A segunda etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike XCO revelou a supremacia da campeã mundial Kate Courtney que conquista de forma consecutiva a segunda vitória na competição. No masculino, o fenômeno Mathieu van der Poel que já havia vencido o short track, travou um grande duelo com Nino Schurter, e o todo terreno holandês levou a melhor. Para o imbatível suíço foi a segunda derrota no evento. O brasileiro Henrique Avancini, fez uma ótima corrida concluindo na 4ª posição
A rápida e desafiadora pista da Cyclo Arena Vysocina, em Nové Mesto, na República Checa recebeu a segunda etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike XC – cross country. Na prova da elite feminina, a estadunidense Kate Courtney, vestindo a camisa arco-íris de campeã mundial repetiu o bom desempenho da etapa de Albstadt quando quebrou o jejum de vitórias de 20 anos das norte-americanas em etapas da Copa do Mundo, e desta vez contoucom o fator sorte que na última volta ficou a seu favor.
Os trechos de raízes e o Rock Garden foram, para muitas competidoras, armadilhas traiçoeiras, provocando quedas, quebras de ritmo ou atrasos. Em uma subida Kate Courtney e Jolanda Neff duelavam pela posição, a estadunidense perdeu o ritmo, desceu da bicicleta bloqueando a passagem da suíça , com isso foram ultrapassadas por Rebecca McConnel e Anne Tauber.
A holandesa Tauber assumiu a liderança e passou a ser perseguida por Courtney e Neff , porém quando tudo parecia definido , já na última volta, Tauber teve problemas com o câmbio traseiro, e como aconteceu em Albstadt, mais uma vez ficou fora do pódio, ao ser ultrapassada por 9 competidoras . Ao final da prova, abalada com mais um problema que a afastou de um bom resultado ela declarou: “Eu não estou triste, mas muito zangada comigo mesma, porque estou em boa forma, sei andar de bicicleta, mas ainda não sei como vencer”.
Kate Courtney aproveitou para forçar o ritmo e conquistar a sua segunda vitória chegando à frente da australiana McConnel e da canadense Haley Smith.
Com a vitória Kate assumiu a liderança da Copa do Mundo de MTB somando 700 pontos, contra 490 da suíça Jolanda Neff. Ao final da etapa, bastante emocionada a estadunidense comentou: “Eu fiquei muito estressada ao ver a Anne ter um problema na última volta. Eu precisei manter o foco. Foi um dia mentalmente duro, mas fui capaz de focar no meu próprio ritmo. Estou meio surpresa e um pouco emotiva hoje”.
A brasileira Jaqueline Mourão sofreu com o pólen das árvores da primavera europeia e isso a afetou fisicamente, além disso a trava da sua suspensão da sua bicicleta quebrou parando de funcionar. Ela optou parar na área técnica para tentar um reparar o problema, mas isso lhe custou várias posições, finalizando na 58ª colocação.
A prova masculina foi marcada por um ritmo muito forte, logo na largada, como vem acontecendo desde a primeira etapa e nas provas de short track, o brasileiro Henrique Avancini que larga nas primeiras posições busca partir ao ataque e rodar no comando do grupo um ritmo mais, forte, porém a ação se limitou à primeira volta, depois iniciaram-se algumas trocas de posições, até o momento em que Nino Schurter e Mathieu van der Poel assumem a ponta do grupo e iniciam uma disputa particular
O duelo entre o todo terreno Mathieu van der Poel e o multi-campeão Nino Schurter, que só em Nové Mesto tem seis vitórias, foi algo intenso. O holandês assumiu a ponta levando desde a quarta volta o suíço em sua roda.
Na quinta volta invertem-se as posições com Nino tentando despachar MVDP, porém este não descolava e sempre buscava mostrar presença colocando a sua bicicleta do lado do campeão, a dupla conseguiu abriu uma boa margem dos demais competidores.
Empurrado pela torcida Ondrej Cink tentou assumir a terceira posição e ir à caça da dupla ponteira, como resultado conseguiu abrir pouco mais de 20 segundos sobre o grupo de Mathias Flueckiger, Henrique Avancini e Maxime Marotte. O checo pagou pelo esforço e faltando pouco mais de uma volta foi alcançado e superado pelo grupo
Na última das 7 voltas, Van der Poel roda à frente e na subida mais longa do circuito ataca de forma contundente, o ritmo foi tão intento que deu a impressão de que o suíço estava praticamente parado na trilha; após abrir uma boa vantagem aliviou o ritmo, cruzando com 19 segundos de vantagem sobre o campeão mundial.
O vencedor da etapa da Alemanha, Mathias Flueckiger, conseguiu se posicionar à frente de Avancini, para ficar com a terceira posição. Avancini que está em seu melhor início de temporada ficou com a 4ª posição. Na sexta-feira (24/05) ele conquistou a 3ª posição na prova de XCC – short track – que também teve a vitória de MVDP
Os outros brasileiros na disputa foram Guilherme Muller Gotardello que terminou a prova na 51ª posição , Luiz Henrique Cocuzzi enfrentou problemas físicos e foi obrigado a abandonar a prova ao final da terceira volta.
Após a premiação Van der Poel comemorou a vitória, pois traa-se de um resultado que ele vem seguindo há três temporadas: “É mais doce contra um dos maiores do mountain bike. Estou muito feliz por finalmente ter ganho uma etapa da Copa do Mundo”. Com o resultado desta etapa ele assume a liderança com 700 pontos, contra 500 do suíço Flueckiger e 450 de Schurter; Avancini é 5º com 370 pontos.
Por outro lado, Nino Schurter confirmou a supremacia do adversário em Nové Mesto: “Tentei quebra-lo nas últimas 3 voltas, mas hoje ele estava forte demais. No último ataque não tive chance de segui-lo. Foi o melhor resultado possível para mim”.
Com a vaga para Tóquio2020 praticamente garantida e com uma temporada aonde não importa a bicicleta ele subiu ao pódio, foi assim na Copa do Mundo e no Mundial de ciclocross. Depois nas clássicas do ciclismo aonde foi 4º no Tour de Flandres e com as vitórias na Dwars em Vlaanderen, Brabantse-Pijl e na Amstel Gol Race, para depois montar as bikes de rodas gordas.
Ainda não divulgou oficialmente seu calendário multidisciplinar para o resto da temporada. O técnico da seleção holandesa já declarou que gostaria de contar com MVDP no Mundial de estrada em Yorkshire pois é um circuito que se adapta às suas características.
Com o ciclismo em seu dna – é neto de Raymond Poulidor, o Poupou ou eterno segundo – e filho de Adrie van der Poel, (campeão mundial de ciclocross e vencedor de duas etapas do Tour de France) tem como o grande sonho, além de uma medalha olímpica em Tóquio2020, é disputar uma grande volta, recentemente ele declarou: “O Tour de France continua sendo o maior, e para mim a mais fácil. No Giro e na Vuela há mais escaladas, e isso é o menos atraente para mim agora”.
Com o resultado da segunda etapa da Copa do Mundo de MTB XCO, Van der Poel assume a liderança com 700 pontos, contra 500 do suíço Flueckiger e 450 de Schurter; Avancini é 5º com 370 pontos.
A próxima etapa da Copa do Mundo de Cross Country acontece nos dias 5 e 7 de Julho em Vallnord, Andorra. Henrique Avancini já tem presença confirmada.
MERCEDES BENZ COPA DO MUNDO UCI DE MOUNTAIN BIKE XCO
Nové Mesto na Morave – República Checa
Elite masculina – 30,10 Km (2,8 km + 7×3,9 km)- 131 competidores/34 países – Volta mais rápida Mathieu van der Poel – 10m32s – vel. média 22.19 km/h
1- Mathieu van der Poel/Corendon-Circus – Holanda – 1h21m54s – vel. média 22.049 km/h
2- Nino Shcurter/Scott-Sram MTB Racing – Suíça +19s
3- Mathias Flueckiger/Thomus RN Swiss Bike Team – Suíça +1m53
4- Henrique Avancini/ Cannondale Factory Racing – Brasil +2m01s
5- Onrej Cink/Cross Racing Team – República Checa +2m12s
51- Guilherme Muller/Cannondale Brasil Racing – Brasil +7m23s
Luiz Henrique Cocuzzi/Lar-Scott – DNF
Elite feminina – 26,20 Km (2,8 km + 6×3,9 km) – 78 competidoras / 31 países
1- Kate Courtney/ Scott-Sram MTB Racing – Estados Unidos – 1h27m31s – vel. média 17.960 km/h
2- Rebecca Elle McConnel/Primaflor-Mondraker-Rotor – Austrália +36s
3- Haley Smith/Norco Factory Team – Canadá +42s
4- Sina Frei/Ghost Factory Raacing – Ssuíça + 45s
5- Malene Degn/KMC-Ekoi-Orbea –Dinamarca +1m33s
58- Jaqueline Mourão/Sense Factory Racing – Brasil -1volta