A Capoliveri Legend XCO na Ilha de Elba, na Itália foia primeira prova do calendário internacional de Henrique Avancini em 2021. O atual número 1 do rankling da UCI mostrou estar em muito boa forma, apesar da longa viagem e do fuso horário, e em mais um duelo com Nino Schurter o brasileiro levou a melhor. No feminino Kate Courtney dominou a prova de ponta a ponta
As disputas internacionais começaram para Henrique Avancini e em seu primeiro confronto com os grandes mountain bikers da elite mundial, o brasileiro levou a melhor na Capoliveri Legend XCO Isola D’Elba, segunda etapa da Internazionali d’Italia Series.
O traçado da pista foi desenvolvido pela equipe do Capoliveri BikePark e tem uma extensão de 4 km e um desnível de 170 metros, com destaque para seu magnifico visual à beira do Tirreno.
Debaixo de sol e um circuito desafiador montado na região mineiradora de Capoliveri com seu solo ferroso e muito empoeirado Avancini deu as cartas da disputa, primeiro acompanhando muito de perto o multicampeão suíço Nino Schurter que tomou a dianteira logo na volta de abertura.
Nino e Avancini foram acompanhados pelos italianos Mirko Tabacchi e Daniele Braidot que cedeu sua posição ao francês Máxime Marote e ao seu irmão Luca.
Na quarta volta o brasileiro assumiu a primeira posição e o comando da prova, forçando o ritmo e tentando despachar a Nino Schurter que permanecia em sua roda seguido pelo francês Marote.
Muito marcado até a última volta, Avancini atacou a última passagem pelo rock Garden com determinação e manteve-se na dianteira, chegando em primeiro reta oposta antes de um cotovelo que levava para a linha de chegada onde se impôs, cruzando em primeiro com uma vantagem de duas bicicletas sobre o suíço Nino Schurter.
Na prova Feminina, Kate Courtney não deu margem às adversárias e assumiu a ponta, apesar da italiana Chiara Teocchi tentar se aproximar, a estadunidense forçou as pedaladas nas duas voltas finais e conseguiu abrir uma boa vantagem. A jovem dinamarquesa de 21 anos, Caroline Bohé não conseguiu acompanhar o ritmo das ponteiras, mas foi a quem menos cedeu terreno mantendo-se na terceira posição
A Internazionali d’Italia Series acontece em 5 etapas – a primeira foi disputada em Andora, na Ligúria, no último dia 8 de março e teve como vencedores aos suíços Lars Fortes e Jolanda Neff. A 3ª etapa acontece no próximo final de semana (11/04) em Nalles, Bolzano na região do Alto Adige com a disputa da 20ª edição da Marlene Südtirol Sunshine. Em junho mais duas etapas – Valle di Casies na região do Trentino e La Thuile no Vale d’Aosta.
Internazionali d’Italia Series – Capoliveri Legend XCO Isola D’Elba – 5/4/2021
Open Feminina 1 volta de largada circuito curto + 6 voltas
1- Kate Courtney – Scott Sram MTB Racing Team – Estados Unidos – 1h36m10
2- Chiara Teocchi – Trinity Racing – Itália +25s
3- Caroline Bohe (sub23) – Ghost Factory Racing – Dinamarca +47s
4- Eva Lechner – ASD Team Bramati Trinx Factory Team +3m56
5- Sofie Heby Pedersen (sub23) – Sel. Nacional Dinamarca +4m07
Open Masculina 1 volta de largada circuito curto + 7 voltas
1- Henrique Avancini – Cannondale Factory Racing Brasil – 1h34m29s
2- Nino Schurter – Scott Sram MTB Racing Team – Suíça +1s10
3- Maxime Marote – Santa Cruz FSA Pro Team – França +2s
4- Luca Braidot – Santa Cruz FSA Pro Team – Itália +19s35
5- Radu Dascalu – Trek Pirelli – Romênia +32s10