Com a disputa da 3ª etapa de 102,7 km entre Ribeira de Pena e Fafe chegou ao fim a 10ª Volta a Portugal de Juniores
A diferença do que acontece em muitas voltas do pelotão World Tour, aonde a etapa final é mais um passeio de amigos e de respeito ao camisa amarela, no mundo dos juniores o ciclismo é de ataques e desgaste, os jovens tem que mostrar seu talento. Em uma etapa aonde a única subida era uma montanha de 4ª categoria, o pelotão foi todo fracionado muito antes.
Francisco Campos/Silva & Vinha-ADRAP-Sentir Penafiel foi o vencedor da etapa ao fazer uma corrida brilhante, atacou antes de chegar à metade da prova indo à caça dos grupetos que haviam se formado. Resistiu a subida de quarta categoria a 4,3 quilômetros da chegada. Na aproximação à meta, Francisco Campos ainda teve forças para atacar e ultrapassar um integrante da seleção da Galícia e completar a prova em 2h40m26s. A 2 segundos chegaram os ciclistas da seleção da Galícia Victor Alonzo e José Fernandez.
“Saí do pelotão no km 40, com um colega de equipe. Fui passando de grupo em grupo até chegar à frente da corrida. Na montanha um adversário adiantou-se, mas consegui alcançá-lo e só a 100 metros do fim ataquei para a vitória”, explica Francisco Campos.
Porém quem levou a “camisola amarela” e ficará para a história foi o ciclista que cruzou na 6º posição: Marcelo Salvador chegou a 10 segundos de Francisco Campos; o ciclista da cidade de Cascais terminou a Volta a Portugal de Juniores com 23 segundos de vantagem sobre o líder do dia, Tiago Antunes (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) que nesta etapa ficou cortado em um dos grupettos e perdeu mais de 1 minuto para o vencedor da Volta.
Sob muita emoção o novo campeão da Volta a Portugal Juniores comentou o seu dia: “Ao largar tinha a intenção de subir algumas posições na classificação, mas não esperava vencer a Volta. Devo a vitória ao Marvin Scheulen, que muito trabalhou para que eu pudesse ser o vencedor”, disse Marcelo Salvador, após ser anunciado como ganhador
A camisa verde por pontos ficou com João Almeida/Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralense, David Cardona/Bathco Team foi coroado como rei das montanhas e Pere Ferrer/Arte en Transfer-León venceu a classificação da juventude. A Seleção da Galicia foi a campeã por equipes. Dos 170 ciclistas que largaram em Vila Nova de Foz Côa, 121 cruzaram a linha de chegada em Fafe.
Os melhores sulamericanos foram os colombianos David Cardona e Hadvin Guzmán, ambos ciclistas da Bathco Team que ficaram com a 5ª e 6ª posições. Na 21ª posição o uruguaio Brian Carro a 3m10, o melhor brasileiro na Volta a Portugal Junior foi Vinicius Woltke, correndo pela DISGARSA ficou na 32ª colocação a 5m49 do líder, pela mesma equipe Breno Santos foi 44º a 13m03. O terceiro brasileiro no pelotão foi Kaydrian Magalhães/Palacios-EK que ficou na 112ª posição a 1h06m09.
Agora é acompanhar a evolução e os resultados e quem sabe dentro de alguns anos tenhamos alguns deles garantindo emoção na elite do ciclismo mundial.
3.ª Etapa: Ribeira de Pena – Fafe, 102,7 km
1.º Francisco Campos/Silva & Vinha-ADRAP-Sentir Penafiel, 2h40m26s (Média: 38,408 km/h)
2.º Victor Alonzo/Sel. Galicia, a 2s
3.º José Fernández/Sel. Galicia mt
Geral Individual
1.º Marcelo Salvador/Mato Cheirinhos-Liberty Seguros-Vila Galé 7h59m18s
2.º Tiago Antunes/Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralens a 23s
3.º Pablo Alonso /Disgarsa, a 25s
4.º Emanuel Rodrigues/Alcobaça CC-Crédito Agrícola a 29s
5.º David Cardona/Bathco Team a 35s
6.º Hadvin Guzmán/Bathco Team a 38s
7.º Ikar García/Palacios-EK a 45s
8.º Pere Ferrer/Arte en Transfer-León a 53s
9.º Ibai Delgado/Palacios-EK a 1m01s
10.º José Fernández/Sel. Galicia a 1m14s