Arcadex foi projetada para o ciclismo de aventura e bikepacking, e se propõem a redesenhar os limites para ir mais longe oferecendo geometria de endurance e muitos novos recursos projetados carregar o necessário para aproveitar ao máximo as experiências de vários dias de pedal
Nascida para a aventura. Bianchi apresenta a nova Arcadex, o modelo da marca italiana pensado para o ciclismo de aventura e para o bikepacking (cicloturismo levando bolsas e mochilas), uma bicicleta versátil e capaz de atender às necessidades dos ciclistas que querem ir além da sua zona de conforto.
Com a Arcadex, a Bianchi completa a linha de bicicletas para os entusiastas do gravel. Para quem busca desempenho e velocidade a marca já oferecia a Impulso, agora com este lançamento ela atende um público que cada vez mais quer aproveitar ao máximo suas horas de pedal, para quem busca aventura não importando o terreno.
QUADRO PROJETADO PARA LONGOS PERCURSOS E VIAGENS
O quadro de fibra de carbono com geometria de endurance – para pedais mais longos, de resistência, proporciona todo o conforto necessário para viver plenamente aventuras de longa distância sem sacrificar o desempenho.
A Arcadex, vem em duas versões: Pro e o Comp, e ambas estão montadas com o cockpit integrado (guidão+avanço) da Velomann como padrão, mas também são compatíveis com o novo guidão monocoque de fibra de carbono totalmente integrado desenvolvido pelo Reparto Corse Bianchi.
Para encarar qualquer terreno, o quadro tem um generoso espaço para a passagem da roda – clearence – entre o triângulo traseiro e o tubo do selim – possibilitando a montagem de pneus de até 700c x 50mm e pode ser equipado com para-lamas. A bicicleta é classificada como ASTM 2 (padrão da American Society for Testing and Materials – órgão estadunidense de normatização) para uso off-road. Tanto a Pro quanto a Comp recebem o selim Mitora 149 H1 para proporcionar o conforto necessário para aventuras de vários dias com a bicicleta.
ARCADEX: PENSADA PARA QUEM BUSCA AVENTURA
Segundo a Bianchi, no desenvolvimento da nova Arcadex, a fabricante italiana ouviu as solicitações e necessidades específicas de cicloturistas e bikepackers para projetar soluções que simplificassem e aprimorassem suas experiências.
A nova principal característica é o módulo IFS (Internal Frame Storage ou em tradução livre Espaço Interno de Armazenagem), que proporciona ao ciclista espaço extra criado dentro do tubo inferior onde pequenos itens podem ser armazenados.
Dentro do módulo IFS os itens podem ser armazenados utilizando o estojo protetor da Velomann, especialmente projetado para evitar que eles se espalhem dentro do compartimento, chacoalhem provocando ruídos ou causando arranhões.
A Arcadex pode ser configurada com o novo kit Bianchi composto por quatro bolsas 100% em nylon, projetadas para oferecer diversas opções de suporte para viagens.
O kit é composto por 4 bolsas:
•Orma 01: vai montada no tubo horizontal (capacidade de 1 litro; resistente à água)
•Orma 03: para ser instalada no espaço interno do quadro diamante, na frente (capacidade 3 litros; à prova d’água)
•Orma 07: projetada para ser fixado sob o selim (capacidade de 7 litros; à prova d’água)
•Orma 09: para montagem no guidão (capacidade 9 litros; à prova de água)
As bolsas Orma são desenhadas e fabricadas na Itália pela Bianchi e elas também estão disponíveis para o público em geral, podendo ser adquiridas individualmente na rede de vendas autorizada da Bianchi na Europa e Estados Unidos.
O eixo passante da roda traseira abriga uma pequena chave Allen de 4 e 5 mm, que é útil em caso de inconvenientes ao longo do percurso ou para ajustes rápidos. No quadro e no garfo da Arcadex foram criadas várias opções de fixação para montar porta-caramanholas, bolsas e outros acessórios.
VERSÕES COM CÂMBIO ELETRÔNICO OU MECÂNCIO E GARFO DE SUSPENSÃO OPCIONAL
A bicicleta completa está disponível em duas versões, Pro e Comp. A Arcadex Pro vem equipada com rodas de fibra de carbono Velomann Terbium 30, segundo a fábrica são bem resistentes, duráveis e prontas para enfrentar qualquer aventura, e ainda tem como opcional a possibilidade da montagem do garfo de suspensão Rockshox Rudy XPLR com 30 mm de curso para enfrentar terrenos mais acidentados. Na parte de câmbios e componentes são duas opções 1×12 velocidades: o SRAM APEX/GX AXS eletrônico e o Shimano GRX 822 mecânico.
Para quem quer começar a se aventurar ou busca um modelo mais acessível a opção é a Arcadex Comp, montada com rodas Fulcrum Rapid Red com aros de alumínio 2-Way Fit Ready (para clincher ou pneu sem câmara/tubeless) . Com duas opções de câmbio mecânico 1×12 velocidades: Shimano GRX 610 ou SRAM APEX.
Todas as versões estão equipadas com o selim Mitora 149 H1 para proporcionar o conforto necessário mesmo em viagens de vários dias e canote de selim Velomann Carbon UD. Pneus Pirelli Cinturato™ GRAVEL M Classic, 45-622 com laterais na cor bronze.
Todos os modelos da linha Arcadex podem ser atualizados com um garfo de suspensão compatível.
Arcadex Pro está disponível em duas cores foscas: Celeste com detalhes em turquesa escuro ou verde floresta com detalhes em preto. A Arcadex Comp tem duas opções de brilhantes: Celeste e grafite ou areia metálica com detalhes em grafite.
No lançamento na Itália a Arcadex foi apresentada com os seguintes preços sugeridos ao público – (os preços em reais são apenas referência, sem impostos de importação para comercialização no Brasil)
•Arcadex Pro com Apex/GX eTAP 12S: € 5.099 (R$ 29.130)
•Arcadex Pro com GRX 820/822: € 4.199 (R$ 23.990)
•Arcadex Comp com Apex/SX 12S 40T ou GRX 610/822 40T: € 2.999 (R$17140)
(os preços em reais são apenas referência, sem impostos de importação para comercialização no Brasil)