Em 1996, correndo na categoria sub23, o italiano Dario Acquaroli conquistou o seu segundo título mundial pedalando uma Bianchi. O ciclista está levando essa joia para leilão com a finalidade de ajudar a sua comunidade a enfrentar o coronavírus – Covid-19
Com 19 participações em campeonatos mundiais de cross country e maratatona; com e dois títulos mundiais – como junior em Métabief’1993 e sub23 em Cairns’1996 – o atual embaixador da Vittoria (fabricante de pneus) levou a leilão a bicicleta com a qual conquistou seu título mundial .
No sábado 21 de março, a página pessoal no facebook de Dario Acquaroli trazia um apelo que mostra para todos como os italianos estão envolvidos na luta contra o Covid-19, os esportistas estão dando exemplo e cada um à sua maneira esta procurando contribuir com a sua comunidade arrecadando fundos para hospitais e associações assistenciais.
O mountain biker que correu e foi campeão pelo lendário Team Bianchi, também defendeu a Full-Dynamix e a Sintesi Larm encerrando sua carreira em 2008, lançou em sua página pessoal no Facebook o apelo onde estava leiloando sua bicicleta:
“Bom dia amigos, eu também quero dar minha contribuição neste momento difícil. Darei, ao melhor lance, a peça mais importante da minha carreira no ciclismo, a bicicleta original da vitória do mundial de Cairn’s96.
Para alguns pode parecer pouco, mas representa muito para mim.
Nos próximos dias estarei definindo qual a associação, instituição que seja vizinha à minha cidade (Bergamo) para fazer o donativo”.
A ação já provocou um movimento junto ao grupo Bici Bianchi Fans, da Itália, na tentativa para que essa bicicleta seja adquirida por meio de uma vaquinha e seja doada para o Museu do Ciclismo de Ghisallo, localizado em Mareglio, onde se juntaria ao acervo histórico do museu.
Grazie !!!
Fatto con il cuore, forza per tutti