BRASILEIROS DISPUTAM CAMPEONATO EUROPEU DE MECÂNICA DE BICICLETA

Em um torneio que é quase uma Copa do Mundo da Mecânica de Bicicletas, três profissionais brasileiros disputaram o evento promovido pela Shimano na Europa. A vitória ficou com os mecânicos holandeses

Mecânicos de 14 países disputaram o torneio promovido pela Shimano

Entre os dias 5 e 7 de outubro, a sede da Shimano Bélgica, em Mechelen, recebeu o primeiro Campeonato Europeu de Mecânica de Bicicleta. O evento que busca destacar as habilidades indispensáveis ​​dos mecânicos de bicicletas e promover seu papel vital na indústria do ciclismo, é cheio de emoção e testa os conhecimentos e as habilidades dos participantes selecionados para a disputa.

Mecânicos de 14 países enfrentaram uma uma série de desafios técnicos cronometrados, projetados para testar suas habilidades e conhecimentos, enquanto foram avaliados por uma equipe de especialistas qualificados com anos de experiência combinada em serviço técnico de bicicletas, controle de qualidade e produtos do centro de treinamento local da Shimano.

Um trio de mecânicos holandeses – de três service center diferentes – foram os vencedores: Jelmer Bijvang, Berend Bervoets e Kevin Smit demonstraram destreza técnica, trabalho de equipe, clareza na comunicação, habilidade em identificar e resolver complexos problemas de mecânica, impressionando os juízes durante a competição realizada no último fim de semana. A segunda posição ficou com os italianos Tommaso Pastorino, Federico Sardu e Davide Bardelloni e o terceiro lugar com os alemães Patrick Rittmann, Klaus Molitor e Erik Stratmann.

Equipe Holanda (da esquerda para a direita): Kenny van Hummel (Shimano Benelux), Jelmer Bijvang, Kevin Smit e Berend Bervoets – foto: Shimano

O Brasil foi representado por Caio Vinícius, Gabriel Lara e Ian Gomes. O trio garantiu vaga na competição europeia após vencerem, em agosto, o tradicional Desafio Mecânico no Shimano Fest 2024, em São Paulo. A ação com os brasileiros foi criada para valorizar ainda mais os profissionais responsáveis pela manutenção das bicicletas nas lojas Shimano Service Center espalhadas pelas diferentes regiões brasileiras. 

Caio Vinícius da Loja Flash Bike de Campinas, Gabriel Lara da loja Sky Biki de Goiânia e Ian Gomes da Bicicletando Bike Shop de Fortaleza, todas lojas Shimano Service Center, viajaram à Bélgica com todas as despesas pagas pela Blue Cycle Distribuidora, braço comercial do varejo de Shimano no Brasil. Apesar de uma ótima participação, a equipe brasileira não conseguiu se classificar para a final.

COMPETIÇÃO: avalia as habilidades dos mecânicos

Com um número cada vez maior de bicicletas no mercado e uma demanda crescente por manutenção de qualidade e profissional, a necessidade por mecânicos bem treinados e altamente qualificados nunca foi tão alta. Por outro lado e como a principal fornecedora global de componentes, a Shimano está comprometida em melhorar a qualidade dos serviços para a bicicleta, apresentando, na competição europeia, a experiência de mecânicos tanto da Europa, como dos brasileiros.

As equipes da Holanda e Itália se encontraram em uma final emocionante na final do Campeonato Europeu de Mecânica de Bicicletas que testou os conhecimentos e a técnica. Kevin Smit, da loja Wielercentrum Bruggemann em Ede, na Holanda e Jelmer Bijvang, que trabalha na loja Zwolle em Scholten Fietsgoed, estavam exultantes após saberem do resultado final. “Em uma palavra? Sensacional! Nós vencemos mesmo” disse Kevin. “Conseguimos! Viemos aqui para
isso e conseguimos”
, concluiu Jelmer.

Provas são praticamente uma contrarrelógio onde técnica e precisão fazem a diferença foto: Shimano

O técnico da equipe holandesa e gerente da loja conceito da Shimano
Benelux, Kenny van Hummel, comentou: “Fiquei realmente impressionado com nossos rapazes no Campeonato de Mecânicos nesse fim de semana. Para mim o destaque ficou por conta da habilidade deles em balancear rapidez e precisão. Conseguiram evoluir bem pelas tarefas apresentadas, sempre
comprometidos com a precisão, focando em cada passo e detalhes dos desafios impostos a eles. Estes últimos dias foram muito emocionantes, fiquei bem orgulhoso do trabalho da nossa equipe”

POR DENTRO DO CAMPEONATO DE MECÂNICA DE BICICLETAS

Vindos de 14 países (Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil [Convidado especial], Eslováquia, Espanha, França, Holanda, Hungria, Itália, Portugal, Reino Unido, Suíça, Tchéquia) os mecânicos profissionais que participaram desta prova em Mechelen, enfrentaram uma série de desafios técnicos, elaborados para colocar em prática suas habilidades e conhecimentos específicos de manutenção e reparo de bicicletas.

Foram sete desafios extremamente exigentes enfrentados pelos competidores, com múltiplas subtarefas, que cobriram uma ampla gama de habilidades na manutenção de bicicletas, incluindo:


Configuração do Sistema de marchas: Instalar uma pedivela Shimano CUES, escolher e instalar um cassete compatível com a transmissão CUES, ajuste fino dos câmbios dianteiro e traseiro utilizando a plataforma E-TUBE PROJECT Cyclist para personalizar os botões de troca de marchas do SHIMANO ULTEGRA Di2.
Manutenção de rodas: Manutenção do cubo da roda livre, substituição do corpo do cubo da roda livre e execução de sangria de freio

Sistema para e-bikes: Instalação de um sistema (motor) SHIMANO EP5 montando as coroas e pedivelas corretas, e utilizar o E-TUBE PROJECT Professional para diagnosticar os ‘erros’ que a bateria apresentou.

Manutenção de Cubo de Marchas: Desmontar, limpar e montar novamente um cubo de marchas interna SHIMANO NEXUS. 

PROFISSÃO DE FUTURO

Essa competição demonstrou que a profissão de mecânico de bicicleta é uma carreira do futuro, ainda mais se levarmos em conta que o aumento na utilização de bicicletas pode desempenhar um papel fundamental no combate às alterações climáticas – reduzindo a poluição atmosférica e o congestionamento nas cidades. Em todo o mundo, as cidades continuam a realizar mudanças para promover o ciclismo, e a demanda por mecânicos profissionais habilidosos vai simplesmente aumentar. A Shimano é líder quando o assunto é oferecer educação técnica e treinamentos necessários para atender essa demanda.







Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.