5ª Etapa Braga a Viana do Castelo –Subida a Santa Luzia 169,4 km
O líder da Volta a Portugal, o espanhol Gustavo Veloso/W52-Quinta da Lixa continua dando demonstrações de muita regularidade e de que a equipe esta trabalhando muito para protegê-lo na busca do bi-campeonato. Pelo segundo dia consecutivo chegou em terceiro, atrás do fiel escudeiro Delio Fernádez, os dois completaram a prova com o mesmo tempo do vencedor, e o líder levou mais 4 segundos de bonificação, assim segundo a segundo tenta ampliar a vantagem.
O camisa amarela ao final da etapa elogiou muito o seu companheiro de equipe, e 2º colocando na classificação geral e lançou-o como candidato para as próximas edições, nesta apesar da amizade, as posições estão claras e definidas.
“A única hipótese de isso não acontecer (ganhar uma Volta a Portugal) é que vá para uma grande equipe lá fora, que é o que ele merece, e em vez de disputar a Volta a Portugal que lute por corridas lá fora”, prosseguiu, antes de fazer um apelo: “Não sei se alguém de alguma equipe está me escutando, mas têm um corredor muito bom aí. Eu já sou um velho, já sei que não conto para as equipes de fora de Portugal, não conto para nada. Mas têm um ciclista que está para ingressar no momento melhor da sua carreira desportiva e estão desperdiçando um grande potencial” com uma declaração dessas o camisa amarela lança o seu escudeiro para o mercado, quem sabe para coloca-lo em voos mais altos e em mercados mais internacionalizados e que lhe garantam um futuro, talvez mais promissor.
A vitória da etapa, com chegada na curta, mas dura subida de Santa Luiza, ficou para o ciclista da Caja Rural-Seguros RGA, José Gonçalves que em seu íntimo tinha como sonho vencer essa etapa: “Antes de começar a Volta disse que se ganhasse uma etapa gostaria que fosse em Viana. Era a vitória que esperava” declarou o ciclista de 26 anos que consegue sua primeira vitória na Volta a Portugal ao cobrir o percurso de 169,4 km em 4h09m07.
A etapa foi marcada por uma fuga de 11 ciclistas que resolveram arriscar e dar trabalho aos homens da W52-Quinta da Lixa que viu-se obrigada a sair à caça, com todos os seus homens . A 2 km da chegada os mais fortes tomaram a dianteira e apareceram no alto de Santa Luiza José Gonçalves e Delio Fernandez escoltando o líder Veloso que declarou ao final da etapa: “O importante é estar o mais à frente possível. Sou como uma formiguinha, vou conquistando segundo a segundo, mas ainda não estou tranquilo. Tenho fortes adversários já perdeu a Volta de 2013 por apenas quatro segundos. Além da classificação geral Veloso também é o líder da classificação por pontos (camisa vermelha) e lidera o Prêmio Kombinado KIA.
Na terça-feira a 6ª etapa entre Ovar (Furadouro) – Oliveira de Azeméis com 155,3 Km, uma jornada desenhada para sprinters pois a chegada está montada numa longa reta.