Com uma ação inédita, a Shimano Latin America e a Blue Cycle Distribuidora colocaram o Brasil na lista dos países que participaram do lançamento global dos novos grupos 12×1 – Deore XT e SLX. E para dar maior relevância à ação e como resposta ao mercado as novidades já estarão disponíveis a partir do próximo dia 14 de junho
Site global sem informações, sigilo absoluto e muita expectativa, assim foram as horas que antecederam o lançamento global dos grupos 12×1 da linha Deore XT e SLX da Shimano. No Brasil o evento foi realizado em 2 fases, a primeira exclusiva para imprensa especializada, que recebeu de antemão (no dia 29/05) as novidades, mas com o compromisso de só tornar pública as informações na segunda fase do evento (no dia 30/05) quando lojistas e operadores do setor conheceriam as novidades e todos os meios de comunicação estariam habilitados a tornar publica a informação.
Operação de guerra e uma ação bem inteligente para trazer ao público toda a tecnologia que foi aplicada ao grupo XTR de 12 velocidades – lançado no ano passado para uma linha de referência no mundo do mountain bike a Deore XT e a SLX.
A linha Deore é uma velha conhecida dos praticantes do mountain bike, são quase três décadas que o XT recebe melhorias e tem uma legião de fãs que apostam na qualidade, confiabilidade e um preço um pouco mais acessível que a linha XTR voltada para a competição.
As melhorias introduzidas, e muito do que a Shimano vem colocando em sua nova linha, são uma resposta direta aos anseios do consumidor e dos fãs da marca que participam de pesquisas online, um bom exemplo disso é que mesmo com a chegada do 12×1 , ainda há no mercado um representativo número de consumidores – cerca de 33% – que ainda preferem a versão com coroas duplas que também estão presentes na linha XT e SLX para 2020. Claro que tudo isso é avaliado nos campos de prova e testados por alguns dos mais famosos mountain bikers do mundo.
A nova linha de componentes Deore XT – herda do XTR as tecnologias Micro Spline para o cassete de 12 velocidades, oferecendo combinações de 10-45 ou 10-51D aliadas à tecnologia Hyperglide+ que permite mudanças de marchas mas rápidas, precisas, sem sobressaltos e com as mudanças acontecendo em 1/3 do tempo – algo imperceptível para muitos, mas para aquele que pedala há algum tempo e está em sintonia com seu equipamento, a resposta é sim velocíssima.
As pedivelas levam a tecnologia Hollowtech II de 1×12 ou a versão 2×12 para aqueles que precisam de um maior escalonamento em terrenos mais íngremes.
Os trocadores, ou alavancas de câmbio ISPEC-EV tem destacada precisão, foram redesenhadas e ganharam uma textura que garante um maior grip. Há duas opções de freios com 2 ou 4 pistões e rotores do freio a disco carregam a ICE Techonologies Freeza que garatem um resfriamento mais rápido do sistema de frenagem. As novidades também comportam as rodas com a versão para enduro ou cross country. Durante a apresentação foi destacada a competitividade dos preços – Um kit Deore XT M8100 – com cassete, câmbio traseiro, corrente, pedivela terá um preço ao consumidor de R$ 5.999 e o modelo SLX com uma montagem similar o preço será de R$ 3.999,00
O NOVO DEORE XT 12V
O novo pedivela DEORE XT de 1X12 carrega a tecnologia HOLLOWTECH II, com eixo do movimento central integrado e braços ocos. Os dentes das coroas receberam a tecnologia Dynamic Chain Engagement+ com dentes estreitos e mais largos, que resultam em melhor retenção da corrente, suavidade e funcionamento silencioso da transmissão. A montagem ou troca das coroas é simples e direta e as opções são de 28D, 30D, 32D, 34D e 36D, todas intercambiáveis com os modelos XTR e SLX. Os braços de pedivela disponíveis são de 165mm, 170mm, 175mm e 180mm. Os pedivelas DEORE XT estão disponíveis em 3 medidas de linha de corrente (chain line):
– 52mm (FC-M8100-1) para tamanho de O.L.D. (Over Lock-Nut Dimensions) de
142mm ou 148mm, para um Fator-Q mais estreito de 172mm
– 55mm (FC-M8120-1) para um O.L.D. de 148mm para pneus mais largos e maiorfolga para o quadro (Fator-Q 178mm)
– 56.5mm (FC-M8130-1) para um O.L.D. de 157mm e Fator-Q mais largo de 181mm
Para quem procura uma maior amplitude de marchas a opção é a utilização da pedivela Deore XT com 36-26D combinados com um cassete de 10-45D.
A família de cassetes Deore XT de 12 velocidades oferece duas opções, a 10-45D com menor escalonamento ou o 10-51D, com 10 pinhões de aço e 2 e alumínio sustentados por uma aranha de alumínio. Eles estão construídos com a tecnologia Hyperglide+ que garante maior precisão e velocidade na troca de marchas.
A nova corrente HG de 12 velocidades do DEORE XT foi redesenhada e recebe em vários pontos o tratamento Siltec que garante maior fluidez e roletes ocos . Para fechar a corrente é utilizado o Quick-Link que deve ser trocado a cada abertura da corrente.
O câmbio traz um design inspirado no modelo XTR e como esse modelo também usa 2 roldanas maiores, com a tecnologia Shadow RD+ e Bump Stopper que inibe os saltos e a movimentação indesejada da corrente, disponível em duas versões: para coroas sinples (RD-M8100-SGS) ou dupla (RD-M8120-SGS).
Os trocadores, ou alavancas de câmbio ISPEC-EV (evolution) tem opções de ajuste lateral e rotacional garantem uma melhor ergonomia e garantem um acoplamento perfeito com as manetes de freio. Tecnicamente foram realizadas algumas melhorias que, segundo a fabrica, deixaram o acionamento mais suave e ainda mais rápido, somada tecnologiatwo-way release (liberação dupla).
A alavanca direita (SL-M8100-IR) usa um recurso multi-release ou liberação múltipla que possibilita descer as marchas de forma rápida e precisa.
Para a frenagem, a linha Deore XT oferece 2 opções de pinças – uma especifica para o XC – cross country – com 2 pistões e outra com 4 pistões, resultado de um novo projeto direcionado aos praticantes de Enduro baseado no modelo XTR M9100 e utilizando as mesmas pastilhas aletadas de resina ou de metal.
Para acionar os freios a Shimano desenvolveu as manetes Deore XT equipadas com o sistema ServoWave, com menor curso livre, engate rápido e uma melhor potencia de frenagem. Além disso podem ser anguladas em 2 posições em relação ao guidão, para uma sensação de frenagem mais firme, para regulagens durante as pedaladas há um dispositivo simples para acessar o parafuso de ajuste de alcance e do curso livre para ajustes do freio mesmo quando se está na trilha.
A linha de conjunto de frenagem se completa com os rotores DeoreXT(RT-MT800) construídos com a tecnologia Ice Technologies Freeza que possibilita um resfriamento mais rápido dos freios e garante uma frenagem mais consistente e uma maior vida útil das pastilhas de freio. Os rotores estão disponíveis nos tamanhos: 140mm, 160mm, 180mm e 203mm.
A linha ainda oferece opções de rodas completas para XC– nas medidas 27,5” e 29” com aros de 24mmm e 28 raios duplos perfilados e raiação direta para serem montados comr pneus tubeless de até 2,35” . Já a versão Trai/Enduro os aros são e 30mm , 28 raios em jota e suportam pneus de até 2.6” ideais para mountain bikers mais agressivos. As duas versões usam cubos traseiros com a interface de cassete Micro Spline para a utilização com os cassetes 12v
A mesma tecnologia Micro Spline é utilizada nos cubos dianteiros e traseiros Deore XT disponíveis com eixo passante nas medidas de 100mm e 142mm, 110mm e 148mm, e 157mm.
Para um público que já pedala e busca um grupo com uma ótima relação custo benefício e uma transmissão 12×1 – a escolha do SLX pode ser certeira, pois incorpora toda a tecnologia como o inovador o cassete Micro Spline de 12 velocidades com a possibilidade de combinações 10-45D ou 10-51D e pedivelas 1×12 ou 2×12, uma corrente específica SLX para 12 velocidades, freios com 2 e 4 pistões, trocadores ISPEC-EV totalmente ajustáveis, câmbios dianteiros e traseiros otimizados, além de jogo de cubos pronto para 12 velocidades.