COPA DO MUNDO XCC SNOWSHOE: MAIS UMA PARA KOREZTKY E A SUB 23 JÁ TEM SEUS CAMPEÕES

A Copa do Mundo cruzou o Atlântico e desembarcou na América do Norte para as duas etapas finais da competição. A estação de Snowshoe, na Virgínia Ocidetal recebeu a sétima etapa e na disputa do short track, Evie Richards e Victor Koretzky  foram superiores. A prova também foi a despedida de Avancini do circuito. Na Sub23  Ronja Blöchlinger e Riley Amos confirmam o título em uma  etapa onde Alex Malacarne foi  6º e Gustavo Xavier 7º

Evie Richards dominou o curto e técnico traçado – foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

A temporada 2023 chega aos seus momentos finais, e como tradição as duas provas de encerramento acontecem na América do Norte, primeiro em Snowshoe e uma semana depois em Mont-Sainte-Anne, no Canadá.

Dias antes da disputa da prova no circuito curto, a região foi castigada por chuvas que atrapalharam as disputas da Maratona e os treinos para o downhill, o que deixou alguns trechos do técnico traçado ainda mais exigenetes.

A prova feminina começava com mais uma desistência de Pauline Ferrand-Prévot que a princípio havia priorizado o primeiro campeonato Europeu de Gravel, mesmo com chances de conquistar a classificação geral na Copa do Mundo, porém, ela também foi obrigada a desistir da disputa pois ao sentir-se mal fez um teste de covid-19 acusando positivo, o que antecipou o fim da temporada para a francesa.

foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

A prova começou com as italianas Chiara Teocchi e Martina Berta abrindo caminho, seguidas por Laura Stigger, ainda no circuito menor, Snowshoe teve um traçado de largada com 1.100 metros, mas sem conseguir se distanciar de um grupo que rodava compacto.

Na primeira volta no circuito de 1.400 metros, mudança no comando com a francesa Loana Lecomte assumindo a ponta de um grupo de elite formado por Puck Pieterse, Jenny Rissveds e Evie Richards, um pouco mais atrás,  um segundo grupo com Berta, Stigger e a australiana Rebecca Henderson.

Lecomte que optou mais uma vez por correr com uma mountain bike de traseira rígida impôs um ritmo muito forte, mas sem conseguir romper com o grupo. A líder da classificação do XCC, Puck Pieterse foi ao ataque, mas a francesa neutralizou a ação, e tomou a dianteira novamente.

Quando ainda faltavam duas voltas, a britânica Evie Richards atacou com muita determinação e tomou a ponta do grupo, iniciando um trabalho de desgaste das adversárias. Lecomte já sinalizava cansaço e não conseguia acompanhar.

Evie e Puck enfrentam a descida técnica disputando posições – foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Nas descidas técnicas e escorregadias Richards fazia a diferença, e apenas Puck Pieterse tentava se aproximar, mas sem conseguir descontar os 5 segundos de vantagem que a britânica abriu. Um pouco mais atrás um grupo com Rebecca Henderson, Alessandra Keller, Loana Lecomte, Martina Berta e Haley Batten tentava encurtar a diferença, e chegar na segunda colocada.

Evie Ricahrds conseguiu sua primeira vitória no short track nesta temporada, com uma demonstração de superioridade em relação às demais adversárias. A segunda posição ficou com Puck Pieterse que se mantém na liderança da classificação geral do XCC com 1280 pontos, em terceiro chegou a australiana Henderson e em quarto a suíça Alessandra Keller que ocupa a vice-liderança com 1200 pontos. Com a vitória, e a desistência de Ferrand-Prévot, Richards assume a terceira posição na CG do XCC com 1086 pontos.

 Raiza Goulão ocupa a 40ª posição na CG do XCC – foto: Kike Abelleira

O Brasil esteve presente com Karen Olímpio e Raiza Goulão, as duas estiveram no pelotão intermediário nas voltas iniciais, mas a partir da metade da prova estavam no último grupo, terminando em 35ª e 38ª. Na classificação geral do XCC, a campeã brasileira, Raiza Goulão está na 40ª posição com 176 pontos e Karen é 48ª com 65 pontos.

SEGUNDA VITÓRIA CONSECUTIVA DE KORETZKY NO XCC

Como vem acontecendo ao longo da atual temporada, e para não perder o costume, a prova masculina começou com o alemão Luca Schwarzbauer em alta rotação, forçando o ritmo e tomando a ponta na volta de abertura, levando em sua roda a Nino Schurter, Victor Koretzky, Flückiger.

Koretzky seguido por Sarrou, duelo francês se repetiu em Snowshoe
foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

O francês Koretzky, respondeu à acelerações do alemão e na primeira volta era ele que estava no comando de um grupo onde estavam Schwarzbauer, Schurter, Sarrou ,  Fluckiger , Forster e todo um pelotão enfileirado.

Schwarzbaeur contra-atacou na volta seguinte e tomou o comando e isso rompeu o pelotão. Koretzky, Sarrou e Schurter conseguiram acompanhar, porém logo foram alcançados por Dascalu, Fini, Aldridge e Dubau formando um grupo maior que passou a rodar compacto.

Despedida de Avancini da Copa do Mundo – foto: Michele Mondini

Os oito se mantiveram unidos até a abertura da última volta. Aldridge ataca, mas logo foi neutralizado.

Korerzky força, e como na etapa anterior é contra-atacado por seu compatriota Sarrou, repetição de um duelo com Koretzky mais uma vez arrematando com maior ferocidade para garantir a segunda vitória consecutiva. Sarrou em segundo, Schwarzbauer em terceiro – pódio idêntico ao de Les Gets.

Na disputa pela classificação geral do XCC, apesar da liderança de Luca Schwarzbauer com 1430 pontos, nada está definido, pois sua vantagem para Sarrou, o segundo colocado,  é de 190 pontos, e no próximo final de semana há mais 250 pontos em disputa e uma combinação de resultados e o imponderável podem mudar essa realidade.

José Gabriel terminou em 32º

A prova de short track de Snowshoe também serviu como despedida de Avancini do circuito internacional. O campeão brasileiro rodou praticamente a prova toda liderando o último quarto do pelotão onde estavam os demais compatriotas, e terminou em 32º, tendo em sua roda a José Gabriel Marques. Ulan Galinski foi o 36º

SUB23 – IMBATÍVEL RONJA 7 X 7

Um dia antes da Elite, os jovens talentos da sub23 entraram na pista e mais uma vez a suíça Ronja Blöchlinger dominou a disputa. Na categoria masculina, correndo com o apoio da torcida local, Riley Amos conquista sua primeira vitória na atual temporada do XCC.

foto: UCI

Entre as garotas Blöchlinger conquistou sua sétima vitória na Copa do Mundo de pista curta, sem dar margem às adversárias e confirmando o título da temporada ao cruzar a linha de chagada seis segundos à frente da campeã mundial de pista curta da UCI, Samara Maxwell, e a onze segundos da suíça, por coincidência repetindo também o pódio da etapa anterior.

A brasileira Giuliana Morgen, terminou na 29ª posição, uma volta atrás da vencedora.

Na prova dos garotos da Sub23 um duelo norte-americano marcou a competição. O estadunidense Riley Amos e o canadense Carter Woods disputaram desde os primeiros metros a liderança, na primeira metade ainda tiveram a companhia dos franceses, Adrien Boichis, líder da classificação geral do XCC e Luca Martin.  

Riley Amos consquista em ‘casa’ sua primeira vitória na temporada do XCC – foto: UCI

Riley forçou o ritmo e conseguiu na penúltima volta abrir 10 segundos de vantagem sobre Woods, firmando-se na primeira posição até a chegada. O canadense forçou o ritmo e além de se distanciar do francês Martin, encurtou a diferença de Riley para 5 segundos.

Nesse grupo dos ponteiros, os brasileiros Alex Malacarne e Gustavo Xavier mostraram mais uma vez um desempenho acima da média. Alex teve um bom começo, chegou a rodar na quarta posição na volta de largada, cedeu terreno, foi para 12º e se recuperou na penúltima volta para terminar em 6º, já Gustavo que rodou na 10ª colocação por quatro voltas aumentou o ritmo nas duas voltas finais, ganhando três posições, terminando em 7º.

Malacarne mais uma vez entre os melhores, 7º em Snowshoe – foto: Michal Cerveny

O líder da classificação geral, Boichis, sofreu um furo no meio da corrida e perdeu os ponteiros,  conseguiu voltar e terminar em   11º lugar, assegurando o título geral com 730 pontos, contra os 600 do segundo colocado, Riley Amos e 585 de Carter Woods, isto porquê na Sub23 a vitória concede 125 pontos, desta forma,  mesmo que não dispute a próxima etapa, é impossível que outro ciclista atinja sua pontuação. Malacarne é 7º com 384 pontos e Gustavo é o 13º com 272 pontos.  

Copa do Mundo de Mountain Bike – 6ª Etapa – Snowshoe – Virgínia Ocidental – Estados Unidos

sexta-feira 29/09/2023

XCC – short track – circuito curto

Elite Feminina – 40 competidoras de 20 países – circuito de 1.1 km + 4 voltas x 1.4 km  = 6.70 km

1- Evie Richards – Trek Ractory Racing XC – Grã Bretanha – 19m54s – vel. Media: 20.194 km/h

2- Puck Pieterse – Alpecin-Deceuninck – Países Baixos +5s

3- Rebecca Henderson –Primaflor Mondraker Genunins Racing Team – Austrália +9s

4- Alessandra Keller – Thömus Axon – Suíça +12s

5- Loana Lecomte – Canyon CLLCTV – França +15s

35- Karen Olímpio – Brasil +2m07s

38- Raiza Goulão – Brasil   +2m23s

Elite Masculina – 40 competidores de 19 países – circuito 1.1 km + 5 voltas  x 1.4 km = 8.10 km

1- Victor Koretzky – Specialized Factory Racing – França – 20m54s – vel. média 22.238 km/h

2- Jordan Sarrou – Team BMC – França +2s

3- Luca Schwarzbauer – Canyon CLLCTV – Alemanha +4s

4- Vlad Dascalu – Trek Factory Racing XC – Romênia +6s

5- Charlie Aldridge – Cannondale Factory Racing – Grã Bretanha +10s

32- Henrique Avancini  – Caloi-Henrique Avancini Racing – Brasil +1m01

33- José Gabriel Marques – Brasil +1m06

36- Ulan Galinski – Caloi-Henrique Avancini Racing – Brasil +1m23s

quinta-feira 28/09

Sub23 Feminina – 35 competidoras de 13 países – circuito  1.1 km + 4 voltas  x 1.4 km = 6.70 km

1- Ronja Blöchlinger – Liv Factory Racing – Suíça – 20m43s – vel. média: 19.401 km/h

2- Samara Maxwell – Nova Zelândia +6s

3- Noële Buri – Bixs Performance Race Team – Suíça +11s

4- Noemie Garnier – Scott Creuse Oxygene Gueret – França +38s

5- Madigan Munro – Trek Factory Racing XC – Estados Unidos +40s

29- Giuliana Morgen –Sense Factory Racing – Brasil   -1 volta

Sub23 Masculina – 40 competidores de 18 países – circuito de 1.1 km + 5 voltas  x 1.4 km = 8.10 km

1- Riley Amos – Trek Factory Racing XC – Estados Unidos – 21m32s – vel. média: 22.560 km/h

2- Carter Woods – Giant Factory Off-Road Team XC – Canadá +5s

3- Luca Martin – Orbea Factory Team – França +25s

4- Dario Lillo – Scott Davos MTB Project – Suíça +41s

5- Brayden Johnson –Estados Unidos +44s

6- Alex Malacarne – Trinity Racing MTB – Brasil +46s

7- Gustavo Xavier – Brasil +49s

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.