Rockshox apresenta sua atualização para um dos modelos de garfos de suspensão mais icônicos utilizados no downhill – o Boxxer, que agora traz mola pneumática DebonAir+ , cartucho Charger 3 RC2, elastômeros ButterCups em uma nova construção de hastes de 38mm com a proposta de oferecer a melhor pilotagem em terrenos agressivos com conforto e segurança
Desde as pistas de downhill da Copa do Mundo de MTB até as trilhas de teste secretas, a nova BoXXer se baseia em um legado de velocidade, remontando aos dias de lendas do mountain bike como Nicolas Vouilloz e Steve Peat. Atuais pilotos da elite do downhill como Vali Höll e Loris Vergier, ajudaram no desenvolvimento da nova versão BoXXer e neste ano já disputaram etapas da Copa do Mundo utilizando essa versão , um garfo de suspensão totalmente redesenhado para buscar vitórias ou simplesmente para perseguir seus amigos escada abaixo.
O desenvolvimento da atualização levou dois anos, tendo como principal objetivo o equilíbrio crítico entre rigidez de flexão e torçãoresultando em novas canelas BoXXer de 38 mm que apesar de maiores tiveram uma redução de peso em relação ao modelo anterior. A mudança garante maior durabilidade e ao mesmo possibilitou um peso reduzido. Isso garante uma maneabilidade e controle ideais, permitindo que os ciclistas enfrentem as descidas de montanha mais exigentes com confiança.
Os tubos superiores da Boxxer de 38mm harmonizam com os inferiores para fornecer características ideais de pedalada. Através de extensos testes e pilotagem, foi ajustada a espessura das paredes dos tubos superiores e a arquitetura das bengalas inferiores para obter rigidez necessária para aceitar os comandos da pilotagem, sem machucar as mãos ou levar o piloto ao esgotamento.
A coroa (crown) agora é usinada e anodizada que além de melhorar o visual do conjunto oferece maior durabilidade, além disso traz gravadas linhas de ajuste que funcionam como um guia visual para simplificar a configuração, sem necessidade de régua.
O novo cartucho de amortecimento – Charger 3 RC2 apresentado nos modelos Pike, Lyric e ZEB em 2023 – ganhou um curso maior, sendo projetado com precisão para oferecer amortecimento preciso e maior sensibilidade da suspensão. O resultado é uma tração excepcional na leitura do terreno, maior capacidade de resposta e um desempenho geral aprimorado graças ao ajustes de baixa e alta compressão independentes.
Um dos recursos mais destacados do Rockshox BoXXer 2024 é a revolucionária tecnologia de mola de ar conhecida como DebonAir+. Esse sistema de mola de ar leva o conforto e a adaptabilidade do ciclista a novas alturas, oferecendo uma sensação suave e consistente durante toda a trajetória de suspensão. A nova versão do garfo de suspensão BoXXer se adapta facilmente a terrenos variados, proporcionando aos ciclistas a confiança necessária para ultrapassar seus limites e superar qualquer obstáculo que surja em seu caminho.
A integração de um mecanismo de fluxo de óleo para as buchas garante a lubrificação contínua, mesmo em condições extremas, como forças G máximas e trilhas mais radicais. Esse recurso garante um desempenho ideal, minimiza o atrito e maximiza a vida útil da suspensão, reforçando o compromisso da Rockshox em fornecer aos ciclistas um produto confiável e de alto desempenho.
Os ButterCups que estavam disponíveis nos modelos Pike, Lyric e ZEB desde 2023 agora também equipam a Boxxer; esses pequenos elastômeros dourados montados na extremidade do amortecedor e dos eixos da mola de ar vão encaixadas na parte inferior do garfo, trabalham amortecendo as vibrações de alta frequência antes que cheguem às suas mãos e braços, reduzindo o estresse nos braços.
O garfo de suspensão Boxxer será comercializado em duas versões: A Boxxer Ultimate – FS-BXR-ULT-D1 – destinada ao mercado ‘after market’ – ou seja para atualização ou troca da suspensão da bicicleta – disponível na cor ‘Electric Red’ – vermelho elétrico e com novo grafismo e a Boxxer – FS-BXR-BSE-D1 – destinada ao mercado de montagem e fabricantes – conhecido na indústria por OEM ‘Original Equipment Manufacturer’.
Os dois modelos trazem a tecnologia de mola DebonAir+ e tem curso 180mm, 190mm, 200mm porém a diferença entre eles está na parte interna, a Boxxer Ultimate vem equipada com o cartucho Charger 3 RC2 com elastômetros ButterCups pesando 2840g (curso 200mm, offset 48mm) e o modelo para as fabricantes e montadoras – o Boxxer vem com o cartucho 3RC simples e é um pouco mais pesada 2680g (curso 200mm, offset 48mm), mas para este modelo a fabrica oferece um kit de que possibilita o uso do cartucho .
O Rockshox BoXXer 2024 está pronto para revolucionar a cena do downhill e reafirmar a posição da Rockshox como líder do mercado. Com seu desempenho excepcional, durabilidade incomparável e um legado de vitórias em campeonatos, o Rockshox BoXXer 2024 está destinado a se tornar o sistema de suspensão de referência para ciclistas de downhill em todo o mundo.
A nova suspensão BoXXer 2024 deve cehgar ao mercado brasileiro em setembro de 2023 com valores estimados, segundo a Proparts – distribuidora da Rock Shox no país, a partir de R$ 10 mil.