Pelo segundo ano consecutivo o Instituo Mairiporã recebe o MTB Festival, evento que coloca em disputa os títulos brasileiros MTB XCC, XCO e e –MTB, mais uma vez com o destaque da transmissão pelo canal por assinatura BandSports e neste ano com mais duas novidades pelo streaming no site da RedBull TV e no domingo com sinal aberto da Bandeirantes para a prova promocional de Downhill
A partir de sexta-feira (30/11) começam a disputas do MTB Festival evento que sedia o Campeonato Brasileiro de MTB XCO e XCC que tem sua segunda edição disputada nas amplas instalações do Instituto Mairiporã, desta vez sem a presença de público e seguindo um rigoroso esquema de controle onde todos os participantes (competidores, pessoal das equipes e pessoal da produção do evento) terão de apresentar testes de PCR para Covid-19 além da utilização obrigatória da máscara em toda as áreas.
A competição será aberta com a disputa do 2º campeonato brasileiro de e-MTB com os competidores entrando às 8h da manhã na pista de 4.788 metros de extensão e uma altimetria acumulada de 193 m por volta, esse será o mesmo traçado utilizado para as provas de cross country olímpico que acontece no sábado.
Na sexta-feira, à tarde, a partir das 13 horas acontece a disputa do Campeonato Brasileiro de MTB XCC – em circuito curto, short track, para a Elite feminina e masculina com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports e pela REdBullTV.
A prova de XCC será disputada em um circuito inédito com 1.680 metros e 48m de altimetria acumulada por volta.
O sábado (31/10) está reservado para as disputas das provas de Cross Country (XCO) Sub23 e Elite masculina e feminina no circuito de 4.788 metros de extensão e uma altimetria acumulada de 193 m.
Em relação à edição à pista do ano passado, o traçado passou por algumas modificações. “Temos várias alterações no traçado do XCO neste ano. A parte da pista da ‘Brinquedoteca’ foi reformulada, com novos obstáculos. Temos novas pontes e fizemos reformulações de alguns trechos em matas. O circuito está mais dinâmico e divertido, com vários wall rides. Seguimos com o trecho de rock garden e desta vez um novo ponto de apoio técnico feito em duas vias”, destaca o organizador do MTB Festival, Fabio Caldeo.
O XCO feminino acontece às 11h30 e o masculino às 13h30 com opção para o público que está em casa assistir pelo canal por assinatura BandSports ou pela RedBullTV.
Na prova feminina, a atual campeã brasileira Letícia Cândido tentará manter o título, mas terá de enfrentar outras fortes competidoras como Raiza Goulão e Viviane Favery e a campeã brasileira de estrada de 2019 Danilas da Silva.
No masculino todo o favoritismo é de Henrique Avancini que entra na disputa em busca de seu 6º título da categoria Elite. Para tentar tirá-lo da primeira posição Luiz Henrique Cocuzzi, Guilherme Müller, Shermann Trezza e mais um pelotão que terá de mostrar muita técnica e ótimo condicionamento físico para tentar destronar o do nº 1 do ranking da UCI – tarefa nada simples.
No domingo (1/11) além das varias categorias do XCO – infanto-juvenil, juvenil, júnior, Sub30, Master A1 , A2, B1, B2, C1, C2, D1 e D2 – acontecerá em paralelo uma prova promocional de Downhill para biker’s convidados.
O evento de Downhill terá transmissão pelo Bandsports e na tevê aberta pela Band, às 10 horas.
O MTB Festival continua no feriado de Finados (2/11) com a disputa da Trail Run – corrida de montanha.
MTB Festival RedBull TV
Para assistir a RedBull TV, acesse o site http://redbull.com.br/mtbfest, ou baixe o app da Red Bull TV disponível na App Store e na Play Store.
BandSports
NET/Claro TV, nos canais 75 ou 575 (HD); Nossa TV, no canal 37; Oi TV, no canal 168 (HD); Sky, nos canais 210 ou 610 (HD); Vivo TV canais 575, 463 (Amazonas), 878 (HD; Amazonas) E 49 (HD; Intelsat 34); E BluTV, no canal 347 (HD).
TV Bandeirantes