No duro circuito de Pal Arinsal, em Andorra, onde a altitude e a variedade de solos desafiam os competidores, a suíça Alessandra Keller e o alemão Luca Schwarzbauer fizeram mais uma demonstração de força e desde a largada até os metros finais mostraram sua superioridade
Dominando praticamente de ponta a ponta, a suíça Alessandra Keller conquistou a vitória na 5ª etapa da Copa do Mundo de circuito curto – short track – disputada em Pal Arinsal – novo nome para a tradicional prova de Vallnord, em Andorra.
Na largada a francesa Loana Lecomte buscou assumir o comando da prova e o forte ritmo serviu para esticar o pelotão e formar um grupo onde estavam Alessandra Keller, Evie Richards, Martina Berta, Jenny Rissveds , Linda Indergand, Puck Pieterse e um pouco mais distante a campeã mundial da modalidade Pauline Ferrand-Prévot que não fez uma boa largada mas mantinha-se bem posicionada, marcando as ponteiras.
Keller desde a largada buscou a ponta e se esforçou em impor o ritmo ou neutralizar ataques e na metade da prova, assumiu o comando, acelerando e forçando constantemente. As ações da suíça e as durezas do circuito – de altitude a 1900 metros – e as muitas variações de terreno em apenas 1000 metros pouco a pouco se fizeram sentir, com o grupo rompendo-se pouco a pouco.
Na penúltima volta mais um ataque de Keller, e desta vez só a britânica Evie Richards conseguiu sustentar-se na roda da suíça, Puck Pieterse e Martina Berta estavam a mais de 10 segundos, assim estava definida a decisão: onde quem estivesse mais forte levaria a vitória.
Na última e dura subida do circuito, Keller força mais uma vez o ritmo e abre uma pequena vantagem, sobre Richards e consegue se manter assim até a chegada e que com esse resultado assumiu a liderança da classificação do XCC com 890 pontos, à frente da francesa Ferrand-Prévot que terminou na 6ª colocação e tem 850 pontos; Puck Pieterse que foi 3ª na etapa vem a seguir com 830 pontos.
Raiza Goulão na lista de inscritos para a prova, acabou não largando.
Sem a presença do recém consagrado campeão mundial de XCC – Sam Gaze, que estará em Andorra no domingo, porém de dentro do pelotão de ciclistas da Vuelta a España, as atrações estavam voltadas para o campeão mundial de XCO, o britânico Tom Pidcock e para o líder da classificação, o alemão Schwarzbauer.
Como vem fazendo ao longo da temporada nos circuitos curtos, Schwarzbauer largou com muita vitalidade e determinou o ritmo da prova – a forte acelerada e a dura subida, provocaram a primeira divisão dos grupos, mas o ataque de Mathias Flückiger na segunda volta fez a seleção final formando um grupo onde estavam além de Schwarzbaue, Jordan Sarrou, Mathias Fluckiger , Nino Schurter, Joshua Dubau, Alan Haterly e o campeão pan-americano Gerardo Ulloa.
O suíço Flückiger que nesta temporada da Copa do Mundo de XCC tem como melhor resultado um 4º lugar na etapa de abertura em Nove Mesto, insistiu nos ataques tentando a vitória, mas o esforço não funcionou, na ponta o comando era de Schwarzbauer.
Na última volta mais um ataque do alemão, Sarrou tentou acompanhar mas não conseguiu, Schurter também, mas Schwarzbauer estava imparável e arrancou para a vitória, deixando para trás o suíço que ficou com a segunda posição, Sarrou e Hatherly chegaram disputando o terceiro lugar com o francês levando a melhor.
O campeão mundial de XCO, Tom Pidcock que venceu a primeira etapa da temporada de XCC em Nove Mesto, não esteve em um grande dia, largou mal, ficou nas últimas posições e só se recuperou a partir da metade da prova quando iniciou a escalada até a 17ª posição.
Terceira vitória no XCC de Schwarzbauer, a segunda consecutiva e se firma como líder com 1110 pontos, com uma boa vantagem sobre os franceses Sarrou com 840 e Joshua Dubau com 608.
Sem Avancini que aparecia na primeira lista da competição, divulgada no mesmo dia que ele noticiou a sua aposentadoria, o Brasil teve como representantes a Ulan Galinski que terminou na 34ª posição e a José Gabriel Marques a 1 volta.
Copa do Mundo de Mountain Bike XCC – SHORT TRACK -5ª ETAPA– PAL ARINSAL|ANDORRA
Elite feminina – 40 competidores de 19 países – circuito de 1.1 km x 8 voltas = 8.9 km
1- Alessandra Keller – Thömus Axon – Suíça – 20m36s – vel. média: 25.614 km/h
2- Evie Richards – Trek Ractory Racing XC – Grã Bretanha +6s
3- Puck Pieterse – Alpecin-Deceuninck – Países Baixos +17s
4- Martina Berta – Santra Cruz Rockshox Pro Team – Itália +24s
5- Anne Terpstra – Ghost Factory Racing – Países Baixos +33s
Elite masculina – 40 competidores de 20 países – circuito de 1.1 km x 9 voltas = 9.9 km
1- Luca Schwarzbauer – Canyon CLLCTV – Alemanha – 20m13s – vel. média: 29.375 km/h
2- Nino Schurter – Scott Sram MTB Racing Team – Suíça +1s
3- Jordan Sarrou – Team BMC – França +2s
4- Alan Hatherly – Cannondale Factory Racing – África do Sul +2s
5- Mathias Flückiger – Thömus Maxon – Suíça +7s
34 – Ulan Galinski – Caloi-Henrique Avancini Racing – Brasil +1m05s
39- José Gabriel Marques – Brasil -1 volta