A evolução do modelo Prevail II com a adoção das soluções Vent com a remoção de um total de sete “pontes” de espuma do centro e das laterais para criar canais de circulação de ar mais eficazes se traduz em um incremento de 20% nas áreas ventiladas do capacete. A melhoria, segundo a Specialized , contribui para regular melhor a temperatura do ciclista e por consequência contribuindo para um melhor desempenho
Esquentar a cabeça durante a pedalada pode tirar qualquer ciclista da disputa ou provocar um desgaste desnecessário em uma pedalada mais longa. A Specialized pegou o seu capacete S-Works Prevail II, lançado em 2010 como Prevail e aperfeiçoado seis anos depois, e para 2021 fez melhorias que se traduzem em melhor ventilação e consequentemente um design mais leve.
Segundo a marca californiana, os canais de ventilação da versão Vent, permitem que o ar flua pela cabeça do ciclista 18% mais rápido do que no modelo Prevail II. Coloque a esse conceito a velocidade da passagem do ar pela sua cabeça e quanto mais rápido ela for, a sensação de calor na cabeça é removida mais rapidamente, mantendo o ciclista mais fresco. Esse processo é denominado ‘transferência de calor por convecção ‘ ou para melhor compreensão: o calor é removido da cabeça pelo ar que atravessa pelos canais do capacete.
O capacete foi todo redesenhado pelos engenheiros da Specialized; as maiores mudanças estão na parte interna do casco que recebeu cordões de Aramida de alto módulo produzidos roboticamente que aumentam a resistência interna e possibilitaram a remoção das sete “pontes” de espuma EPS do centro e das laterais, criando canais de ventilação 20% mais eficazes que os do Prevail.
PREVAIL II VENT – CABEÇA FRESCA, MELHORES PEDALADAS
Para o fabricante, quanto mais ventilado, mais rápido se pode pedalar. Esse é o conceito Vent, já adotado em sapatilhas da marca.
O S-Works Prevail II Vent apresenta o sistema de fixação minimalista de “pulseira” do MIPS SL, proporcionando de 10 a 15 milímetros de rotação em todas as direções, segundo a Specialized, isso ajuda a reduzir forças rotacionais que atuam no cérebro em caso de colisão, oferecendo os mesmos benefícios de proteção que outras versões do MIPS.
O novo capacete tem um exclusivo kit de kit de almofada MIPS redesenhado com reforço ‘ripstop’ perfurado para respirabilidade aprimorada, criando um capacete com conforto contínuo e desempenho incomparável.
MODELO É UM DOS MAIS SEGUROS DO MERCADO
No quesito segurança, o modelo levou cinco estrelas, a classificação mais alta do Virginia Tech Helmet Rating e o fabricante destaca que o capacete é um dos mais seguros do mercado.
Claro que a marca colocou na cabeça dos ciclistas das equipes patrocinados por ela o S-Works Prevail II. Ciclistas da Deceuninck-Quick Step, Bora-Hansgrohe no pelotão World Team, SD Worx no pelotão UCI Womens World Team e a Continental L39ion of LA já tem como opção para as corridas o novo modelo.
Um capacete desse nível tem seu preço, e não importa o país que você estiver, ele se encaixa na faixa dos mais caros, mas é preciso entender toda a segurança que este tipo de modelo oferece e seu peso reduzido, algo em torno de 228 gramas e a tecnologia da sua construção que fazem o diferencial. No Brasil, o S-Works Prevail II terá um preço de venda sugerido ao consumidor de R$ 2.279 e estará disponível em três cores.