Em seu constante processo de repassar a evolução tecnológica aos demais produtos de sua linha, a Shimano que já oferecia a transmissão 12×1 para os grupo XTR, XT e SLX agora disponibiliza essa opção para o seu grupo de entrada da linha alta de mountain bike: o conceituado grupo Deore . Além das 12 velocidades a família Deore também ganhou novidades nas versões de 11 e 10 velocidades
Em lançamento mundial a Shimano apresentou, em 7 de maio, a evolução da linha Deore que agora contará com a série Deore M6100 de 12 velocidades e novidades para os componentes das versões Deore M5100 de 11 velocidades e DEORE M4100 de 10 velocidades. Em todos os casos para o consumidor, na hora da compra, haverá vantagens pois terá disponível um produto com toda a tecnologia da linha top a preços mais competitivos, e aí mais uma vez o Deore pode ser uma escolha certeira para quem quer se aventurar por trilhas e até encarar competições.
Carregando o mesmo DNA dos grupos top de linha XTR, XT, SLX a série Deore M6100 é compatível com todas elas, possibilitando a montagem entre todos os grupos dessas famílias. As versões Deore de 11 e 10 velocidades trazem pinhões com a tecnologia HG HYPERGLIDE que garantem respostas de mudanças de marchas mais rápidas, alavancas 2-WAY RELEASE (liberação dupla), câmbios SHIMANO SHADOW RD+ e controles para guidão I-SPEC EV oferecendo soluções de alto valor tecnológico ao usuário.
DEORE 12V
Toda a tecnologia desenvolvida pela Shimano para as relações 12×1 também está embarcada na série Deore M6100. A pedivela com coroa única (FC-M6100) vem com um acabamento em duas tonalidades (brilhante e matte nas partes rebaixadas) e a logo-marca Deore recebeu um tratamento holográfico que produz um belo efeito visual, mudando a cor dependendo da luz que recebe e do ângulo em que esta é visualizada.
Essa versão de pedivela Deore para o 12×1 (single) traz a mesma tecnologia DYNAMIC CHAIN ENGAGEMENT+ presente nas pedivelas XTR, SHIMANO DEORE XT e SLX com perfil de dentes estreito-largos, garantindo uma melhor retenção da corrente, e com isso também garantindo maior suavidade e um sistema de marchas mais silencioso. A substituição da coroa é simples e rápida pois a pedivela tem um sistema de montagem direta.
Com duas opções de alavancas – 170 ou 175mm, e opção de coroas com 30 ou 32 dentes (embora exista compatibilidade total entre coroas menores ou maiores nos níveis SLX, XT e XTR), ou pode escolher entre três diferentes dimensões de Q-factors (largura definida pela distância entre os braços da pedivela), 172 mm (para um O.L.D. de 142/148 mm), 178 mm (O.L.D. 148 mm) ou 181 mm (O.L.D. 157 mm). Ainda há dois modelos de pedivelas não seriados do nível SHIMANO DEORE, o FC-MT511-1 (com coroas de 30 e 32 dentes) e o FC-MT510-1 (30 , 32 ou 34 dentes).
O cassete Shimano DEORE 12velocidades MICROSPLINE (CS-M6100) é composto de 12 pinhões de aço de elevada durabilidade e vem com uma relação de marchas 10-51 com a tecnologia HYPERGLIDE + que possibilita mudanças de marchas mais suaves, mesmo sob carga intensa ao subir ou “descarregar” marchas.
A corrente Deore HG de 12 velocidades (CN-M6100) oferece transmissão suave com uma forte ação de retenção graças às extremidades estendidas de sua placas interna, em perfeita combinação com a tecnologia DYNAMIC CHAIN ENGAGEMENT + das coroas e dos cassetes HYPERGLIDE + que permitem continuar pedalando continuamente mesmo quando estiver fazendo trocas de marcha sob forte carga.
O câmbio SHIMANO DEORE de 12 velocidades (RD-M6100-SGS) permite trocas precisas e rápidas dentro de um percurso do cassete de 10 a 51 dentes. Traz embarcada a tecnologia SHIMANO SHADOW RD+ e suas roldanas de 13 dentes reduzem a vibração da corrente e oferecendo maior retenção da corrente graças a um braço do câmbio mais rígido e consequente dando maior tensão da corrente. O câmbio recebeu também a mesma aplicação holográfica que produz o efeito de mudança de cores na logomarca Deore.
O comando de marchas ou trocador SHIMANO DEORE de 12 velocidades para o lado direito (SL-M6100-IR) traz as mesmas tecnologias dos grupos XTR, SHIMANO DEORE XT e SLX; I-SPEC EV. Permitindo ajustes ergonômicos maiores como movimento lateral de 14 mm e movimento rotacional de 10 graus, possibilitando uma melhor personalização dos controles no guidão, some a essa vantagem a velocidade de resposta nas trocas de marchas do já reconhecido sistema RAPIDFIRE PLUS e as vantagens do 2-WAY RELEASE que possibilita subir ou descer marchas ainda mais rapidamente.
Complementando o cockpit, há uma alavanca adicional para acionamento do canote de selim, a SL-MT500. Ela permite que os mountain biker possa acionar o deslocamento do canote rapidamente sem ter que prejudicar o posicionamento da mão no guidão. A alavanca de canote SL-MT500 vem ou com abraçadeira ou na opção de I-SPEC EV que garante um conjunto mais compacto.
Os freios SHIMANO DEORE M6100 estão disponíveis com uma pinça de dois pistões específica para a utilização no cross-country XC (BR-M6100) e na versão de quatro pistões para a prática de trail/enduro (BR-M6120), ambos com uma manete de freio redesenhada (BL-M6100) resultando em uma montagem mais rígida para melhor feedback e maior potência. As manetes de freio são equipadas com a comprovada tecnologia Shimano SERVO WAVE, que resulta em um engate mais rápido da pastilha com rotor, potência melhorada e curso livre da manete mais curto. Os calipers podem ser usados com pastilhas de metal ou resina, e combinam com os rotores SM-RT64 ou SM-RT54.
DEORE 11V M5100 E DEORE 10V M4100
A linha Deore se mostra muito versátil e com excelentes opções, com a continuidade do modelo Deore de 10 velocidades e a chegada do modelo Deore 11 velocidades abrindo um bom leque de opções, seja na montagem e finalidade de uso da bicicleta e também para opções mais econômicas com um grupo consagrado.
Diferentemente da versão de 12×1 velocidades, ass series Deore de 10 e de 11 velocidades, tem como opção a pedivela dupla (2×11 ou 2×10), além das versões single (1×11 ou 1×10) que ainda não trazem algumas das avançadas tecnologias de mudança de marchas de 12 velocidades. Porém as altas performances na troca de marchas estão garantidas com os cassetes e correntes HG, com o RAPIDFIRE PLUS MONO na mão esquerda e tecnologia 2-WAY RELEASE.
O sistema de 11-velocidades utiliza o cassete HG de 11-51D com pedivela single (1×11) de 30 ou 32 dentes (FC-M5100), pedivela duplo normal (2×11) (FC-M5100-2) ou Boost (FC-M5100-B2) e coroas de 36-26 dentes além de um cassete HG (CS-M5100) de aço de 11-42 dentes e passo de engrenagens mais próximo.
Para o sistema de 10 velocidades 1×10 há a opção de coroas de 30 ou 32 dentes montados em sincronia com o cassete HG de aço de um escalonamento amplo de marchas de 11 a 46 dentes. Para a montagem 2×10 (com coroas de 36 -26 dentes ), a opção é o cassete HG de aço (CS-M4100) com um escalonamento de engrenagens mais próximas de 11 a 42 dentes..
As versões de 10 e 11 velocidades tem modelos específicos e isso deve ser levado em conta na hora da compra. O câmbio traseiro SHIMANO SHADOW RD+ RD-M5100-SGS é específico para um chainline (linha de corrente) de transmissão 1×11 e vem com desenho de perfil baixo para protegê-lo de pedras, além de um estabilizador de corrente para reduzir a vibração e prováveis quedas da corrente. É projetado para acomodar um pinhão de 51 dentes no cassete HG de 11-velocidades. O câmbio traseiro RD-M5120-SGS também traz o SHIMANO SHADOW RD+ com projeto de perfil baixo e estabilizador de corrente, e é projetado para pinhões de 42DT (2×11/10-velocidades) ou 46D (1×10-velocidades). Há uma opção mais em econômica, o M4120-SGS SHIMANO SHADOW RD com opções de transmissão 2×11 ou 2×10, porém sem a função de estabilizador de corrente.
Os câmbios dianteiros ou descarrilhadores (FD-M5100/M4100) permitem um deslocamento da corrente mais silencioso, suave e leve, além de uma ótima folga para os pneus (de até 2.3” em aros maiores). As duas opções também vem com múltiplas opções de montagem (D, E ou M) para se adequar a diferentes projetos de quadros.
Não importando se a escolha é pelo sistema simples ou duplo de coroas, as alavancas de mudança de marcha SHIMANO DEORE de 10 e 11-velocidades (SL-M5100-IL/IR) vem com posicionamento I-SPEC EV para oferecer conexão simplificada para manetes de freio e de acionamento para canote retrátil, deixando guidão “mais limpo” (tipo ‘abraçadeira’ também disponíveis). Na parte esquerda do guidão, alavanca RAPIDFIRE PLUS MONO permite que os pilotos operem o câmbio dianteiro com uma simples alavanca de dedão, para trocas de marcha no pedivela, leves e com resposta imediata, ao subir e descer marchas. Enquanto isso, a alavanca da parte direita do guidão apresenta um display óptico, para fácil visualização da posição da marcha. A alavanca é RAPIDFIRE PLUS, que permite a troca de 3 marchas para baixo de uma só vez, enquanto que o 2-WAY RELEASE permite que os pilotos desçam marches rapidamente para encarar as subidas que se aproximam.
Tanto para as versões de pedivela single ou duplo, as alavancas de marcha SHIMANO DEORE de 10 e 11-velocidades (SL-M5100-IL/IR) vem com posicionamento I-SPEC EV para oferecer conexão simplificada para manetes de freio e de canote de selim retrátil, criando uma área mais limpa no guidão (também está disponível a versão ‘abraçadeira’). Na parte esquerda do guidão, a alavanca RAPIDFIRE PLUS MONO permite que o ciclista acione o câmbio dianteiro com uma simples alavanca de dedão, para mudar de coroa, de forma leve e com resposta imediata, para subir e descer marchas. Enquanto isso, a alavanca da parte direita do guidão apresenta um display ótico, para fácil visualização da posição da marcha. A alavanca é RAPIDFIRE PLUS, permite a troca de 3 marchas para baixo de uma só vez, enquanto que o 2-WAY RELEASE permite descarregar marchas rapidamente.
O Deore de 10 ou 11 velocidades tem uma manete de freio especifica e dois tipos de caliper disponíveis (de 2-pistões ou de 4-pistões). A manete BL-M4100 é compatível com calipers de 2 ou 4-pistões. Apresenta um projeto com ponto de contato adicional ao guidão para garantir maior rigidez, além de ter um engate de freio mais rápido e curso livre de frenagem mais curto do que o modelo anterior. O caliper de 4-pistões BR-MT420 oferece alta potência de frenagem em pastilhas de metal ou resina, enquanto que o caliper de 2-pistões BR-MT410 é uma opção de menor peso (em pastilha de resina apenas).
Abaixo as opções de transmissão nas séries SHIMANO DEORE M6100, M5100 e M4100 que estarão disponíveis à partir do segundo semestre 2020.