Com aproximadamente 15 kgs é uma das mais leves do mercado; com uma autonomia que pode superar os 120 quilômetros a Specialized Turbo Vado SL é a evolução da e-bike e coloca-se, neste momento em que a bicicleta será chave para para os deslocamentos pós pandemia, como sonho de consumo para pedalar pela cidade
Desde que surgiram as bicicletas elétricas sempre tiveram um inconveniente: seu peso excessivo com a maioria dos modelos ultrapassando facilmente os 20 kgs. A nova Specialized Vado SL muda radicalmente isso com uma redução de quase 40% quando comparada com a maioria de modelos de outras marcas, ou mesmo com a sua predecessora a Vado que pesa 23 kgs. A redução de peso poderá fazer muita diferença na hora de levar a bicicleta para o seu “estacionamento” e tiver que subir uma escada ou mesmo acessar o escritório ou uma estação de metrô,
Se a redução de peso pode parecer pouco, vale destacar que os aqueles modelos de bicicletas a pedal – do tipo “Barra” – pesam os mesmos 15 quilos desta bicicleta com motor, bateria e com muita tecnologia embarcada.
A evolução da Vado traz ao consumidor a tecnologia Specialized SL 1.1 desenvolvida para os modelos de estrada Turbo Creo SL e de mountain bike Turbo Levo SL, porém ajustes para um uso voltado ao lazer e aos deslocamentos diários, resultando em uma bicicleta mais “tranquila” em um primeiro momento, mas que não perde desempenho ao longo das pedaladas (e lembre-se que é uma pedelec ou seja de uma bicicleta a pedalada assistida onde o usuário tem que pedalar constantemente para manter a bicicleta em movimento). Tudo isso empurrado por um motor muito leve, pesa 1,95 kgs, praticamente a metade do peso de modelos tradicionais de bicicletas a pedalada assistida
Para entender um pouco o sistema Specialized SL 1.1 ele entrega potência de forma suave e progressiva, não tem uma arrancada nervosa, sem curvas de potência forçadas, solavancos ou saltos do motor, se traduz em uma pedalada tranquila. Seu motor entrega até 240 watts e 35Nm de potência totalmente sincronizados com a sua cadência de pedaladas, indo de 0 a 25 km por hora de forma suave.
Vale lembrar que atendendo a legislação de e-bikes o motor corta quando se atinge a velocidade máxima de 25 km/h porém isso acontece se forma imperceptível sem cortes bruscos ou arrasto, a pedalada continuará sendo leve e confortável.
Mas se você parar para olhar a Vado SL vai precisar prestar muita atenção, ou ser um conhecedor de bicicletas para perceber que se trata de uma e-bike, tudo é muito compacto e visualmente agradável, remetendo a uma bela bicicleta urbana. Porém em seu tubo inferior ou down tube está instalada uma bateria de 320 Wh que possibilitam uma autonomia de até 130 quilômetros quando o ciclista utiliza o programa ECO – mais econômico de pedal.
Se os mais de 100 quilômetros em uma viagem ou em um pedal pela cidade parecem pouco, há ainda um opcional, removível e muito compacto e de fácil recarga – o Range Extender que garante uma autonomia adicional de até 65 km. Essa carga extra pode ser levado em um suporte de caramanhola normal, a fábrica indica do Specialized Z-Cage, junto com a correia inclusa, para segurança máxima—especialmente em terrenos mais acidentados.
O tempo de recarga da Turbo Vado SL é de aproximadamente 2 horas e 35 minutos para ir de 3% a 100% da potência , já o Range Extender leva aproximadamente 3 horas e 20 minutos. A bateria interna e o Range Extender podem ser carregados simultaneamente, com uso de um cabo “Y”, e sua carga vai de 3% a 100% em 3 horas e 20 minutos.
Se ainda o usuário for ao limite da autonomia, quando o nível da bateria fica abaixo de 15%, a Turbo Vado SL automaticamente reduz a potência do motor a 75%; a 10% da carga o sistema reduz a potência do motor a 50%. A 5% a redução vai a 25% da potência. Essa redução de potência é para preservar a saúde da bateria e garantir uma maior vida útil desse componente; se a bateria acabar dá para pedalar pois o motor libera o sistema para um pedal tradicional.
Essa autonomia está intimamente ligada ao cada um dos 5 modos de assistência adotados para a pedalada: OFF, ECO, SPORT, e TURBO, assim como SMART CONTROL.
O modo ECO incrementa seus esforços em até 30%; o modo TRAIL até 60%; e o modo TURBO utiliza até 100% da potência do motor— ou seja libera 240 watts. Cada um dos três modos pode ser ajustado quase infinitamente para personalizar seus níveis de potência, através do App Mission Control. O modo sem assistência (OFF) é como pedalar uma bike clássica — o motor foi projetado especificamente para não acrescentar nenhum arrasto quando o motor estiver desligado.
Todos esses ajustes podem ser feitos pelo App Mission Control que permite uma customização do motor Turbo da Vado SL conforme as necessidades e preferências pessoais, porém esses ajustes estão programados para respeitar os limites de velocidade para e-bikes de cada país e a Specialized não autoriza que esse ajuste de motor seja alterado para ultrapassar os limites legais estabelecidos.
Através do app pode-se utilizar a funcionalidade Smart Control – onde o usuário informa distancia ou tempo e carga disponível ao final do pedal. Com essas informações o Smart Control gerencia o uso da bateria, possibilitando que se cumpram esses objetivos. Isso é feito através de um algoritmo inteligente que verifica o estado da bicicleta a cada dez segundos.
Ao usar Smart Control, os modos de assistência não podem ser alterados no TCU no tubo superior da bike. Ao escolher desligar a assistência da bike e pedalar sem qualquer auxílio de motor, o sistema ainda estará ligado e enviando ou compartilhando dados para aplicativos ou dispositivos ANT+ habilitados. Durante a apresentação para o mercado brasileiro, também foi informado que em breve será possível integrar a programação do desempenho da bicicleta a roteiros preestabelecidos por dados do GPS
Para quem optar pela programação direto na bicicleta isso pode ser feito por meio da TCU – Turbo Control Unit – Unidade Controle Turbo através de dois botões e um display com o nível da bateria. O botão inferior é usado para ligar ou desligar a bike, e o superior é usado para selecionar os modos de assistência— ou pedalar sem nenhuma assistência. Além disso a TCU pode ser acessada pelo controle remoto instalado no guidão, o Handlebar Remote, oferece esses controles de forma ergonômica, na ponta dos dedos.
O novo quadro Smartweld, impressiona e segundo a fábrica ela é muito confortável, mesmo que tenha um visual de forte inspiração esportiva que a coloca em uma faixa das bicicletas hibridas ou fitnes . Porém aqui há de se destacar o posicionamento do motor, na parte baixa da bicicleta e com uma distribuição equilibrada o que facilita na hora de carrega-la de um lugar a outro.
Os pneus garantem muito conforto o modelo Vado 4.0 SL EQ o primeiro a chegar ao brasil vem equipada com 700x38mm, porém a bicicleta tem espaço para pneus de até 42mm ou ser substituíds por pneus 650b de até 47 mm. Os modelos 5.0 , com suspensão ainda não estão disponíveis no Brasil, mas eles trazem a tecnologia Future Schock – patenteada pela Specialized.
Todos os modelos Vado vem equipados com sistema de frenagem a disco, transmissão 1X (coroa simples).
Como se trata de uma bicicleta pensada para o uso urbano traz faróis dianteiro e traseiro integrados, adesivos refletivos de alta visibilidade, selins e manoplas ergonomicamente projetados e no modelo EQ um útil bagageiro traseiro.
No Brasil o primeiro modelo que já está disponível é a Turbo Vado SL 4.0 EQ – equipada com paralamas, bagageiro. Comercializada por R$ 27.999,00 nos tamanhos SM, MD, LG, e XL.