A nova pista do Centro de BMX de Glasgow recebeu nos dias 10 e 11 de agosto as disputas do EuroBMX18, o campeonato continental que reuniu alguns dos melhores pilotos do mundo. Na elite feminina, o título ficou com a campeã mundial, Laura Smulders ; no masculino Kyle Evans conquista seu primeiro grande título
O Glasgow BMX Centre é um novo local para o bicicross escocês, a pista localizada em Knightswood, em Glasgow foi homologada para receber campeonatos mundiais ou seletivas para os Jogos Olimpicos, é a segunda com essa condição em todo o Reino Unido. O legado após a disputa do EuroBMX18 ficará para o Western Titans BMX Club que terá nesse local a sua nova casa.
No sábado – 11/08 – foram definidos os novos campeões europeus de BMX. A holandesa Laura Smulders, atual campeã mundial tornou-se bi-campeã continental de forma consecutiva ao superar a dinamarquesa Simone Christensen e a russa Yaroslava. Bondarenko. A seleção holandesa chegou com muita força à final colocando simplesmente 4 competidoras no grid final, as russas também chegaram fortes com 3 pilotos.
“Hoje me sinto muito bem. Eu sofri um pouco nas baterias, mas me recuperei de ontem e tentei melhorar meu desempenho. Eu terminei com três primeiros lugares nas eliminatórias que me ajudaram mentalmente. Hoje tive que me esforçar ainda mais para ficar à frente das outras garotas rápidas como Simone Christensen e os russas. Eu sabia o que tinha que fazer: uma boa largada e uma volta rápida e foi exatamente isso que fiz para vencer ” comentou a bicampeã europeia .
O título masculino ficou com o britânico Kyle Evans que teve de duelar com seu compatriota Kye White pelas primeira posição e ainda superar o atual campeão mundial, o francês Sylvain André. Este é o primeiro grande título internacional do piloto de 24 anos de idade que comentou assim sua vitória: «Hoje foi uma final perfeita de uma semana perfeita. Os melhores pilotos internacionais estavam competindo e eu nunca pensei que poderia ganhar; não se esqueça que atualmente na Europa temos os oito melhores pilotos do mundo. Com a equipe, sabíamos que poderíamos conseguir um bom resultado e principalmente porque estávamos competindo em casa. É também por isso que minha vitória e o segundo lugar de Kye são ainda mais especiais”
CAMPEONATO EUROPEU DE BMX ELITE – EuroBMX18
Elite Feminina
1- Laura Smulders – Holanda – 38s700
2- Simone Christensen – Dinamarca + 0,265s
3- Yaroslava Bondarenko – Rússia +1s367
4- Merel Smulders – Holanda +1s765
5- Natalia Afremova – Rússia +2s222
6- Natalia Suvorova – Rússia +3s015
7 – Manon Veenstrra – Holanda +3s582
8 Judy Baauw – Holanda
Elite Masculina
1- Kyle Evans – Grã Bretanha – 34s715
2- Kye Whyte – Grã Bretanha +0,675s
3- Sylvain Andre – França +0.743s
4- Simon Marquart – Suíça +1s239
5- Evgeny Komarov – Rússia +1s539
6- Joris Harmsen – Holanda + 1s907
7 – Jérémy Rencurel – França +2s524
8- David Graf – Suíça +13s118