou: “Hoje senti a melhor forma da minha vida, espero poder preservar isso ao longo da temporada”. Com o resultado o francês é o líder da Copa do Mundo com 350 pontos,

Nino Schurter, que corre vestindo a camisa de atual campeão europeu disputou quatro provas de  XCO em 2021 ,  terminou em segundo em todas elas,  não se mostrou satisfeito com o resultado comentou: “É difícil de aceitar. Não estou muito contente com o meu segundo lugar. Estou ansioso por Nove Mesto (ndr.: próxima etapa da Copa do Mudno). É uma das minhas pistas favoritas. Tenho boas recordações de lá”.

Flückiger lutou pela ponta nas voltas finais, mas seu canote telescópico quebrou, compromentendo seu desempenho –
foto: Bartek Wolinski /Red Bull Contet Pool

 Mathias Flückiger, 3º colocado e que no começo do mês de maio disputou o Tour da Romandia pela seleção suíça de estrada completando a prova em 53º , comentou. “Tive um pouco de dificuldade em acompanhar os primeiros colocados. Tive alguns problemas para encontrar o meu ritmo, por isso demorei um pouco para chegar ao grupo da frente. Eu sabia que tinha ser consistente nesta pista. A partir daí eu sempre me senti melhor e ataquei uma vez e imediatamente percebi que eu seria o mais forte hoje se eu realmente desse o meu melhor. Na última volta tive um pouco de azar com um problema técnico, pelo que não consegui acompanhar o ataque do Nino na primeira subida da última volta”.

Próxima etapa acontece entre os dias 14 e 16 de maio, em Nove Mesto na Morave, na República Tcheca, onde para muitos é a última chance de tentar a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO UCI DE MOUNTAIN BIKE XCO 1ª etapa – Albstadt  – Alemanha  –  XCO – Cross country olímpico  – volta de largada 2,8 km – circuito 4,2 km Elite Feminina –  volta de largada 2.8 km + 5 voltas x 4,2 km – total 23.80 km (volta mais rápida Loana Lecomte – 13m47s, vel. média 18.26 km/h) – 106 competidoras de 32 países 1- Loana Lecomte – Massi – França 1h21m38s – vel. média: 17.490 km/h 2- Pauline Ferrand-Prevot – Absolute-Absalon BMC +53s 3- Haley Batten – Trinity Racing MTB – Estados Unidos +1m15s 4- Kate Courtney – Scott-Sram MTB Racing Team – Estados Unidos +1m20s 5- Yana Belomoina – CST PostNL Bafang Racing Team – Ucrânia +1m30s 74- Raiza Goulão – Brasil -1 volta 93 – Jaqueline Mourão – Brasil -2 voltas

foto: @UCI

Elite Masculina  volta de largada 2.8 km + 6 voltas x 4,2 km – total 28.00 km (volta mais rápida Victor Koretzky – 11m37s, vel. média 21,67 km/h) – 154 competidores de 37 países 1- Victor Koretzky – KMC-Orbea – França – 1h20m23s 2- Nino Schurter – Scott-Sram MTB Racing Team – Suíça +2s 3- Mathias Flueckiger – Thömus RN Swiss Bike Team – Suíça +23s 4- Ondrej Cink – Kross Orlen Cycling Team – República Tcheca +25s 5- Thomas Pidcock – Grã Bretanha +29s 10- Henrique Avancini – Cannondale Factory Racing – Brasil +2m05s 36- Luiz Henrique Coccuzi – Brasil +4m53s 71- Ulan Galinski – Caloi Henrique Avancini Team – Brasil +8m20s DNF – não terminou – Ghuilherme Gotardello Muller – Caloi Henrique Avancini Team -Brasil

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.