Com a vitória na penúltima etapa da Copa do Mundo de Ciclismo Feminina, disputada em Vårgårda na Suécia, a campeã belga Jolien d’Hoore da equipe Wiggle Honda assume a liderança, a próxima etapa no próximo final de semana encerra o torneio
A nona etapa da Copa do Mundo Feminina embaralhou mais uma vez a classificação geral, na etapa de 133,5 km três ciclistas lutavam pela primeira colocação. Na largada Lizzie Armistead teria a sua equipe Boels Domans buscando defender a liderança, no ataque Anna van der Breggen/Rabo Liv e Elisa Longo Borghini/Wiggle Honda tentando desbanca-la. Ao final da prova uma reviravolta na classificação, deixa ainda mais animada a próxima etapa a ser disputada no dia 29 de agosto.
Nas estradas de Vårgårda a primeira a dar ação foi Elena Berlatto, da italiana Ale Cipollini que com apenas 40 minutos de corrida foi ao ataque; com a conivência do pelotão chegou a colocar uma vantagem de 50 segundos. Berlatto passou sozinha pelo trecho de 2,5 km formado por um piso de terra batida e cascalho que muito lembrava os trechos da italiana Strade Bianche. Não querendo correr riscos Lizzie Armitstead resolveu ir para aponta do pelotão e forçou o ritmo esticando o grupo. A fuga de Berlatto foi neutralizada ao chegar no circuito de 11 km quilômetros aonde as ciclistas teriam de dar sete voltas.
No sinuoso circuito a competição se tornou mais tensa, com ataques mais constantes vindo de várias equipes. As garotas da Orica AIS foram pra ponta tentando escoltar sua líder Emma Johansson. Na sexta volta no circuito, Trixi Worrack/Velocio Sram atacou o grupo que vinha esticado. A sua ação foi acompanhada por Lucinda Brand/Rabo Liv e Megan Guarnier/Boels Dolanas. Mas a tentativa foi neutralizada por um pelotão que vinha veloz.
Uma volta depois, mais uma tentativa de Trixi Worrkack acompanhada pro Megan Guarnier e Giorgia Bronzini. Porém o pelotão mantinha um controle muito fechado. O jogo de ataques e contra-ataques tornou-se constante e isso desgastou e alongou o pelotão.
A poucos quilômetros da chegada as garotas da Rabo Liv sob o comando de Lucinda Brand resolvem forçar o ritmo, sobre o já desgastado pelotão. No último quilômetro, quando as equipes se preparavam para lançar suas sprinters, Jolien d’Hoore optou por marcar Anna van der Breggen . Na última curva a 300 metros da chegada, uma queda deixou a líder da Copa do Mundo, Lizzie Armiststead “cortada” fora da disputa e sem ação para defender a sua colocação.
A campeã belga Jolien d’Hoore foi ao ataque saindo da roda de Van der Breggen levando para a chegada sua companheira de equipe Bronzini. As garotas da Wiggle Honda fizeram a dobradinha deixando a terceira posição para Lisa Brennauer/Velocio Sram. O prêmio de combatividade na etapa, oferecido pela Sufferfest foi para Amanda Spratt/Orica AIS pelos sucessivos ataques ao longo do dia. A melhor jovem Katarzyna Niewiadoma/Rabo Liv mantém sua liderança com folga.
Faltando apenas uma etapa para o encerramento da Copa do Mundo de Ciclismo Feminina, a disputa ainda está aberta. A vitória de D’Hoore em Vårgårda colocou a campeã belga , que já havia vencido a primeira etapa disputada na Holanda (a Ronde Van Drenthe) no primeiro lugar na Copa do Mundo Feminina totalizando 391 pontos; sua participação não estava certa no GP de Plouay, última etapa, porém o resultado pode leva-la a correr pelo título geral, pois o segundo e terceiros lugares estão em mãos de ciclistas de outras equipes – Anna Van der Breggen/Rabo Liv (385 pontos) e Lizzie Armiststead/Boels Dolmans (364 pontos) – e todas tem boas chances de tomarem a primeira colocação – apesar de sua companheira de equipe Elisa Longo Borghini com 320 pontos ainda estar na disputa. Para o GP de Plouay a tensão e disputa já estão garantidas.
Melhores momentos :
Copa do Mundo de Ciclismo – Crescent Vårgårda
133,5 km – velocidade média da vencedora 40,0 km/h
1- Jolien D’Hoore/Wiggle Honda – 3h19m23s
2- Giorgia Bronzini/Wiggle Honda – mt
3- Lisa Brennauer/Velocio Sram – mt