Estudo feito nas ruas de Bruxelas revela que ao ultrapassar ciclistas os motoristas adotam um maior distanciamento para aqueles que tem suas bicicletas equipadas com cadeirinhas infantis e podem estar transportando crianças
Estudo publicado recentemente na Europa sobre os comportamentos de segurança no trânsito, e sobre as tendências dos motoristas nas ultrapassagens, verificou que quando a bicicleta está equipada com uma cadeirinha infantil a tendência é de que se dê mais espaço, e segurança ao ciclista.
Sob o título de ‘O impacto de uma cadeirinha e o reboque de bicicleta infantil no comportamento objetivo de ultrapassagem de veículos motorizados que passam por ciclistas’, a pesquisa que faz parte de um estudo denominado Psicologia do Trânsito e Comportamento, buscou entender quais as reações dos motoristas e a distância de ultrapassagem ao passar por uma bicicleta equipada com cadeirinha infantil ou reboque.
O estudo foi realizado em estradas de Bruxelas, capital da Bélgica com dados de 19 viagens de bicicleta feitos sempre na mesma estrada com variáveis que incluíram horários do dia, infraestrutura disponível como ciclovia e faixa de compartilhada de trânsito, e o ciclista sem a criança, a bicicleta com a cadeirinha e a bicicleta equipada com um reboque/trailer para transporte de criança.
Os resultados apresentados são muito claros e apontam que quando o ciclista transporta uma criança na bicicleta, a distância lateral de ultrapassagem é pelo menos 10 centímetros maior.
Quando a cadeirinha infantil não estava instalada, as ultrapassagens perigosas, aquelas com distância inferior ou igual a 100 cm, aumentaram drasticamente, principalmente durante os horários de pico da manhã, entre as 7h e as 9h. Foi constatado que 35,3% das ultrapassagens durante esse horário do dia foram muito próximos quando não havia uma criança, e caiu para 21,8%, um número ainda perigoso, quando o ciclista estava com seu filho na cadeirinha ou levava um reboque infantil.
O estudo conclui que os motoristas ao visualizarem ciclistas que transportam crianças tendem a fazer ultrapassagens mantendo distâncias laterais maiores, e portanto mais seguras.
Em geral, com 25,3% das manobras de ultrapassagem sendo feitas a uma distância de 100 cm; apenas 1 metro uma distância não muito segura, pois caso o ciclista precise fazer uma manobra ou movimento repentino para desviar de um buraco ou alguma sujeira na rua há uma situação de risco e tensão, por isso o estudo aponta a necessidade de uma maior fiscalização por parte das autoridades para o cumprimento das regras de trânsito no que diz respeito às distâncias de ultrapassagens de bicicletas e promover, inclusive campanhas educativas para motoristas.