BICICLETA É DESTAQUE NO IF DESIGN AWARD 2016

Na  edição de 2016 do iF Design Award 2016, um dos mais importantes eventos mundiais de design , funcionalidade e inovação, a bicicleta teve destaque. Grandes marcas do setor tiveram seus produtos premiados, muitas dessas  novidades que já  ao alcance dos consumidores

 

A primeira edição do iF Product Design Award foi realizada pela primeira vez em 1953 como evento especial da Feira Internacional de Hannover, com o intuito inicial de valorizar o design industrial alemão.  Com o tempo a premiação tornou-se internacional, transformando-se em um evento mediador entre o design e a indústria e tornando-se referência. Neste ano foram apresentados mais de 5 mil produtos e ideias de de 50 países, os melhores recebem o selo iF Design Award, e os de maior destaque levam o iF Gold, também conhecido por Projeto Oscar do design, na última edição foram apenas 75 projetos que levaram o  selo IF de ouro.

No último dia 26 de Fevereiro,  em Munique, na Alemanha, foram apresentados os melhores projetos de design. As empresas vencedoras passam a usar o reconhecido selo do iF em seus produtos e projetos, além de serem inseridas na exposição online  com mais de 200 mil acessos por mês. Os produtos destacados  passam a fazer parte do iF WORLD DESIGN GUIDE, uma plataforma digital de referência de empresas, escritórios, agências, instituições e profissionais de design de todo o mundo.

As premiações são definidas por um júri internacional formado por 58 profissionais do design que avaliam os projetos. A indústria da bicicleta tem participação cada vez mais ativa e importantes marcas do setor marcam presença com seus lançamentos.

Na lista de premiados na Coleção Mobilidade destaca-se a Shimano com o grupo Tiagra 4700 lançado no final de 2015. Com sua linha de produtos para ciclismo e pesca a fabricante japonesa já acumula 36 prêmios no iF Awards.  Com  um produto voltado para o ciclista com a esperança de que possam transformar o esporte em estilo de vida. O Tiagra foi desenvolvido com o objetivo de entregar aparência e performance de alta gama em um produto de nível intermediário ao consumidor.

O grupo Tiagra 4700

O grupo Tiagra 4700 

Outra empresa que tem seus produtos comercializados no mercado brasileiro que saiu com o selo de destaque foi a alemã ABUS com o capacete In-Vizz Accent com viseira integrada de policarbonato  e a trava de segurança dobrável Bordo Centium premiada por seu desenho, praticidade

O capacete

O capacete In-Vizz Accent da Abus

A Favorit da República Checa foi premiada por sua linha de  inspiração retrô que aposta no “design, confiabilidade e baixa manutenção” e quadros produzidos em carbono ou açõ inox. A  Favorit produz as bicicletas sob medida, com transmissão por correia, selins e manetes forrados com couro, iluminação integrada.

A Favorit ganhou destaque pela sobriedade das suas linhas

A Favorit ganhou destaque pela sobriedade das suas linhas

Com a nova linha de selins Scientia desenvolvida em conjunto com  a Universidade do Desporto de Colônia, na Alemanha, a  italiana Selle Royal destacou-se pela estética, inovação, usabilidade e ergonomia. Usando centenas de voluntários, os pesquisadores desenvolveram métodos rigorosos para quantificar as considerações clássicas do design de selins: diferenças de gênero, forma  eda importância da distância isquiática. A linha de  nove selins ergonômicos podem ser testados na loja usando um banco de medição inovador com almofadas de gel sensíveis à pressão que registram sua distância isquiática.

A linha de Selins Scentia

A linha de selins Scentia – conforto para todos

Além de produtos, o iF Awards premia projetos, assim o  o Desafio de Davos-Caminhando para a Educação  levou o prêmio no quesito Comunicação. Durante o Fórum Econômico Mundial em Davos 2015, o Banco UBS desafiou 1.000 líderes mundiais e empresarias a que caminhassem durante o evento em média 6 km , mesma distância que crianças na zona rural da África do Sul enfrentam diariamente  para chegar à escola, a cada distância de 6 km percorrida O UBS doaria uma bicicleta para a comunidade. Os participantes em Davos receberam pulseiras especiais Fitbit que mediram os seus passos. Terminais espalhados em Davos exibiam as distâncias  e o número de bicicletas já alcançados. No final foram percorridos mais de  11.000 km que resultaram em  2.500 bicicletas. A ação foi um dos temas de maior cobertura midiática  (Huffington Post, CNN) na história Davos.

Uma caminhada de 6 km de um político ou empresário valia 1 bicleta

Em Davos: a caminhada de 6 km de um político ou empresário valia 1 bicicleta

Uma das empresas mais premiadas nesta edição foi o grupo alemão Winora, com 3 modelos de bicicletas recebendo o selo iF. A Haibike X-Duro, uma e-bike de Downhill ganhou destaque como produto dirigido a um público especifico, equipada com motor Bosch Performance CX  e bateria de 500 Wh embutidos no quadro, outro modelo que ganhou destaque foi a Sinus Ena, uma confort e-bike de pedalada assistida com projeto  que visa a estabilidade e a segurança do ciclista. O modelo compacto, a Winora Radius, de aro 20 para uso urbano, com  soluções que buscam a praticidade e a segurança para o uso diário vem equipada com selim a prova d´’água.

A pedelec Ena

A pedelec Sinus Ena foi um dos modelos premiados do grupo alemão Winora

 

O novo  rack de teto Thule ProRide 598 que substitui o icônico ProRide 591, também foi um dos produtos premiados. As inovações incluídas no modelo, como limitação de torque e a garra que se adapta ao quadro da bicicleta minimizando o risco de danos e à segurança e facilidade para montagem e desmontagem fizeram a diferença na escolha.

o rack da Thule

O rack da Thule se destaca pela segurança e facilidade em seu manuseio

Dois modelos de bicicletas da Canyon também foram  premiada: a  mountain bike Exceed CF SLX, com seu um quadro de 870 gramas com excelente nível de conforto e rigidez. E a estradeira Ultimate premiada por sua construção e formas aerodinâmicas.Porém a maior premiação da Canyon foi na área da comunicação com seu site recebendo o iF Gold,  segundo o Juri:  “O site da Canyon destaca-se em virtude da sua excelente usabilidade. A combinação harmoniosa de conteúdo e comércio eletrônico é outra característica positiva, como é a identidade corporativa que tem vindo a aplicar, mesmo nos menores detalhes. As imagens são de muito boa qualidade e o site apresenta uma linguagem de design clara e independente. Desenho muito elaborado e de grande detalhando fazem deste um excelente site”.

A Canyon levou o iF Gold pelo seu site. E duas bicicletas entraram na lista do Design Award

A Canyon levou o iF Gold pelo seu site. E duas bicicletas entraram na lista do Design Award

Outro trabalho de comunicação que recebeu o selo iF foi o livro We Ride History – editado para comemorar o 30º aniversário da fabricante de bicicletas. A publicação apresenta 150 histórias contadas por colaboradores da empresa desde os tempos desde seu início em uma garagem.

As inscrições para a premiação de 2017 já começaram  e vão até o dia 20 de outubro, porém não pense que a participação é gratuita, a dependendo da área de interesse pode custar de 275 a 450 euros (R$ 1,2 mil a R$ 2 mil) e os premiados pagam uma taxa que vai de 1600 a 2700 euros (R$ 7 mil a 12 mil) que garantem a participação em uma série de eventos especiais e ainda ter a honra de poder carregar o selo da iF Design Awards

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.