3T RACEMAX BOOST ITALIA INTEGRALE: GRAVEL, AERO E ELÉTRICA

A Racemax Boost Italia Integrale é a nova e-bike para gravel da 3T equipada com o motor Mahle X20 que oferece potência de assistência de forma suave, e como o nome diz: com todos os cabos inegrados, quadro construído com tecnologia propria totalmente na Itália e com peso da bicicleta completa com menos de 11 kg e uma autonomia que supera os 100 km e 1500 m de elevação com assistência em percursos acidentados de gravel ou por estradas pavimentadas

Racemax Boost Italia Integrale – Project X – é bike de desenho limpo e leve com destaque para a fibra de carbono – foto: 3T.bike

A eletrificação cada vez mais presente nas bicicletas está levando todas as marcas a uma corrida em busca de oferecer uma biciclea mais leve e sempre com maior autonomia.

A italiana 3T – acrônimo para Tecno Tubo Torino – acaba de lançar seu novo modelo de gravel a Racemax Boost Italia Integrale, mais leve que sua antecessora a 3T Exploro RaceMax Boost (versão elétrica da Exploro RaceMax) e como a versão a pedal  Racemax Italia Integrale (a sua bicicleta de gravel – tradicional, pedal – de quadro aerodinâmico voltada para a competição) com  quadro totalmente produzido em sua fábrica em Bergamo, na Itália, equipada com o sistema a pedalada assistida Mahle X-20  – pouco conhecido no Brasil –  e resultando em uma bicicleta completa, a pedalada assistida com  11kg , com baterias embutidas no quadro e com uma autonomia impressionante na versão superleve chamada ‘Project X‘ (tamanho 54 sem pedais).

Uma e-bike com menos de 11 kg e alcance impressionante na versão superleve Projeto Xfoto: 3T.bike

Seguindo uma tendência de muitas marcas europeias de levar a sua produção de volta pra casa – um movimento conhecido por reshoring – a 3T levou 100% da produção de sua linha dos quadros Racemax Italia para a sua sede onde produz inclusive os fios de carbono usando tecnologia patenteada de enrolamento de filamentos + tecnologia RTM (Resin Transfer Molding – Moldagem de transferência de resina).

A produção ‘em casa’ permitiu que os engenheiros da 3T trabalhassem ativamente na otimização e ajustes nas características de pilotagem desta nova e-bike.

Racemax Boost Italia Ardesiafoto: 3T.bike

Duas versões: Ardesia e Project X

As versões Racemax Boost Italia Ardesia (e se ao ler você pensou na ardósia – a pedra, acertou) e a Project X em carbono ‘nu’ aparente elegantemente pintadas são oferecidas em quatro tamanhos de 51 a 58 e vêm montadas com componentes SRAM Rival XPLR e Red, respectivamente. Ambas as versões trazem os aros em carbono 3T “super-wide” 45 | 40 LTD, em busca de reduzir ainda mais o peso final, a Project X vem equipada com a pedivela 3T Torno, também fabricada na Itália.

Project X em carbono ‘nu’ resulta em menos peso – foto: 3T.bike

E-Bike superleve, mas com geometria de uma gravel rápida e responsiva

Ao produzir a Racemax Boost Italia em Bergamo, a 3T não  só é capaz de produzir um quadro para uma e-bike  pesando 1000g (sem pintura, +/- 3%), mas também é capaz de otimizar os quadros com a mesma geometria e características de condução que o Racemax Exploro tradicional usadas pelos ciclistas profissionais das equipes de gravel Reverb e Velocio//Exploro que concordam que o peso leve não apenas torna a bicicleta mais rápida e manobrável, mas também visivelmente mais rápida e estável em terrenos acidentados.

 Perfil aerodinâmico do tubo inferior tem 75 mm de largura para proteger totalmente a caramanhola

Levar a produção para a Itália permitiu à 3T projetar o quadro Racemax Boost Italia com um movimento central que é 9% mais rígido em relação ao quadro RaceMax produzido na Ásia e, notavelmente, um tubo de caixa de direção com uma relação rigidez-conformidade projetada de 20% mais rápida do que os modelos anteriores em superfícies normalmente encontradas em ambientes de cascalho e off-road.

Mahle X-20 – Potência no momento certo

Além das vantagens óbvias de um quadro leve, o motor Mahle X-20 – que vem montado na roda traseira e isso diz muito quanto à possibilidade de construção do quadro e ao peso final da bicicleta –  fornece 55Nm de potência, mas apenas quando o ciclista precisa, graças à informação fornecida pelo sensor de torque e cadência localizado no eixo do movimento central e à possibilidade de personalizar o perfil de potência dependendo das necessidades do ciclista.

O acionamento do sistema é feito por um botão instalado no tubo superior e oferece conectividade BT e ANT + (pronto para Garmin), 3 “modos de energia padrão” específicos Ultra Boost e Ultra Boost Urban e um modo  , totalmente personalizável por meio do aplicativo MySmartBike.

Motor do sistema Mahle X-20 vem montado no cubo traseiro – foto: foto: 3T.bike

 A bateria de 236 Wh permite que um ciclista médio (com peso abaixo de 75 kg) ultrapasse facilmente a autonomia de 100 km com 1500 m de elevação com assistencia em um percurso acidentado, rápido de cascalho ou pavimentado, considerando o limite de velocidade de 25 km/h adotado nos paises da União Europeia.

Para quem deseja ampliar ainda mais a autonomia, existe um extensor de bateria opcional para o sistema Mahle X-20 o que pode aumentar a autonomia em até 70%. Este extensor opcional é montado abaixo do tubo inferior, onde está localizada a porta de carregamento, sem roubar espaço dando a possibilidade do ciclista ainda montar dois porta-caramanholas no triângulo principal. Quando combinado com um espaço livre (clearence) de até 42 mm WAM (largura máxima real da banda de rodagem) em rodas 700c e três suportes de caramanholas, está se pensando no conforto, diversão e desempenho durante todo o dia, fazem a diferença desta máquina italiana pensada e desenvolvida para o gravel.

Bateria extra vai acoplada em um suporte na parte de baixo do tubo, deixando espaço para montar dois suportes de caramanhola – foto: 3T.bike

Linhas limpas, aerodinâmicas e ajustes fáceis

A Racemax Boost Italia vem equipada com o novo avanço de guidão da 3T, o More Integrale, com cabos totalmente integrados e linhas limpas em um pacote altamente ajustável, permitindo mudanças fáceis na altura e comprimento do avanço sem a necessidade de cortar e substituir os cabos do freio. Apesar do nome Integrale – avanço e guidão são independentes daí a facilidade de regulagens.

Avanço de guidão More Integrale e guidão Aeroghiaia LTD da 3T e botão com led no tubo superior para controle da assistência – foto: 3T.Bike

Segundo a 3T, a nova Racemax Boost Italia é o ponto alto de anos de tradição e da mais recente engenharia para proporcionar uma experiência de pedalada assistida. Leve, natural, aerodinâmico e elegante

O Racemax Boost Italia está disponível em quantidades limitadas, a partir de novembro, na plataforma de e-commerce 3t.bike e nos revendedores 3T, não há previsão de comercialização para o mercado brasileiro.

Pedivela 3T Torno, mais leve, é exclusiva da Project X – foto: 3T.bike

Os dois modelos além do motor Mahle X20 e das baterias Mahle iX250 (236Wh), compartilham o garfo 3T Fango RaceMax Integrale com coroa compacta; caixa de direção 3T MinMax Integrale

Ardesia vem montada com SRAM Rival XPLR 1×12, aros “super-wide” de carbono 3T 45 | 40 LTD ao preço de  7.130 € IVA excluido na Europa e Asia, e 9.899 US$ com impostos incluidos na América do Norte.

 “Project X” Superleve equipada com SRAM Red AXS 1×12, aros “super wide” de carbono 3T 45 | 40 LTD, pedivela 3T Torno e selim de carbono impresso en 3D da San Marco com preço de 10.409 € IVA excluido na Europa e Asia e US$14.399 com impostos incluidos na América do Norte.

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