Na última sexta-feira (28/06), em Wilton, Connecticut, a Dorel fez o lançamento mundial da nova SuperSix EVO. A consagrada estradeira da Cannondale que sempre aliou ótima rigidez, leveza aliada ao conforto foi redesenhada ganhando um desenho mais aerodinâmico resultando em um conjunto harmonioso integrando quadro, garfo e cockpit. A SuperSix EVO agora além de manter todas suas qualidades, entra na disputa das bicicletas de grande apelo aerodinâmico
A briga das grandes marcas para oferecer aquilo que se convenciona como a bicicleta mais veloz e com menor arrasto aerodinâmica é cada vez mais intensa, e a nova Cannondale SuperSix EVO, se encaixa nessa corrida, mesmo com um quadro que pode ser considerado clássico para uma bicicleta de corrida.
Ela é descendente direta de um modelo que marcou história no ciclismo em 2008 com a equipe Liquigas-Cannondale. Em 2011 foi lançada a SuperSix EVO que tinha como características privilegiar o conforto do ciclista. Um modelo mais leve e que manteve a tradição de uma ótima qualidade de resposta e conforto foi colocado nas lojas em 2015.
O modelo 2020 da nova SuperSix EVO foi posta à prova na Califórnia, no LSWT/SD – San Diego Wind Tunnel que tem sistemas e trabalhos específicos para o ciclismo. O novo quadro foi comparado com a versão anterior e ainda a outros 4 modelos de outras marcas – Specialized S-Works Tarmac Disc, Cervelo R5 Disc, Trek Emonda SLR Disc, BMC Roadmachine SLR 01 (2018), todas equipadas com Shimano Dura-ACE Di2. Todos os modelos estavam levavam equipados com 2 caramanholas e selim e outros ajustes seguiram o mesmo padrão, e todas elas testadas com um vento aplicado à velocidade de 48.3 km/h. E o resultado nessa velocidade mostra que a nova SuperSix EVO tem um menor arrasto aerodinâmico que as concorrentes e de sua antecessora.
Esse melhor desempenho, graças ao novo formato do quadro e ao desenho integrado seria traduzido em um consumo de 9 watts, produzido pelo arrasto aerodinâmico rodando a uma velocidade de 48,3 km/h. Quando quando comparada à geração anterior, a melhoria é impressionante com uma redução, segundo a fábrica de 21% ou incríveis 30 watts
Para obter esses resultados a SuperSix EVO foi toda redesenhada, a estrutura tubular do quadro ganhou novas formas, mas sem perder qualidades como rigidez responsiva e um peso leve para o padrão.
Os tubos adotam um formato de aerofólio truncado que além de garantirem uma maior rigidez e um menor peso quando comparados a tubos em forma de aerofólio e que remetem à um melhor desempenho aerodinâmico. Porém, os perfis truncados da SuperSix EVO garantem um melhor fluxo de ar e um menor arrasto quando comparado a quadros com tubos de forma redonda e ainda mantem a bicicleta dentro do regulamento da UCI.
Segundo Nathan Barry, engenheiro de projetos da Cannondale, “A eficiência aerodinâmica tem um efeito significativo na velocidade e no desempenho do ciclismo, de forma que reduzir o arrasto na nova SuperSix EVO era uma prioridade. Mas era igualmente importante que a nova bicicleta mantivesse o peso leve, a capacidade de resposta e a pedalada tranquila que tornavam as interações anteriores um sucesso.”
Desde a sua criação, a SuperSix Evo é conhecida pela sua qualidade de pedalada suave e mesmo se tratando de uma bicicleta de corrida, mostrando elevado conforto. O novo triangulo traseiro SAVE em conjunto com a abraçadeira de canote integrada e o novo canote de selim 27 KNØT aumentam a deflexão em até 18%.
As novas modificações no quadro, agora possibilitam a montagem com facilidade de pneus de 30mm, resultando em maior conforto e dando a possibilidade de se encarar estradas com pisos mais complicados. Outro ponto alto que se traduz em aerodinâmica e conforto está no cockpit Save que além e possibilitar o ajuste da inclinação em 8 graus tem um perfil aerodinâmico e ainda conta com um sistema de absorção de impactos,
As rodas HollowGram 45 KNØT são uma evolução do perfil de aro largo e de baixo arrasto da Cannondale, com uma profundidade de 45 mm e 32 mm de largura. Segundo o fabricante um dos conjuntos de rodas de corrida de maior eficiência aerodinâmica, mesmo quando calçada com pneus de grande dimensão.
A conectividade também está presente na SuperSix EVO graças a um sensor instalado na roda e que se comunica com aplicativo da Cannondale (e desenvolvido em parceria com a Garmim) que fornece informações precisas de velocidade, percurso e distância, e ainda disponibiliza informações organizadas sobre a sua bicicleta, envia lembretes de serviços de manutenção detalhados e muito mais através do smartphone.
A linha SuperSix EVO vem equipada com medidores de potência Power2Max, eixos passantes Speed Release rápidos. Os cabos de freio tem passagem interna pela frente do tubo da caixa de direção, garantindo a aerodinâmica e de fácil acesso para a manutenção.
Segundo a Dorel, a linha SuperSix Evo estará disponível no mercado brasileiro a partir do 2º semestre. Com preços saindo e R$ 11.999,00 para a SuperSix EVO Carbon Women’s 105 a R$ 64.999,00 para a SuperSix EVO Hi-MOD Disc Dura Ace Di2.
A linha SuperSix Evo estará disponível para o público masculino em 6 modelos de freios a disco e 2 de feios tradicionais nos tamanhos 48, 51, 54, 56, 58, 60, 62. As mulheres terão à disposição 3 modelos com freios a disco e 1 de freio tradicional, nos tamanhos 44, 48, 51 e 54.
Poderia vir já calçada com pneus 28mm e um pedivela compacto 50/34 !!!