CONTADOR COM EQUIPE PRÓPRIA EM 2017?!

Durante a festa de apresentação dos novos patrocinadores da equipes juvenil e sub23 da Fundação que leva o seu nome, Alberto Contador sinalizou que estuda a possibilidade de continuar competindo em 2017 em sua própria equipe profissional. Para tando precisará de uma licença da UCI e da chegada de novos patrocinadores que viabilizem o novo projeto

 

Fundacion Contador

Alberto Contador junto aos garotos da equipe juvenil e Sub23 da RH+Polartec – foto: Fundación Contador Team

A atual temporada marca o quarto ano do projeto da Fundação Alberto Contador que em 2016 tera como principais patrocinadores a RH+  – fabricante de roupas, capacetes e óculos – e a Polartec, indústria têxtil que produz tecidos técnicos com os quais são confeccionadas as roupas da equipe.  Entre outros patrocinadores está a Citroën, fornecedora dos veículos da equipe. Ao todo são cerca de 20 marcas envolvidas no projeto, além das duas marcas como principais patrocinadoras, há um segundo patamar com quatro marcas e mais 13 fornecedoras de equipamento que viabilizam a saída da equipe paras treinos e competições. A equipe usará bicicletas Look 695ZR, equipadas com pedivelas Rotor, selins Prologo . O fornecedor de rolos de treinamento , suportes de caramanholas e caramanholas é a Tacx. Segundo o manager do projeto, Fran Contador,  2016 é o primeiro ano que Alberto Contador não tem que financiar as equipes com dinheiro do seu próprio bolso.

São 2 equipes, cada uma com 13 ciclistas sob o nome RH+ Polartec.  A Sub23 é dirigida por Rafale Díaz Justo e a juniores está sob o comando de Félix García Casas e Guillermo Gutiérrez. Além disso as equipes tem à disposição uma equipe de mecânicos e um preparador físico .  São equipes amadoras na essência , os jovens ciclistas não recebem salário, porém tem as despesas com alojamento, transporte e material custeadas pela fundação.

Os valores envolvidos no custeio das equipes não são revelados por Fran Contador, irmão do ciclista e administrador do projeto. “É muito menos do que as pessoas acreditam. Nós apostamos no futuro” desconversa ao tratar de números . Porém deixa claro que o objetivo é formar desportistas: “Queremos dar uma formação a esses garotos e que eles no futuro tenham uma profissão”.

A equipe Sub23 tem como integrantes  o italiano Daniele Cantoni e o francês Marin Joublot, sinalizando para todos a internacionalização do projeto e que o caminho para a profissionalização pode estar muito próximo. A garotada fará sua estreia na temporada 2016 disputando o Circuito del Guadiana, na Extremadura, nos dias 20 e 21 de fevereiro.

Além das equipes a Fundação Contador tem uma escolinha de ciclismo para crianças de 8 a 14 anos, é um projeto patrocinado pela Prefeitura de Pinto e recebe 30 crianças. Sem fins lucrativos a fundação tem 35 empregados e tem como finalidade promover o ciclismo e fomentar a luta contra o Ictus .

Fundación Contador Team

Look é a fornecedora das bicicletas da equipe – foto: Fundación Contador Team

Até pouco tempo atrás, muito se falou da aposentadoria de Contador com o término  de seu contrato com a Tinkoff após a temporada 2016, porém durante a apresentação das equipes Contador disse estar motivado para procurar um patrocinador que financie para a temporada 2017 a sua equipe profissional e poder continuar competindo. “O objetivo principal é continuar crescendo por isso o próximo passo é sair com uma equipe profissional. Estamos trabalhando muito, mas sabemos que é difícil , principalmente porque queremos sair com uma equipe ao nível máximo, para estar no Tour de France. Se puder continuar com a minha equipe profissional com as garantias necessárias continuarei na ativa em 2017” comentou, porém deixou claro que para tando precisa manter elevado o seu nível de competitividade, caso contrário pendura a bicicleta.

A temporada de Contador começa na quarta-feira (17/02) na Volta ao Algarve, em Portugal e  o ciclista deixou claro que quer encerrar o ciclo da Tinkoff dando o máximo: “Este é o meu último ano na equipe Tinkofff e estou focado para realizar uma grande temporada. Também é o último ano de Oleg Tinkov como patrocinador e todos na equipe estamos trabalhando ao máximo para conseguir as melhores vitórias . A equipe me apoiou muito nos últimos quatro anos e quero devolver a confiança com as máximas vitórias entre elas lutar pela vitoria no Tour de France”, nos planos do espanhol também está a disputa da prova de estrada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, “um percurso, ao contrário do último Mundial e dos jogos de Londres, aonde me adaptei muito bem e não só na prova de estrada, mas também no contra-relógio. Acredito que possa fazer um bom papel e por isso estou animado. Minha preparação esta bem encaminhada para chegar em boas condições ao Rio”.

Sobre o Tour de France, Contador deixou claro que o adversário não é apenas o Froome, mas toda a formação Sky: “Eles tem um orçamento gigantesco, além do grande trabalho que fazem. Podem fazer duas equipes para disputar um Tour. É a equipe com maior potencial. O adversário não é apenas o líder, senão toda a equipe”

Já falando sobre a sua estreia nas estradas portuguesas, Contador disse estar confiante: “Fiz um bom trabalho de base no inverno, e pude fazer isso com tranquilidade. Começo um pouco mais tarde que em outros anos, e talvez falte um pouco de rimo de competição nas primeiras corridas em relação aos  outros rivais, mas pensado a longo prazo acredito que isso será bom”.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.