O que já era aguardado por todo o meio ciclístico, finalmente foi apresentado oficialmente: o Sram Red AXS chega com suas atualizações que o deixaram com o menor peso do mercado, ainda mais eficiente e preciso e que se integra perfeitamente ao novo ciclocomputador Hammerhead Karoo
Com uma ação que levou uma ‘caixa misteriosa’ para várias lojas no Brasil e no Mundo e que muitos já davam como certo que em seu interior estava a atualização do grupo Sram Red AXS que a cerca de um mês apareceu em algumas bicicletas da Bora-Hansgrohe, a novidade foi oficialmente apresentada ao grande público pela marca estadunidense, e após 4 anos de trocas de informações com ciclistas e equipes patrocinadas e um trabalho de engenharia a marca dá mais um salto de qualidade com uma série de componentes mais leves e eficientes. Ao todo as atualizações produziram uma redução de 153 gramas, o grupo completo Sram Red AXS pesa 2.496 gramas (sem as baterias dos câmbios dianteiro e traseiro) , o mais leve do mercado.
O Red AXS chega com novos comandos carregados de evolução, com um desenho ainda mais ergonômico com uma nova estrutura e com borrachas que o deixaram mais confortável e com inovações na parte hidráulica com o reposicionamento do pivô interno o que resultou em maior potência de frenagem com menor esforço e consequentemente um menor cansaço do ciclista.
Menos esforço para frear
O novo desenho proporciona ao ciclista 80% menos esforço ao frear desde a parte superior do comando em comparação com o Red eTap AXS. Isso permite que o ciclista freie com apenas um dedo. Ao acionar o freio desde inferior do guidão de estrada, o novo design exige 33% da potência usada em um Red eTap AXS. Menos esforço, menos fadiga nas mãos, sensação de leveza e conexão de energia mais fácil de usar, graças à nova arquitetura.
Isso tudo também com uma redução de 83 gramas, entre a manete e as pinças de freio, em relação a geração anterior. Um com junto mais equilibrado e com melhor possibilidade de personalização no ajuste da distância para mãos de todos os tamanhos. A modulação previsível, mais profunda na direção do manete, significa que mais potência pode ser fornecida de uma forma mais precisa. A força do curso livre é reduzida à metade, o que proporciona uma maior resposta à ação inicial do ciclista na frenagem.
Os novos comandos trazem um botão ‘Bônus’ desenvolvido para quem pedala com as mãos na parte superior – localizado na parte interna – e que possibilitam por meio do AXS ou outros dispositivos a mudança de marchas ou a navegação em um ciclocomputador compatível.
Nova opção de pedivela de 160mm
O conjunto pedivelas e coroas também passou por atualizações – ficaram mais rígidos e leves. As pedivelas tem um novo processo de laminação do carbono, com isso houve uma redução de 29 gramas no conjunto. E como novidade a opção de braços de 160mm para ciclistas mais baixos ou para atender a nova tendência do pelotão de usar pedivelas menores, além das versões de 165, 170, 172.5 e 175mm. O conjunto estará disponível com coroas 50/37, 48/35, 46/33 para as bicicletas montadas de fábrica (OEM) e 52/39, 54/41, 56/43 para quem comprar seu grupo nas lojas para equipar seu quadro.
A evolução também é uma constante busca pela redução de peso graças a um novo trabalho nos elos, e com isso a corrente ficou 13 gramas mais leve, mas ainda robusta, mantendo a estrutura HollowPin. Segundo o fabricante o resultado é uma corrente com maior vida útil.
Outra novidade é a inclusão dos cassetes 10-30d e 10-36d que se juntam aos já disponíveis 10-28 e 10-33. A versão 10-36 pesa 180 gramas. Nas versões 10-28, 10-30 e 10-33 a progressão é gradual entre os pinhões , com pelo menos cinco saltos de um dente, ou seja com um melhor escalonamento das marchas. Tanto os cassetes como a corrente estão disponíveis na versão de coloração ‘rainbow’.
Apesar de muitos terem acreditado estarem em desuso as transmissões de coroa dupla, a Sram retrabalhou o seu câmbio dianteiro que ficou mais estreito e com um menor percurso de deslocamento e inclui também melhoras no protocolo de comunicação que foi aperfeiçoado com a incorporação da função de ajuste automático não importando a posição do cassete. O câmbio dianteiro adota a tecnologia Yaw . A caixa mais estreita permite ao usuário fazer uma configuração um pouco mais agressiva ou mais contundente, sem falhas, em comparação com descarriladores anteriores com os da nova geração .
Red AXS -153g que o modelo anterior
O câmbio passou a incorporar a roldana inferior maior – X-SYNC (para atender as preferências estéticas do mercado, além de melhorar a funcionalidade) e rolamentos de cerâmica , aceitando todos os cassetes – desde o 10-28d até o 10-36 – sendo também compatível com transmissões 2x e 1x e trazendo a tecnologia de amortecimento Orbit que mantém a corrente tensionada mesmo em terrenos irregulares. Com a atualização o câmbio teve uma redução de 16gramas em relação à versão anterior.
Todo os sistema de câmbios e seu controle é facilmente gerenciado pelo app Sram AXS , mas agora chega mais uma novidade com o novo ciclocomputador Hammerhead Karoo que se conecta facilmente com todos os componentes Sram AXS sem necessidade de emparelhamento. O Hammerhead Karoo possibilita a configuração dos comandos ou saber a carga das baterias diretamente do guidão, sem a necessidade de usar o celular.
As principais marcas do mercado internacional (Aurum, Cannondale, Canyon, Cervelo, Colnago, Focus, Giant, Look, Pinarello, Orbea, Ridley, Scott, Spcialized, Trek, Willier-Triestina, entre outras) já tem modelos equipados com o novo Sram Red AXS. No Brasil o grupo completo com o ciclocomputador Karoo 2, distribuído pela Proparts tem o preço de venda sugerido ao consumidor de R$ 39.595 sem o potenciômetro e de R$ 43.845 com medidor de potência.