A primeira etapa do Tour de l’Avenir disputada em um domingo chuvoso entre Chablis e Toucy foi marcada pela fuga vitoriosa do alemão Jonas Koch, Caio Godoy e André Gohr chegam com o pelotão principal. A camisa amarela continua com Soren Kragh Andersen.
Os 160,1 km da primeira etapa do Tour de l’Avenir foi marcado por constantes tentativas de fugas, porém o ataque do alemão Jonas Koch foi o mais consistente. Ao longo da prova sua vantagem sobre o grupo chegou à casa dos 13 minutos. A primeira tentativa de dar caça à sua escapada aconteceu quando ainda faltavam 75 km para o final com o suíço Gian Friesecke, o dinamarquês Mads Pedersen. A ação foi acompanhada pelo esloveno David Per e o polonês Michal Paluta.
Os franceses resolveram sair em bloco em busca do grupo perseguidor. Nans Peters, Jérèmy Maison, Elie Gesbert e Guillaume Martin. A ação foi positiva com isso formou-se um grupo de 8 ciclistas dando caça ao alemão que pedalava sozinho . Faltando 5 km para a chegada o bloco de caçadores foi neutralizado, faltando 3 km para a chegada Koch tinha uma vantagem de 1m20s.
Nos quilômetros finais o alemão começou a pagar o preço da longa fuga em solitário, ao cruzar o pórtico do último quilômetro o dinamarquês Mads Würtz resolveu “saltar” do pelotão e ir em busca do escapado.
Jonas Koch conseguiu concluir sua fuga solitária que se estendeu por mais de 130 km e ainda chegando com uma vantagem de 11 segundos sobre Mads Würtz Schmidt e com 14 segundos sobre um pelotão compacto com Simone Consonni na cabeça. Os brasileiros Caio Godoy e Andre Gohr chegaram com o mesmo tempo do pelotão principal formado por mais de uma centena de ciclistas.
O maillot jaune se mantém em poder do dinamarquês Soren Kragh Andersen com uma estreita vantagem de 1 segundo sobre o italiano Gianni Mosconi. Na terceira posição na GC a 4 segundos, aparece o colombiano Sebastian Henao que não teve uma etapa muito tranquila ao enfrentar problemas mecânicos.
Na segunda-feira (24/08) acontece a 2ª etapa entre Avallon e Arbois com 193,5 km com duas colinas de 4ª categoria antes da metade do percurso as Côtes de Suze e d’Ivry-la-Montagne. Trata-se da etapa mais longa da volta do futuro, espera-se um pelotão rodando compacto, poucos ousarão um ataque como o do alemão Koch, o que pode desenha uma etapa para velocistas.
1ª Etapa Chablis a Toucy 160,5 km
1- Jonas Koch /Alemanha – 3h57s30
2- Mads Würtz Schmidt /Dinamarca a 11s
3- Simone Consonni/Italia a 14s
74 – Caio Godoy/Brasil-Centro Mundial de Ciclisno 14s
102- Andre Gohr/Brasil-Centro Mundial de Ciclismo 14s
Classificação Geral após a 1ª Etapa
1- Soren Kragh Andersen/Dinamarca 4:02:37
2- Gianni Moscon /Italia a 1s
3- Sebastian Henao/Colombia a 4s
4- Jonas Koch/Alemanha a 5s
5- Mathieu Van Der Poel/Holanda a 5s
81- Caio Godoy/Brasil-CMC a 27s
96- André Gohr/Brasil-CMC a 34s