VITTORIA VAI ÀS COMPRAS E ADQUIRE A TRADICIONAL A.DUGAST

A fabricante italiana de pneus para bicicleta Vittoria foi às compras e agora tem ao seu lado a tradicional A.Dugast, fabricante holandesa de pneus especialíssimos para competição. Objetivo desenvolver tubulares e pneus especiais ainda melhores atendendo quem busca alta performance

Stijn Vriends, presidente e CEO do Vittoria Group e Richard Nieuwhuis, da A.Dugast – foto: A.Dugast-Vittoria Group

Mais um passo da Vittoria, após quase um ano da marca voltar a ter seu controle em mãos de um fundo de investimento 100% italiano, o grupo saiu às compras e apontou para uma indústria de nicho, uma fábrica ultra especializada na produção de tubulares especiais de algodão e seda feitos à mão e que equipam a bicicleta de alguns dos mais importantes ciclistas, a holandesa A. Dugast.

Talvez para o grande público a A. Dugast seja uma desconhecida, mas seus tubulares e pneus tubeless equipam as bicicletas de alguns campeões do ciclocross como Mathieu van der Poel, Nino Schurter no mountain bike, na pista com  Jeffrey Hoogland – e também na estrada e para bicicletas tandem e para cadeiras de roda de competição.

EMPRESA MANTEVE-SE FIEL AO PRODUTO FEITO A MÃO

A empresa tem origem na França, nos anos de 1970 quando André Dugast produzia pneus flexíveis com uma produção de 1000 a 2.500 pneus por ano, naqueles tempos era quase uma empresa de um homem só que se encarregava da produção e da comercialização – muitas vezes feitas horas antes das corridas quando levava pneus com compostos especiais.

Tubulares são produzidos manualmente – foto: A.Dugast

Em 2002 foi adquirida por Richard Nieuwhuis, ex-funcionário da Time que havia se tornado amigo de Dugast . Com o tempo o holandês  levou a produção e o desenvolvimento de produtos para Oldenzaal, na Holanda e de lá vem construindo uma forte reputação fornecendo tubulares para campeões mundiais de ciclocross e de pista, atualmente sua produção anual está entre os 10 a 15 mil pneus especiais.

Foi Nieuwhuis em parceria com o campeão mundial Thomas Frischknecht o primeiro a desenvolver os tubulares para o mountain bike. Os Rhino XL tornaram-se modelo lendário entre muitos mountain bikers nas provas da Copa do Mundo.

Com a chegada da A.Dugast, a Vittoria busca se fortalecer num nicho de mercado e reforçar a capacidade de desenvolvimento e produção de ambas as marcas, com base no know-how inovador e nas capacidades de fabricação globais compartilhadas.

Produtos da A.Dust equipam bicicletas de campeões – Foto: A. Dugast

A Vittoria aposta na especialização dos holandeses que tem um amplo conhecimento do mercado, do produto e dos processos para a fabricação dos tubulares de algodão e seda que construíram uma reputação única na indústria como verdadeiros especialistas em pneus de alta qualidade. Segundo informa o grupo Vittoria as atividades de produção e desenvolvimento na Itália e na Tailândia se beneficiarão, do poder inovador da A. Dugast.

A.DUGAST PRODUZ SÉRIES ESPECIAIS PARA GRANDES CAMPEÕES

De olho no mercado de alta performance e para não perder esse  patrimônio  A. Dugast manterá sua produção na Holanda e com isso dando fôlego à Vittoria com a produção de pneus e tubulares especiais ou séries limitadas ou mesmo sob encomenda para as duas marcas. O primeiro produto a sair desse acordo é um tubular exclusivo feito à mão em edição limitada para “L’Eroica” que será apresentado em breve.

Algumas equipes utilizavam os tubulares da A.Dugast mesmo tendo parceria técnica com a Vittoria. É o caso da Jumbo-Visma, como destaca o diretor administrativo das equipes de ciclismo Richard Plugge que comenta a notícia: “Trabalhamos com sucesso com A. Dugast e Vittoria por muitos anos e pudemos contar com seus excelentes produtos e suporte para nossos ciclistas. Apenas neste ano, ciclistas como Wout Van Aert e Marianne Vos ganharam muitas corridas em ciclocross e corridas de estrada usando pneus de algodão de ambas as marcas. Estamos satisfeitos que esta parceria irá desenvolver ainda mais a excelência holandesa no ciclismo em um grupo internacional”.

foto: A.Dugast

Quem também utiliza as duas marcas é a  Alpecin-Fenix de Mathieu Van der Poel, a equipe utiliza os  tubulares A.Dugast no ciclocross e na estrada corre com Vittoria, a direção da equipe comentou: “As carcaças de algodão flexível de A Dugast e Vittoria garantem excelente desempenho de rolamento e contato superior com o terreno, permitindo-me usar toda a força em corridas longas até o sprint final. A união dessas duas marcas vencedoras com certeza apoiará o progresso no desempenho no ciclismo”.

MARCA TEM PRESENÇA FORTE NO CICLOCROSS

O Vittoria Group adquiriu a propriedade total da A. Dugast, seu proprietário Richard Nieuwhuis com a negociação obteve uma participação minoritária no grupo empresarial italiano e continuará a dirigir a A. Dugast mantendo seus funcionários históricos, enquanto assume um papel ativo nos processos de inovação do grupo italiano. Richard Nieuwhuis comenta: ”No Grupo Vittoria encontramos um parceiro com o qual podemos realizar grandes coisas para o futuro da A. Dugast e nossos produtos para atletas. Estou emocionado por poder contribuir para o impulso inovador da equipe”.

As duas empresas compartilharão ações comerciais globalmente com  isso oferecendo uma linha mais ampla de produtos. A  fábrica da A. Dugast na Holanda também se tornará um ativo regional para soluções circulares e de  pesquisa em produtos sustentáveis. Stijn Vriends, presidente e CEO do Vittoria Group, comenta: “Estamos extremamente orgulhosos de trabalhar com Richard para tornar a linha de produtos A. Dugast ainda mais rica e encontrar os próximos níveis de desempenho e sustentabilidade em pneus de bicicleta juntos”.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.