GRX: SHIMANO LEVA O SEU GRUPO DE GRAVEL A 12 VELOCIDADES

O grupo GRX, especifico para o Gravel ou uso fora de estrada foi lançado em 2019 pela Shimano – e agora ganha atualizações, a principal as 12 velocidades em três versões, todas mecânicas, aperfeiçoando  as combinações da transmissão, melhorando a ergonomia , além da nova versão de rodas mais leves

GRX, agora com 12 velocidades, oferece maior amplitude de marchas

O grupo GRX, específico para a prática do gravel, o ciclismo on-off-road – para muitos a essência da curtição sobre uma bicicleta, está passando por uma importante atualização com a introdução das 12 velocidades, dando ao ciclista uma maior possibilidade de encontrar a relação adequada oferecendo maior amplitude com mudanças de marchas mecânica, além de melhorias na ergonomia.

São três as configurações de montagem possível – duas 1×12 e uma 2×12, além de uma versão apontada pelo fabricante como mais acessível, que além de atender o consumidor que busca uma montagem mais adequada ao seu orçamento, também atende aos fabricantes, com seus modelos de entrada para a modalidade que fazem o maior volume de vendas.

A primeira opção do atualizado grupo GRX é a versão apelidada de Imbatível, com configuração RX820 1×12 com um cassete 10-45 emparelhada com uma coroa de 40 ou 42 dentes sob ação do câmbio RD-RX822-GS sistema integrado de estabilização de corrente  Shadow RD – proporcionando mudanças mais silenciosas e gerenciamento da corrente mais seguro em terrenos acidentados. Esta opção visa atender o ciclista mais competitivo, que sempre busca algo a mais em seu desempenho.

A versão apresentada como a ‘Imparável’ utiliza o câmbio RD-RX822-GSG, com hastes mais longas com estabilizador de corrente SHADOW RD+ integrado que é otimizado para uso com o cassete 10-51T.

A novidade nesta geração do GRX – tanto para o câmbio GS como para o SGS  é a possibilidade  de substituir a haste (cage)  do câmbio, vendida como peça de reposição, isto para quem busca mudar de configuração de engrenagem, sem a necessidade de comprar um câmbio novo.

Do mountain bike, a Shimano traz sua tecnologia de cubos Micro Spline para o gravel com especificações GRX mecânicas de 1×12. Este design de cubo de roda livre, construído em liga de alumínio integra-se perfeitamente com os pinhões de entrada de 10 dentes dos novos cassetes de 12 velocidades, apresentando estrias menores e mais espaçadas que limitam os danos às engrenagens ao longo do tempo.

Para ciclistas que buscam o melhor dos dois mundos, o novo sistema de marchas do RX820 2×12 , em tradução livre foi batizado de Sempre Pronto , utiliza coroas dianteiras otimizadas para gravel 48/31D para serem utilizadas com cassetes 11-34D ou 11-36D. Esta configuração entrega alcances amplos para girar com cadência confortável cruzando planícies, rodando por  estradas de terra onduladas, ou enfrentando uma subida mais dura.

Esta opção entrega mudanças mecânicas precisas, seja no câmbio dianteiro ou traseiro, e apresentam o SHADOW RD+ com estabilizador de correntes para segurança maior do sistema de transmissão e terrenos acidentados. Ele mantém passos de marcha mais próximos, ideal para mudanças súbitas de cadência durante competições e pedais em grupo no fim de semana. A especificação de 2×12 interage perfeitamente com a maioria das rodas de 700c existentes, graças ao uso do corpo de roda livre HG, testado e comprovado.

Ergonomia e freios atualizados – A distinção ergonômica do GRX continua com suas alavancas de mudança/freio redesenhadas e mesmo com a chegada de mais um passo para a integrar mais uma velocidade, a alavanca não ganhou volume adicional.

Desenvolvidas para proporcionar conforto durante o dia todo quando utilizando guidão de ciclismo com a curvatura aberta (flaire) – um elemento que ganhou preferência no gravel. Ao reduzir os pontos de pressão aumentando  a área de superfície, as mãos ficarão menos cansadas resultando em maior  controle.


As novas alavancas de mudança/freio GRX oferecem trocas  leves e responsivas de 12 velocidades Enquanto o manete esquerdo do grupo 2×12 GRX, oferece incomparável suavidade das mudanças dianteiras da Shimano, os novos grupos 1×12 transferem funções para o manete esquerdo introduzido pela primeira vez com o GRX original: um modelo apenas com manete de freio e uma opção específica para canote retrátil, que integra perfeitamente frenagem e acionamento  canote telescópico.

Para o consumidor mais preocupado com o orçamento e para permitir uma faixa de preço mais ampla em bicicletas completas de gravel, a Shimano também atualizou seus pedivelas e alavancas de câmbio da série 600 para configurações 1×12 e 2 x12 que utilizam a tecnologia em cascata da linha de componentes GRX, original da série 800.


As principais características incluem capa do comando  STI texturizadas e revestimento anti-derrapante da alavanca de freio que reforça o controle em terrenos acidentados. As novas pedivelas oferecem opções de engrenagens que atendem especificamente às demandas de pedaladas em gravel. O pedivela RX610 2×12 possui coroas 46/30 e está disponível em comprimentos 165mm, 170mm, 172,5mm e 175mm. O pedivela RX160 1×12 tem as mesmas 4 opções de comprimento de pedivela e está disponível em aço com 3uma nova opção de coroa de 38 dentes ou versão de  40 dentes  para combinar com o cassete 10-45D ou 10-51D.  

SHIMANO RX880 Rodas de Gravel em carbono – No pacote de atualizações  junto com os componentes mecânicos GRX, a Shimano também está introduzindo a nova roda RX88 que segundo o fabricante o par é 64 gramas mais leve, do que a antecessorae com perfil do aro de  32mm para aceleração e subida mais rápidas. As rodas RX880 estão preparadas para montagem de pneus sem câmara (tubeless ready) e largura  interna do aro de  25mm, adequada para pneus de 32mm a 50mm de largura.

Rodas com 24 raios e aro de carbono ficaram mais leves que a versão anterior

A compatibilidade e sua facilidade de uso são aprimoradas por meio de um design de cubo direct engagement  renovado, emprestado das rodas Dura-Ace, que converte facilmente entre corpos de cubo de roda livre de 12 velocidades MICRO SPLINE e HGL2. Utilizando tanto na roda dianteira , quanto na traseira 24 raios J-bend que maximizam a força e confiabilidade.

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