A 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros tem até este sábado um ingrediente extra: a 10ª Volta a Portugal de Juniores. Jovens de 17 e 18 anos fazem a abertura da jornada desportiva e se enfretam na a estrada com um sonho nas pernas, tal e qual os profissionais. Em 278,8 distribuídos em três etapas para ciclistas juniores, parte do percurso é partilhado com a Volta dos profissionais e os locais de chegada são exatamente os mesmos sendo que o final da prova acontece cerca de duas horas antes.
A versão júnior tem em seu pelotão 170 ciclistas, distribuídos em 27 equipes A armada espanhola se apoderou da primeira etapa da Volta a Portugal de Juniores Liberty Seguros, na etapa de 98,5 quilômetros com largada em Vila Nova de Foz Côa e chegada em Bragança a vitória ficou com Pablo Alonso/Disgarsa
Um grupo com cerca de quinze ciclistas, dos quais apenas três portugueses, adiantou-se ao pelotão após a metade da etapa e foi alcançado. Pablo Alonso fez um ataque mais efetivo, relegando o colombiano Hadvin Santy Guzman/Bathco Team para o segundo lugar e o espanhol Pere Ferrer/Arte en Transfer-León, ambos com o mesmo tempo do vencedor. Na quarta posição, chegou o melhor português, Tiago Antunes/Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense
“É a minha primeira vitória fora de Espanha e estou muito feliz. Agora irei lutar por conservar a camisola amarela, mas não será fácil, uma vez que a prova tem muita montanha. Já a etapa de hoje foi muito difícil com calor e com uma subida muito longa. A aproximação à meta era muito sinuosa e entrar bem colocado nas curvas foi fundamental para discutir a vitória”, afirmou o cântabro Pablo Alonso.
As classificações espelham o domínio das equipes espanholas. A Disgarsa lidera a geral individual e a classificação por pontos, com e Pablo Alonso. David Cardona/Bathco Team é o líder da montanha e Pere Ferrer comanda a juventude. A Seleção da Galizia é a líder por equipes.
A Volta a Portugal Junior tem a participação de alguns sulamericanos: há 4 colombianos, 1 venezuelano, 1 uruguaio e 3 brasileiros no pelotão: são dois correndo pela espanhola Disgarsa, Vinicius Woltke chegou na 13ª posição a 20s do vencedor e Breno Santos na 27ª a 1m17s, já Kaydrian Magalhaes correndo pela equipe PALACIOS – EK chegou na 115ª posição a 22min.
A segunda etapa é a etapa rainha da Volta dos juniores em 77,6 km saindo de Boticas e chegada à serra do Larouco, Montalegre, prevista para as 15h50. O pelotão vai enfrentar três prémios de montanha: Salto (2.ª categoria, km 8,8), Virtelo (3.ª categoria, km 27,5) e serra do Larouco (1.ª categoria, coincidente com a chegada da Volta a Portugal da categoria elite).
Classificação da 1.º Etapa e Geral Individual
1.º Pablo Alonso/Disgarsa, 2h50m07s
2.º Hadvin Guzman/Bathco Team, mt
3.º Pere Ferrer/Arte en Transfer-León , mt
4.º Tiago Antunes/Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense, mt
5.º David Cardona Bathco Team), mt