RED XPLR AXS: O GRUPO DE GRAVEL DA SRAM COM 13 VELOCIDADES

A mudança com uma marcha a mais chega com o novo Red XPLR AXS da Sram é basicamente feita com apenas novos 2 componentes: o câmbio com nova construção e o cassete para 13 velocidades, uma revolução possível graças à sinergia com todos os demais sistemas da marca

Sram Red XPLR AXS - grupo para gravel de 13 velocidades
Novo grupo para gravel de 13 velocidades – Red XPLR AXS

Com uma evolução constante de seus componentes seja na estrada ou no off-road – mountain bike e gravel –  criando sistemas que possibilitaram o uso de câmbios e cassetes do mountain bike em guidões curvos (ou drop), com seu novo lançamento o grupo Red XPLR AXS amplia sua linha de grupos específicos para o gravel – agora de 13 velocidades, eletrônico, com mais opções para o ciclista pois o novo cassete mesmo com uma marcha a mais pode ser montado em qualquer cubo do padrão XDR.

O RED XPLR AXS 1×13 a grosso modo combina toda a tecnologia que a marca aplica ao mountain bike – como o sistema UHD de fixação do cambio diretamente no quadro, e do modelo de estrada Red AXS a corrente e  sistema de freios, comandos/trocadores.

O novo grupo Red XPLR AXS pesa 2.488 gramas (pedivela de 172,5 mm c/medidor de potência/câmbio+bateria/sistema de freios) , uma redução de 102 gramas  em relação ao grupo anterior em 102 gramas e isso é muito significativo ao se levar em conta que a comparação é entre um sistema de 12 e outro de 13 velocidades

XPLR utiliza o sistema UDH para a montagem do câmbio no quadro, garantindo robustez

O XPLR -se destaca por seu câmbio traseiro Full Mount  que vai montado em quadros com o sistema UDH – sem gancheira-  e graças à sua interface T-Type é de simples e rápida montagem com o auxilio do aplicativo da marca. Graças a esse sistema, é possível ter um câmbio mais robusto e com menos possibilidades de quebras, some a isso a tecnologia Magic Wheel, quem mantém a corrente em movimento, mesmo se um galho, por exemplo, entrarem na roldana inferior.

A configuração simples e as vantagens da embreagem da mola, oriunda do mountain bike trazem um grande diferencial garantindo confiabilidade ao conjunto e precisão nas mudanças de marchas.

cassete de 13 velocidades 10/46

O cassete  de 13 velocidades –  em uma única versão 10/46 – com o escalonamento 10/11/12/13/15/17/19/21/24/28/32/38/46 pesa 288 gramas e oferece 460% de range e tem como principal vantagem a sua montagem em um cubo de roda no padrão XDR –  e isso graças à utilização do mesmo espaçamento de um pinhão de 12 velocidades e total compatibilidade com as correntes Flattop de estrada,  e com sistemas Full Mount, (Overload) Clutch, AXS, Magic Wheel XDR, X-Dome.

A construção do cassete é com dez pinhões em aço e os três maiores em alumínio; cada ponhão recebe um desenho de dentes projetado especificamente para otimizar a passagem da corrente.

A pedivela para coroa única de montagem direta de 38  a  46 dentes podem ser trocadas com uma única ferramenta e está disponível nos comprimentos de 160, 165, 167,5, 170, 172,5 e 175 mm e sua construção é em carbono com seu interior oco que possibilitou uma boa redução no peso do conjunto .

O conjunto tem como principal diferença uma nova linha de corrente 47,5mm  isto é possível graças à utilização de um movimento central de 2,5 mm mais largo de cada lado

Uma boa opção para quem busca acompanhar e aprimorar o desempenho nas pedaladas é a a versão da pedivela com medidor de potencia, o design é  totalmente novo com coroas removíveis e substituíveis com fixação por rosca, para todos os tamanhos 38D, 40D, 42D, 44D e 46D.

Acionamento leve dos freios, com apenas um dedo é possível acionar a alavanca

Os trocadores –redesenhados possibilitam o acionamento do freio usando apenas um dedo -. Além dos controles de mudança de marcha/freio da renovada geração Red AXS, os novos componentes Red XPLR também são compatíveis com todos os controles da geração AXS (incluindo MTB, com os PODs).

Os componentes Red XPLR só podem ser montados em quadros do tipo gravel ou estradeiras com interface UDH, com triângulo traseiro de comprimento mínimo de 415 milímetros. Não é possível utilizar o grupo em quadros de mountain bike.

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