A vitória de etapa 5ª Etapa entre Meyo Kye e Oyem foi do francês Adrien Petit, mas a festa em Oyem ficou para Tesfom Okubamariam que conquistou a camisa de líder da La Tropicale Amissa Bongo
A 5ª etapa de 118,6 km saiu de Meyo Kye passou pelas fronteiras entre o Gabão, Camarões e Guiné Equatorial e chegou a Oyem aonde um pequeno grupo de ciclistas disputou o sprint. O francês Adrien Petit, da Direc Energie obteve a sua segunda vitória de etapa, ele já havia conquistado a 3ª etapa em Ndjole. Mas a grande festa da torcida que acompanhou a chegada foi para Tesfom Okubamariam que com as bonificações assumiu a liderança da classificação geral, e se torna o segundo ciclista da Eritreia a vestir a camisa amarela no Gabão, o primeiro foi Natnael Berhane correndo pela Europcar se tornou o primeiro africano a vencer a La Tropicale Amissa Bongo. A vantagem de Okubamariam é apertada, apenas 1 segundo o separa do italiano Andrea Palini e do francês Adrien Petit. Restando ainda duas etapas– o contra-relógio individual de 4 km em Akanda e a etapa de encerramento na capital Libreville a disputa promete ser intensa.
Ao final da etapa Okubamariam cercado por jornalistas locais comentou o bom momento que o ciclismo africano vem atravessando no pelotão internacional: “Este é um grande momento para o ciclismo da Eritréia. Estou orgulhoso de meu país “.
Uma característica dessa volta é o ritmo nervoso do pelotão, com muitos ataques e tentativas de fuga. Na primeira ação do dia estava o brasileiro Murilo Affonso com o camaronês Nzeke, o argelino Hanachi e o marfinense Cisse, mas a fuga durou pouco.
A 4 km da chegada mais um ataque de Murilo Affonso, que consegue uma pequena vantagem sobre o pelotão, mas é alcançado pelo grupo. Quando a seleção para o sprint já estava sendo feita, a pouco mais de 500 metros da chegada o brasileiro Flavio Santos sofreu com um pneu furado e acabou perdendo a oportunidade de disputar a chegada, terminando na 30ª posição, como o melhor ciclista da equipe brasileira Funvic-Carrefour-Soul. O italiano Ivan Santarromita da equipe Skydive-Dubai foi excluído da competição por pedalar agarrado a um carro.
No sábado, uma disputa inédita na Amissa Bongo, um contra-relógio individual de 4 km em Akanda, ao redor do estádio da Amizade Sino-Gabonesa.
La Tropicale Amissa bongo
5ª Etapa Meyo Kie – Três Fronteiras – Oyem – 118,6 km velocidade média 41,67 km/h
1- Adrien Petit/Direct Energie-França 2h50m47s
2- Armindo Fonseca/Fortuneo-Vital Concept-França m.t.
3- Tesfom Okubamariam/Eritreia m.t.
4- Yauheni Hutarovich/Fortuneo-Vital Concept-Bielorussia m.t.
5- Meron Teshome Hagos/Stradalli-Bike Aid-Eritreia m.t.
29- Antonio Piedra/Funvic-Carrefour-Soul-Espanha a19s
30- Flavio Santos/Funvic-Carrefour-Soul-Brasil a19s
33- Murilo Afonso/Funvic-Carrefour-Soul-Brasil a 33s
53- Magno Prado/Funvic-Carrefour-Soul-Brasil a 3m14
68- Francisco Chamorro/Funvic-Carrefour-Soul a 5m15s
Classificação Geral
1-Tesfom Okubamariam/Eritreia – 15h09m23s
2- Andrea Palini/Skydive Dubai-Italia – a1s
3- Adrien Petit/Direct Energie-França a1s
4- Anthony Delaplace/Fortuneo-Vital Concept-França a13s
5- Elyas Afewerki/Eritreia a13
17- Flavio Santos/Funvic-Carrefour-Soul-Brasil a1m52
50- Antonio Piedra/Funvic-Carrefour-Soul-Espanha a12m14s
51- Muriclo Afonso/Funvic-Carrefour-Soul-Brasil a12m19
55- Magno Prado/Funvic-Carrefour-Soul-Brasil a 14m01s
75- Francisco Chamorro/Funvic-Carrefour-Soul a 38m03s