Na 69ª edição da prova em homenagem ao vencedor da Milano-San Remo de 1914 Ugo Agostoni, o veterano Davide Rebellin se impôs diante de Vincenzo Nibali e Niccolò Bonifazio. O brasileiro Rafael Andriato esteve na fuga do dia que durou 120 km e foi neutralizada pela Astana.
A Coppa Agostoni ou Giro delle Brianze é primeira das três provas que fazem parte do Trittico della Lombardia (Tre Valli Varesine e Coppa Bernocchi) é uma semiclássica muito dura, disputada em 198 km subindo o Ello, Colle Brianza, Giovenzana e Lissolo com uma altimetria acumulada de quase 3 mil metros.
O brasileiro Rafael Andriato/Southeast esteve na fuga composta por mais 7 ciclistas (Giacomo Tomio/Roth Skoda, Davide Ballerini/Unieuro Wilier Trevigiani, Stefan Schumacher/CCC, Miguel Benito/Caja-Rural, Lukas Postlberger /Bora-Argon 18 e Gianfranco Zilioli/Androni-Giocatoli) que chegou a rodar com uma vantagem de 4 minutos até ser neutralizada pouco depois da subida a Giovenzana.
No inicio da subida ao Lissolo Rebellin se lançou ao ataque junto com a dupla da Astana Nibali/Michele Scarponi, e ainda Enrico Gasparotto/Wanty-GroupeGobert que tentou, sem sucesso acompanhar à força da ação. O trio chegou a colocar 1 minuto de vantagem sobre um pelotão que tinha na frente todos os velocistas.
Faltando 3 km para a chegada e com um pelotão cada vez mais próximo e com ares de colocar em risco a fuga, Nibali tentou surpreender a Rebellin, porém os anos de estrada falaram mais alto e a decisão ficou para o sprint, aonde Rebellin levou a melhor. Na disputa pelo terceiro lugar Niccolò Bonifazio/Lampre Merida bateu o pelotão que vinha à caça da dupla de ponteiros.
Aos 44 anos de idade, Rebellin comentou a sua vitória: “Nunca havia vencido o Agostoni, mas nunca é tarde para ganhar. Ainda falta a Bernocchi (ndr: que será disputada na 5ª feira 17/09), mas quero aproveitar a vitória de hoje para depois pensar no programa de italiano que nos aguarda (ndr.: o calendário italiano tem ainda a Ter Valle Varesini, Milano Torino, Gran Piemonte e Il Lombardia) ” .
69ª Coppa Agostoni-Giro delle Brianze
198 km – velocidade média: 39,019 km/h
1- Davide Rebellin/Itália – CCC Sprandi Polkowice – 5h04m28
2- Vincenzo Nibali/Itália – Astana m.t.
3- Niccolò Bonifazio/Itália – Lampre Merida m.t.